Piodermite em Cães - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Piodermite em Cães

Pioderma é uma condição de pele com coceira e desconforto , mas geralmente parece mais grave do que é. Cães com condições subjacentes que afetam sua pele, sistema endócrino ou sistema imunológico são mais vulneráveis ​​a esse tipo de infecção que surge de bactérias que ocorrem naturalmente e causa pústulas vermelhas e lesões com crostas . 

Alguns casos leves serão resolvidos por conta própria em algumas semanas; outros podem requerer antibioticoterapia tópica ou oral para cicatrizar.

Como a piodermite pode ocorrer como resultado de uma condição subjacente que compromete a imunidade do filhote , recomenda-se uma avaliação veterinária . Pioderma é semelhante ao impetigo, uma infecção da pele humana, e pode ser causada por bactérias semelhantes.

O que é Pioderma?

Pioderma é uma infecção bacteriana generalizada da pele que cria inchaços cheios de pus que se transformam em lesões crostosas em áreas de pelos esparsos ou dobras cutâneas. Muitas vezes indica uma condição de saúde subjacente.

Sintomas de pioderma em cães

Os sinais de pioderma são mais evidentes no queixo e no abdômen, onde o pelo do cão é escasso. Procurar:

Sintomas

  • Pústulas (pequenas protuberâncias cheias de pus)
  • Pápulas (pequenas protuberâncias elevadas)
  • Colaretes epidérmicos (lesões circulares com crostas nas bordas)
  • Pele descamada

As pústulas e pápulas características irão estourar – devido a arranhões ou como um curso natural da infecção – causando lesões circulares que se tornam crostosas. Como as lesões de pioderma podem coçar, um cão pode coçar as áreas afetadas da pele , causando potencialmente mais vermelhidão, sangramento e danos à pele. 1 Se a piodermite de um cão for grave, o desconforto pode deixá-lo deprimido, letárgico e desinteressado pela comida.

O que causa pioderma em cães?

A causa específica da piodermite não é totalmente compreendida porque apenas alguns indivíduos desenvolvem esse problema a partir de bactérias que estão naturalmente presentes na pele de todos os cães. Se um cão tem um sistema imunológico comprometido, um distúrbio endócrino ou danos na pele que permitem a infiltração bacteriana, ele é mais vulnerável ao pioderma. Outros fatores que podem aumentar o risco de um cão incluem:

  • Condições de vida anti-higiênicas (superlotação, falta de saneamento)
  • Infestação de pulgas pesadas ou sarna
  • Alergia alimentar
  • Doença da tireoide ou outros desequilíbrios hormonais

Algumas raças parecem estar predispostas a certos tipos de pioderma, incluindo Staffordshire bull terriers , bulldogs, boxers , pequineses, pugs e shar-peis . 1

Como os veterinários diagnosticam o pioderma em cães?

Seu veterinário realizará um exame físico e testes de citologia da pele para determinar a presença de infestações bacterianas, fúngicas ou de ácaros. Isso ajudará a identificar o pioderma e confirmar ou descartar outras causas de inflamação da pele.

Uma vez diagnosticado o pioderma, testes adicionais devem ser realizados para determinar se existe uma condição subjacente que facilitou a infecção da pele.

Como Tratar Pioderma

Pioderma é geralmente fácil de tratar. Alguns casos podem até se resolver sozinhos sem tratamento ou apenas com um xampu medicinal. Se a piodermite de um cão parecer resistente à cura, um curso de antibióticos tópicos ou orais pode ajudar. Manter a pele limpa e seca também acelera a cicatrização.

Prognóstico para cães com pioderma

Pioderma geralmente não é fatal e geralmente permanece localizado, raramente se espalhando ou levando a infecções cutâneas mais profundas. Um cão pode ter surtos de forma intermitente, mas abordar qualquer problema alérgico, imunológico ou endócrino subjacente pode ajudar a minimizar a frequência e a gravidade dos problemas.

A pioderma não é uma condição diretamente contagiosa, como o impetigo nas pessoas . As bactérias envolvidas geralmente não causam problemas quando pessoas ou outros animais com pele e sistema imunológico saudáveis ​​são expostos a elas. Praticar uma boa higiene depois de tocar em um cão com pioderma ainda é mais seguro para limitar a propagação dessas bactérias.

Como Prevenir Pioderma

Como a causa específica da piodermite não é totalmente compreendida, a prevenção não é 100% possível. Manter a pelagem do seu cão limpa e saudável e buscar cuidados veterinários regulares para controlar quaisquer condições subjacentes são boas medidas de proteção.

Referencia:

Gostou do Post? Confira também:

Cientistas comprovam que os shih tzu entendem cada palavra que dizemos

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato