Os cães podem ser ótimos companheiros e excelentes animais de serviço.
Se você tem um membro da família que está lutando contra a demência, pode considerar um animal de estimação para fazer companhia a ele.
Obviamente, você deve consultar profissionais médicos e especialistas em animais antes de decidir emparelhar um cão com um paciente com demência.
Há muitos fatores diferentes a serem considerados e pode não ser um acordo adequado em algumas circunstâncias.
Talvez você esteja pensando em comprar um cachorro para poder levá-lo para visitar pacientes com demência ou um membro da família em uma instalação.
Neste artigo, vamos dar uma olhada nas melhores raças de cães para pacientes com demência.
Ouviremos vários especialistas, desde especialistas em comportamento canino a veterinários, para ouvir algumas de suas sugestões.
Shih Tzu
Para aqueles que vivem com demência, ter um animal de estimação é uma grande fonte de felicidade e propósito. Eles são um companheiro constante e um verdadeiro apoio. No entanto, queremos garantir que eles não causem ou tenham problemas comportamentais. Idealmente, também gostaríamos que eles fossem uma raça bastante saudável, pois lidar com problemas médicos contínuos pode ser difícil. Eu ficaria longe de raças de energia muito alta que são propensas a problemas comportamentais, como Collies e Cocker Spaniels.
Também não aconselho um paciente com demência a adotar uma raça de guarda, como Cane Corso ou Mastiff, pois esses cães precisam de muito treinamento consistente. Pedigrees conhecidos por sua saúde pobre (como Pugs, Frenchies e German Shepherds) também devem ser afastados.
Uma ótima escolha de cachorro para quem tem demência seria um Shih Tzu . Esses cães são de manutenção relativamente baixa e gostam de fazer companhia. Eles tendem a ser descontraídos e confiantes. Uma desvantagem é a necessidade de escovação regular, mas os proprietários podem optar por manter o pelo curto e levá-los ao tosador a cada 8 semanas ou mais. Esses caras gostam de caminhadas curtas e não precisam de muito estímulo mental ou físico.
labrador retriever
Tivemos labradores com família com demência e é fácil ver por que eles são uma raça popular para as pessoas devido à sua natureza amigável, inteligência e lealdade. Os laboratórios são particularmente treináveis e podem aprender a fornecer apoio emocional e companheirismo, o que pode ser benéfico para indivíduos com demência.
Como uma das raças de temperamento mais gentis, eles se adaptam perfeitamente a indivíduos que podem ficar desorientados ou confusos. A sua paciência e adaptabilidade inatas permitem-lhes lidar com os desafios de viver com uma pessoa com demência, proporcionando uma presença calmante e tranquilizadora.
Mini Schnauzer
Embora existam algumas raças de cães que vêm à mente, minha melhor escolha seria um Schnauzer . Schnauzers são fáceis de lidar, afetuosos e ferozmente leais – uma escolha ideal para pessoas idosas ou que sofrem de demência. Esses cães de baixa manutenção não exigem muita atividade física e preferem se aconchegar com seus donos.
Eles também se abrem facilmente para outras pessoas e, portanto, podem ser bons para cuidadores que visitam com frequência alguém que sofre de demência. Seu tamanho os torna uma ótima escolha para viver em apartamentos e a adaptabilidade garante que eles possam ser levados para qualquer lugar sem muito barulho.
Shetland Sheepdog
Existem várias raças de cães que são ótimas companhias para pacientes com demência, mas a minha favorita é o Shetland Sheepdog . Seu cabelo comprido e esvoaçante lhe dá uma aparência elegante, mas é seu comportamento calmo e tamanho pequeno que os tornam ótimos companheiros para pacientes com demência. O Shetland Sheepdog é inteligente e aberto a muitos tipos de treinamento. Essa combinação de calma e inteligência os torna ótimos animais de estimação.
Cavalier King Charles Spaniel
Para indivíduos com demência que são menos móveis, o Cavalier King Charles pode ser uma ótima combinação, pois são cães de energia relativamente baixa, exigindo apenas exercícios moderados. Eles são conhecidos por sua natureza amorosa e gentil, o que pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade em indivíduos com deficiências cognitivas e, por serem cães pequenos, é mais fácil compartilhar um sofá com eles!
Galgo
Os galgos são cães descontraídos que não precisam de muito exercício. Eles passam grande parte do dia dormindo e formam um vínculo leal com seu dono. Embora possam correr rápido, eles passam grande parte do dia apenas andando. Como eles podem ser propensos a doenças dentárias, é uma boa ideia que os proprietários escovem os dentes e ofereçam uma ração projetada para manter uma boa saúde bucal.
Para proprietários com demência, pode ser muito importante ter alguém que verifique seu animal de estimação, garantindo que tudo esteja funcionando bem. Isso significa verificar se as vacinas de rotina estão sendo realizadas e se o animal não está sendo alimentado com muita frequência. Também pode ajudar a usar cronômetros para quando for a hora do remédio ou da alimentação.
Boston Terrier
Os Boston Terriers são bons animais de estimação para pacientes com demência. Eles são pequenos, então não precisam de muito espaço e podem se enrolar facilmente no colo para se aconchegar. Eles também não exigem muito exercício, mas gostam de brincadeiras interativas e não estão muito acostumados a ter uma programação, então não importa muito se as coisas não são sempre as mesmas. Esta é uma raça muito feliz e leal, que certamente trará sorrisos ao rosto de todos.
Bichon Frisé
Bichon Frises requerem relativamente pouco exercício em comparação com outras raças de cães, eles também são hipoalergênicos, tornando-os adequados para pessoas com alergias ou sensibilidades. Esses cães pequenos e fofos são conhecidos por sua disposição alegre e amigável, o que pode ajudar a melhorar o humor de alguém que luta contra o declínio cognitivo.
Referencia: