Conhecido por ser fofo, charmoso e simplesmente adorável, o Shih Tzu é uma raça de cachorro bastante nova nos EUA. O American Kennel Club (AKC) reconheceu a raça oficialmente apenas em 1969. O Shih Tzu é originário da China e é considerado por algumas pessoas como um cruzamento entre um pequinês e um Lhasa Apso. O nome Shih Tzu vem de uma palavra chinesa que significa "leão".
O Shih Tzu é um cão minúsculo com uma aparência distinta. Eles têm cabelos longos e sedosos, pernas curtas e olhos grandes e cheios de alma. Uma personalidade amigável e afetuosa, juntamente com uma preferência por espaços menores, torna o Shih Tzu uma escolha popular para os amantes de cães.
Se você está pensando em se tornar um cão pai de um Shi Tzu, aqui está o que você precisa saber.
Características do Shih Tzu

Shih Tzus pesam entre 3 a 8 kg e sua altura geralmente varia de 8 a 11 polegadas. A expectativa de vida do Shih Tzu pode variar, mas em média eles vivem de 10 a 18 anos.
Aparência física
O Shih Tzu tem pelos longos e sedosos e sua pelagem dupla pode ser vista em várias cores como dourado, marrom escuro ou claro, branco, cinza, preto e vermelho. Você também pode ver os casacos em combinações de cores como ouro e branco/preto ou ouro e branco.
Como o cabelo do alto da cabeça pode ser comprido, lembre-se de prendê-lo para que não caia no rosto e irrite os olhos. Você pode até abreviar se for mais fácil de gerenciar.
Personalidade do Shih Tzu
O Shih Tzu tem uma natureza amigável, doce e brincalhona. Eles se adaptam bem a humanos e outros animais de estimação em sua casa porque são muito sociais. O temperamento Shih Tzu é apreciado por donos de cães que procuram cães de companhia calorosos e que adoram ficar ao seu lado. Mentalmente, eles podem ser brilhantes, curiosos, alertas e ativos.
Shih Tzus não precisam de muito espaço, o que os torna ideais para donos de animais de estimação com espaços de todos os tamanhos. Certifique-se de que eles tenham espaço suficiente para brincar, para que fiquem felizes.
Cuidando de um Shih Tzu
Como qualquer animal de estimação amado, seu Shih Tzu precisa de cuidados e manutenção regulares para mantê-los saudáveis e felizes. Ajude seu cão a ficar limpo e arrumado e certifique-se de que ele coma todos os tipos de alimentos certos. Além disso, leve seu cão para fazer exercícios regulares para ajudá-lo a ficar em forma e saudável.
Dicas de cuidados
Siga um cronograma regular de higiene para ajudar seu Shih Tzu a ter uma aparência e se manter saudável:
Asseio. Escove o pelo do seu cão diariamente (incluindo o bigode) com uma escova para cães de boa qualidade com pinos flexíveis. Possuem pelagem dupla, por isso a escovação diária é fundamental para manter o pelo livre de emaranhados e com um aspecto bonito.
Tomando banho. Dê banho em seu cão a cada 3 a 4 semanas. Lembre-se de limpar os cantos dos olhos regularmente.
Higiene oral. Escove os dentes do seu Shih Tzu 3 vezes por semana, pois esta raça é propensa a problemas dentários.
Limpeza de ouvido. Limpe seus ouvidos semanalmente.
Corte de unhas. Corte as unhas a cada 3 a 4 semanas. Se você não tem certeza se seu cão está pronto para cortar as unhas, verifique o comprimento das unhas. Se eles tocarem o chão ou emitirem sons ao tocarem o chão, eles estão prontos para uma guarnição.
Alimentando seu cão corretamente
Alimente seu Shih Tzu com refeições nutritivas de alta qualidade. Use comida de cachorro disponível comercialmente ou prepare-a em casa. Verifique novamente com seu veterinário para garantir que você está dando ao seu cão os tipos certos de alimentos e as quantidades certas.
A dieta do seu Shih Tzu deve levar em consideração a idade e quaisquer condições médicas que ele tenha. Existem versões para filhotes, adultos e idosos de comida de cachorro disponíveis. Não dê comida de "pessoas" ao seu cão.
Recomenda-se dar ao seu Shih Tzu duas refeições por dia. Se você der guloseimas ao seu cão como lanche ou para treinamento, lembre-se de incluir a quantidade ao calcular a dose diária de comida. Seu Shih Tzu não deve consumir mais de 10% de sua ingestão diária de guloseimas. Caso contrário, eles podem facilmente acumular peso e se tornar obesos .
Mantenha os horários das refeições consistentes para que seu cão se estabeleça em uma rotina familiar.
Exercício
Seu Shih Tzu não precisa de muito exercício porque eles foram criados para serem cães de interior. Originalmente, eles eram mantidos como animais de estimação reais e passavam a maior parte do tempo dentro de palácios.
Alguns exercícios diários são necessários para a boa forma e para manter um peso corporal saudável. Procure fazer caminhadas curtas e muitas brincadeiras dentro de casa diariamente.
Seu Shih Tzu é sensível ao calor. Certifique-se de que seu cão não fique ao ar livre em temperaturas quentes por muito tempo. Evite exercícios extenuantes que possam aquecer o corpo do seu cão.
Como seu Shih Tzu é um cão inteligente, você deseja mantê-lo envolvido para evitar o tédio. Tente ensinar novos truques ao seu Shih Tzu para que ele também tenha um bom treino mental.
Problemas de saúde a serem observados com o Shih Tzu
Seu Shih Tzu pode desenvolver problemas comuns a outras raças de cães, como infecções bacterianas e virais. Cumprir com as vacinas e garantir que sejam tomadas a tempo pode ajudar a prevenir as infecções mais comuns, como raiva, parvovirose e cinomose.
Mas alguns problemas de saúde do Shih Tzu são exclusivos da raça. Os problemas de saúde podem ser detectados precocemente e tratados de forma eficaz por meio de visitas regulares ao veterinário e exames.
Problemas com os dentes
É mais provável que seu Shih Tzu tenha problemas dentários do que outras raças de cães. Se os dentes não forem cuidados adequadamente, as infecções podem progredir, causando perda de dentes e danos aos órgãos internos.
parasitas
Seu cão pode ser infectado por parasitas como vermes, pulgas ou carrapatos que podem causar problemas de saúde para seu cão.
Obesidade
Seu Shih Tzu pode ter vários problemas de saúde quando está acima do peso, assim como os humanos. Lembre-se de controlar a dieta e limitar as guloseimas.
Shunt portossistêmico (PSS)
Shih Tzus são mais propensos a ter uma condição hepática chamada Shunt portossistêmico (PSS). Na PSS, o sangue não flui normalmente para o fígado como deveria. Se o seu cão tiver PSS, ele não atingirá a altura normal para a idade e poderá ter convulsões. Esta condição é tratável, mas às vezes seu cão pode precisar de cirurgia.
Problemas ósseos e articulares
Seu Shih Tzu pode desenvolver problemas ósseos e articulares. Condições como doença do disco intervertebral (IVDD), luxação patelar e displasia do quadril são comuns. Contacte o seu veterinário imediatamente se notar qualquer anormalidade na forma como o seu cão se move e sinais de dor e desconforto. Se você observar uma paralisia repentina, que é quando seu cão luta para se levantar ou usar as patas traseiras, procure atendimento médico de emergência.
Doença de Cushing
Esta condição é comum em muitos cães, especialmente no Shih Tzu. O corpo produz mais hormônio esteróide do que o necessário. Pode ser fácil perder essa condição porque progride lentamente. Fique atento a sinais como beber e urinar mais e querer comer mais do que o normal. Seu cão também pode não ser tão ativo quanto o normal. Sua pele fica mais fina e eles começam a perder mais pelo do que o normal.
Problemas oculares
Seu Shih Tzu pode desenvolver os seguintes problemas oculares :
Glaucoma. O glaucoma é uma condição perigosa e muito dolorosa que pode levar à cegueira se não for tratada a tempo. No glaucoma, a pressão dentro do olho chamada pressão intraocular ou PIO aumenta.
KCS. Na condição médica apropriadamente chamada de "olho seco", também conhecida como ceratoconjuntivite seca ou KCS, seu cão não produz líquido suficiente para manter os olhos úmidos.
Catarata. A catarata é uma condição médica que pode causar cegueira em cães mais velhos. Quando seu cão tem catarata, suas lentes começam a ficar cada vez mais opacas até que começam a parecer discos brancos.
Faça com que seu cão seja examinado imediatamente pelo seu veterinário se você notar qualquer tipo de anormalidade em seus olhos.
Alergias
Alergias de pele e ouvido são comuns no Shih Tzu. Verifique com o seu veterinário se notar algum dos seguintes sinais que podem ser sinais de alergia:
Frequentemente lambendo as patas e esfregando o rosto.
Coçar e sacudir muito a cabeça, um mau cheiro saindo das orelhas ou se houver dor nas orelhas - todos esses são sinais de infecções de ouvido que podem ser causadas por uma alergia.
Síndrome do Desconforto Respiratório
Esta condição é comum em cães de focinho curto como o seu Shih Tzu. A via aérea pode ficar bloqueada causando dificuldades respiratórias. Procure sinais como não querer se exercitar, respiração alta ou tosse. As gengivas podem ficar azuladas e seu cão pode desmaiar. Às vezes, a cirurgia pode ser necessária para desobstruir as vias aéreas.
Outras condições
Shih Tzus são mais propensos a doenças cardíacas do que outros cães. Eles também são mais propensos a ter um distúrbio de coagulação do sangue chamado doença de Willebrand. Pedras nos rins também podem ser comuns. Se o seu cão tiver dificuldade em urinar ou se vir sangue na urina, contacte imediatamente o seu veterinário. Shih Tzus podem desenvolver câncer nas fases posteriores de suas vidas. A detecção precoce pode ajudar seu cão a obter um tratamento eficaz e prevenir complicações.
Necessidades especiais do seu Shih Tzu
Os Shih Tzus precisam de atenção e muita paciência para ajudá-los a superar os desafios comuns a esta raça canina.
Comece o treinamento e a socialização do filhote cedo para evitar latidos excessivos, agressividade e comportamentos de medo. Use um sistema de elogios e recompensas para treinar seu cão. Eles não respondem bem a métodos de treinamento agressivos. Seja gentil, mas firme ao treinar seu Shih Tzu para obter os melhores resultados.
Seu Shih Tzu pode ser muito delicado. Cuide deles como se fosse uma criança. Parte de seus cuidados diários com Shih Tzu deve garantir que seu cão esteja seguro o tempo todo. Bloqueie áreas para que seu cão não entre em lugares onde não deveria e se machuque.
Mantenha seus espaços livres de objetos que possam ferir os olhos do seu Shih Tzu. Eles podem até colocar esses objetos na boca e engasgar.
Referencia: