O shih tzu pode comer mel? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

O shih tzu pode comer mel?

O mel é uma iguaria que muitas pessoas adoram comer, e é um símbolo de doçura, então shih tzu pode comer mel? Os shih tzu são animais onívoros que tendem a comer carne, que é a maior diferença entre eles e os gatos . 

Quando se trata de animais que amam mel, muitas pessoas pensam em ursos. Os ursos também são animais onívoros e gostam de comer mel porque o mel tem muitas calorias e pode armazenar muita gordura para os ursos, permitindo que eles hibernem no inverno.

O mel – “o néctar dos Deuses” – oferece muitos benefícios para a saúde de humanos e cães. Existe desde 5500 aC e foi o adoçante mais comum usado por muitos séculos. Na verdade, os arqueólogos descobriram mel ao lado de restos mumificados do antigo Egito – e ainda estava intacto!

Hoje, o mel ainda é mais comumente usado como adoçante. É fácil ignorar seus benefícios medicinais. Ele contém muitos nutrientes, como vitaminas A, B, C, D, E e K, juntamente com minerais como zinco, ferro, cálcio, potássio, magnésio, manganês e cobre. Em sua forma bruta, possui propriedades antifúngicas, antibacterianas e antimicrobianas, juntamente com alguns poderosos antioxidantes. Todos estes fornecem muitos benefícios para a saúde que seu cão pode desfrutar.

Vamos mergulhar no mel e em seus muitos benefícios para a saúde do seu shih tzu.

O que é mel?

Sabemos que o mel vem de abelhinhas industriosas, mas fora isso, muitos de nós sabemos pouco sobre ele. Claro, sabemos que as abelhas coletam o doce néctar das flores e fazem mel em suas colméias, mas há fatos mais fascinantes sobre a fabricação do mel.

O objetivo do mel é alimentar as abelhas quando as plantas com flores não estão disponíveis. É por isso que o mel precisa ser adequado para armazenamento a longo prazo.

As abelhas voam e procuram fontes de néctar. Usando a língua, eles coletam o líquido açucarado das plantas com flores e o depositam em seus segundos estômagos, chamados de “colheitas”. O néctar se espalha em suas colheitas, misturando-se com enzimas que o tornam mais adequado para armazenamento a longo prazo. Então, as abelhas carregam esse néctar de volta para suas colméias. 

Uma vez em suas colméias, as abelhas transferem seu néctar pela boca para as abelhas operárias, que então o depositam no favo de mel. As abelhas operárias espalham o néctar para evaporar qualquer água ou umidade, criando a substância espessa e xaroposa que chamamos de mel. Em seguida, eles selam as células do pente com uma substância de cera para armazenamento.

Todo o processo é incrível, e o resultado é algo incrível, por vários motivos. Vamos analisar esses motivos e aprender mais sobre como o mel pode melhorar a saúde do seu shih tzu.

Benefícios de saúde do mel para o shih tzu

O mel é muito açucarado e tem alto índice glicêmico, então os nutrientes que ele fornece estão na forma de microdoses. No entanto, esses nutrientes estão lá. (E você sabia que o mel nunca estraga se armazenado corretamente?)

Quando falamos sobre os benefícios do mel para a saúde, estamos falando de mel cru e não pasteurizado. O mel aquecido ou processado pode conter ingredientes adicionais, como xarope de milho com alto teor de frutose, que diluem seu valor medicinal.

Antioxidantes: As vitaminas A, C e E – juntamente com o ácido fenólico e os flavonoides – conferem ao mel suas poderosas propriedades antioxidantes. Eles combatem os radicais livres que causam danos à oxidação celular no corpo do seu shih tzu. Eles também ajudam a reduzir a inflamação e estimular o sistema imunológico do seu cão.

Vitaminas do complexo B: são os blocos de construção de um corpo saudável. Eles suportam os níveis de energia, a função cerebral e o metabolismo do seu shih tzu. 

Vitamina D e Vitamina E: ambas são vitaminas lipossolúveis que auxiliam na saúde óssea, regulam o sistema imunológico do seu cão e fornecem propriedades de coagulação do sangue. 

Minerais lipossolúveis: Minerais como cobre, magnésio, manganês e cobre ajudam na produção de glóbulos vermelhos e colágeno. Eles também promovem o desenvolvimento muscular, a densidade óssea e o crescimento de ligamentos e tendões.

Propriedades antimicrobianas, antifúngicas e antibacterianas: as enzimas encontradas no mel reduzem a inflamação e aliviam úlceras estomacais e dores de garganta. Quando aplicado em uma camada fina na pele, o mel estimula a cicatrização de feridas, pontos quentes, eczema e picadas de insetos. Quando ingerido, ajuda a livrar o sistema gastrointestinal de bactérias ruins que podem causar diarreia.

Propriedades anti-inflamatórias: o mel pode ajudar shih tzu idosos com dores nas articulações, bem como shih tzu com inflamação devido a pontos quentes, feridas ou picadas de insetos.

Alívio da alergia sazonal : O mel contém vestígios de pólen de flores. Este pólen estimula o sistema imunológico do seu shih tzu, ajudando-o a construir anticorpos que podem prevenir respostas autoimunes ao pólen. 

O pólen também contém quercetina, um polifenol rico em anti-histamínicos que aliviam a coceira e os olhos lacrimejantes causados ​​por alergias ambientais. É melhor comprar mel local, pois é mais provável que contenha esse tipo de pólen.

Então o shih tzu pode comer mel?

Sim, os shih tzu podem comer mel, é seguro que os cães comam em pequenas quantidades.

É possível que os shih tzu consumam muito mel. Se o seu cão comeu demais, pode ter níveis elevados de açúcar no sangue, causando sintomas como vômitos, diarreia ou perda de apetite. Se você observar esses sintomas, converse com seu veterinário.

Quanto mel seu shih tzu pode comer com segurança?

O mel contém grandes quantidades de açúcar. Mesmo sendo um açúcar natural, ainda pode causar problemas para shih tzu diabéticos, obesos ou imunodeficientes. Para esses cães, o mel não é seguro para comer. Você deve consultar seu veterinário se estiver pensando em dar um pouco ao seu shi tzu.

Uma colher de chá de mel contém 17 gramas de açúcar e 70 calorias. A maioria dos shih tzu pode tolerar e se beneficiar de 1 colher de chá de mel por dia. Seguem as orientações de acordo com o peso do seu shih tzu:

  • Shi tzu Pequeno (4 kg) ¼ colher de chá por dia
  • Shih tzu Médio (4-9 kg) ½ colher de chá por dia

Formas de oferecer ao seu shih tzu este saboroso superalimento

A maneira mais fácil de oferecer mel ao seu shih tzu é por colher de chá. Basta oferecer-lhes um pouco de mel e deixar o seu shih tzu sorvê-lo da colher.

Ou, se você não gosta da ideia de dedos pegajosos, tente espalhar em frutas frescas ou guloseimas para cães. 

Coloque uma colher de chá de mel cru nos smoothies de frutas e vegetais frescos do seu shih tzu para um lanche saudável e fresco em um dia quente de verão.

Misture mel com manteiga de amendoim, congele a mistura e adicione-a a um brinquedo para adicionar um pouco de nutrição extra ao dia do seu shih tzu. 

Guloseimas caseiras que incluem mel cru em sua lista de ingredientes são abundantes na Internet. O mel cru é uma excelente adição se você estiver tentando adoçar uma guloseima, mas esteja ciente de que aquecer o mel remove seus benefícios medicinais. Tente espalhá-lo do lado de fora de uma guloseima para manter esses benefícios intactos.

Depois de alimentar seu shih tzu com mel, você terá várias maneiras criativas de incorporá-lo à dieta diária . Se você colocar uma colher de chá de mel em sua comida de cachorro, a maioria dos cães vai engolir.

Mel pode causar problemas para o shih tzu

  • Shih tzu que reagem a picadas de abelha também podem reagir ao mel. Se você quiser oferecer mel, comece com uma gota por dia e aumente a partir daí, observando sinais de reações alérgicas.
  • O sistema imunológico dos filhotes ainda está se desenvolvendo. Eles não devem ter mel cru porque pode conter esporos de botulismo. Esses esporos podem causar problemas gastrointestinais ao filhote .
  • Shih tzu diabéticos não devem comer mel. O alto teor de açúcar pode aumentar muito os níveis de açúcar no sangue.
  • Shih tzu com sobrepeso ou obesos não precisam do açúcar extra que o mel contém. Existem muitos outros lanches saudáveis ​​disponíveis. Você pode encontrar algumas ideias para lanches saudáveis ​​aqui.
  • Shih tzu com sistema imunológico comprometido não devem comer mel, pois pode abrigar esporos de botulismo. Shih tzu com doenças autoimunes, câncer, lúpus ou diabetes se enquadram nessa categoria.
  • O mel pode causar cáries devido ao seu alto teor de açúcar. Escovar os dentes do seu shi tzu todas as semanas eliminará esse risco.

Conclusão:

Existem poucos estudos científicos que provam conclusivamente as alegações feitas pelos entusiastas do mel, mas a evidência anedótica é positiva e as pessoas o usam há séculos por seus benefícios medicinais e de saúde.

O mel é um superalimento por causa de seus muitos benefícios para humanos e shih tzu. É doce, cheio de antioxidantes, fornece os benefícios de várias vitaminas e minerais, alivia alergias e irritações de pele e dá ao seu cão um rápido aumento de energia quando ele precisa. 

O mel cru é benéfico para a maioria dos cães adultos, com poucos riscos. Todos os meus cães adoram - eu o incluo em sua dieta. Tente adicionar mel às guloseimas ou comida de cachorro para dar um impulso à sua saúde geral. 

Referencia:

Gostou do Post? Confira também:

Cientistas comprovam que os shih tzu entendem cada palavra que dizemos

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato