Gato sente frio? como protege-lo - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Gato sente frio? como protege-lo

 O inverno está chegando! Os gatos são descendentes de seus ancestrais selvagens que viviam em condições quentes, secas e quase desérticas, portanto, estão bem adaptados para lidar com o calor. Mas e as estações mais frias? A maioria dos gatos sentem frio? ele ficará absolutamente bem no inverno, desde que tenham acesso a um abrigo contra o clima mais inclemente. No entanto, alguns gatos mais velhos, raças sem pelos e aqueles com problemas de saúde podem sentir mais o friozinho. 

Se está muito frio para nós, está muito frio para nossos gatos. Aprenda como os gatos reagem ao frio e como protegê-los dos elementos.

É justo dizer que os gatos ao ar livre podem estar mais aclimatados ao clima frio e, portanto, podem lidar melhor com o frio se tiverem um local seguro e quente para onde possam ir. Mesmo assim, 32 ° F é muito frio para um gato, mesmo que seja um gatinho selvagem ou ao ar livre. Gatos ao ar livre, vadios e selvagens são todos suscetíveis ao frio. 

Gatos selvagens podem ser os mais preparados para viver ao ar livre nos meses frios de inverno porque vivem em grupos, mas até eles precisam de ajuda. Gatos selvagens e vadios sobrevivem ao frio procurando abrigo em prédios abandonados, buracos no chão ou carros abandonados. 

Embora esses sejam locais adequados para esses gatinhos irem, eles ainda estarão em perigo se a temperatura cair abaixo do que os gatos podem tolerar do lado de fora. Nenhum gato deve ser deixado do lado de fora sem abrigo quando a temperatura cair abaixo de zero.

Como os gatos se aquecem?

A temperatura normal do corpo de um gato é de cerca de 38-39 o C. Isso é um pouco mais alto do que nós, já que a maioria das pessoas tem uma temperatura interna de cerca de 37 o C. Os gatos geralmente atingem esse calor corporal através de seu casaco de pele, um amor de banhos de sol e uma habilidade incrível de procurar o lugar mais quente da casa! 

A maioria dos gatos tem uma pelagem densa, que retém o ar e atua como um isolante muito eficaz. É possível – de fato, normal, em um dia frio – que seu gato sinta frio quando você acaricia seu pelo, devido à camada de ar frio em cima, mas na verdade esteja bem quentinho por baixo. Os gatos têm a capacidade de eriçar os pelos, geralmente como sinal de agressão; mas também útil quando está frio para prender mais ar quente! Raças sem pelos, como o Sphynx, são muito mais suscetíveis a climas mais frios devido à falta desse recurso fisiológico útil. 

Quando as estações mudam e o ambiente do seu gato fica mais frio, ele naturalmente procura lugares mais quentes. Se eles tiverem acesso a um abrigo, uma cama aconchegante e comida suficiente, um gato adulto e saudável deve ser capaz de se manter aquecido o suficiente. Se as temperaturas caírem muito (abaixo de 5 o C), podem precisar de algum suporte adicional; assim como gatos sem pelos, gatos velhos ou muito jovens e aqueles com problemas de saúde.

Como saber se meu gato está com muito frio?

É muito natural nos preocuparmos com nossos animais de estimação. Se você está preocupado com o frio do seu gato, aqui estão alguns sinais de hipotermia a serem observados. 

A hipotermia pode surgir rapidamente para os gatos, criando resultados extremamente prejudiciais ou possivelmente fatais até mesmo para os felinos mais saudáveis. Você pode notar que seu gato se aconchega mais no inverno ou se enrola em posições de dormir mais apertadas para se manter aquecido. Embora estes não sejam sinais de alerta imediatos, há muitas indicações de que seu gato está com muito frio:

  • Tremendo
  • Extremidades frias (patas, orelhas, nariz)
  • Pelos amontoados e inchados
  • Procurando lugares quentes para dormir
  • Letárgico, dormindo mais (mas lembre-se, é normal que os gatos durmam até 20 horas por dia!)

Se o seu gato se tornar mais gravemente hipotérmico, com a temperatura do corpo caindo abaixo de um nível que possa compensar, os sintomas podem progredir. Você pode ver gengivas pálidas ou tingidas de azul, batimentos cardíacos lentos, respiração superficial e, eventualmente, colapso ou coma. 

Que temperatura é muito fria para gatos?

Os gatos são criaturas muito adaptáveis, mas ao contrário de nós, eles não conseguem pegar um suéter ou cobertor se estiverem com frio. Seu gato precisa manter a temperatura corporal para evitar a hipotermia, portanto, manter o termostato em torno de 25 graus é uma boa maneira de garantir que eles fiquem confortáveis ​​durante todo o inverno.

Quão frio é frio demais para gatos internos? Os gatos preferem o calor, mas ficarão bem em ambientes que oscilam entre 25 e 30 graus. No entanto, isso não é ideal para eles, e você provavelmente notará que seu gato busca calor adicional aconchegando-se em um radiador, cobertor ou em você!

Quão frio é muito frio para gatos ao ar livre? Embora os gatos ao ar livre possam ser mais aventureiros do que os gatinhos de interior, eles ainda precisam de proteção contra as temperaturas severas que os invernos podem trazer. Qualquer temperatura de 15 graus ou menos é muito fria para gatos ao ar livre, então certifique-se de trazer seu amigo felino para evitar queimaduras nas orelhas, caudas e dedos dos pés.

Por que meu gato está com frio?

A grande maioria dos gatos consegue se manter aquecido durante o inverno sem problemas. Se o seu gato parece estar lutando para manter uma temperatura corporal confortável, pode haver uma preocupação fisiológica ou médica. 

Ambiente

Os gatos podem ficar hipotérmicos apenas se a temperatura ambiente for muito baixa. Não há um nível definido em que a temperatura se torne um problema, pois isso depende de muitos fatores, como idade e saúde do gato, disponibilidade de comida e abrigo e condições climáticas adicionais, como chuva forte, vento ou neve. 

Geralmente, os gatos ficam bem se estiverem dentro de casa, com temperaturas normais de 15 a 20 o C. No entanto, os gatos que vivem ao ar livre podem ter mais dificuldade em se manter aquecidos quando as temperaturas caem abaixo de 5 a 8 o C. Gatos com pele fina ou pelagem ausente são mais suscetíveis, com as raças sem pelo precisando de suporte adicional mesmo dentro de casa em épocas mais frias. Gatinhos jovens e gatos idosos também terão mais dificuldade em se manter aquecidos; especialmente gatos vadios que não são bem alimentados. 

Doença

Existem certas condições médicas que tornam os gatos mais propensos à hipotermia. Uma glândula tireóide hiperativa (hipertireoidismo), problemas cardíacos e insuficiência renal podem alterar a circulação sanguínea do corpo, afetando a temperatura corporal. Gatinhos com esses problemas de saúde podem precisar de suporte extra em temperaturas mais frias. 

Choque

O choque é uma condição médica em que o fluxo sanguíneo circulante pelo corpo cai repentinamente. Isso pode ocorrer devido a várias causas, incluindo acidentes e traumas, perda de sangue, reações alérgicas, queimaduras, infecções graves e alguns venenos. Se o seu gato não estiver bem, ele deve ser examinado por um veterinário, que poderá diagnosticar e tratar o choque. 

Nos casos em que seu gato está doente, mas sendo tratado em casa sob os cuidados de um veterinário, lembre-se de que é mais provável que ele fique resfriado até que esteja totalmente recuperado. 

O que fazer se o seu gato estiver com frio

Se está preocupado com o seu gato, é sempre melhor consultar um veterinário. Os gatos podem ficar resfriados, mas também existem vários problemas médicos que podem predispor à hipotermia. Se o tempo estiver ameno e seu gato tiver acesso a um abrigo interno, seria incomum ver hipotermia em um gato saudável. 

Em temperaturas mais frias, e se o seu gato estiver com frio, mas parece bem, ativo e brilhante, existem algumas medidas que você pode seguir para garantir que seu gatinho fique confortável e confortável. 

Uma boa regra é que, se você sentir frio, é provável que seu gato também sinta. Você também pode ler a linguagem corporal do seu gato. Se você notar qualquer um dos seguintes, tente aquecer sua casa e forneça alguns cobertores e roupas de cama para seu gato usar:

1) Camas aconchegantes

Certifique-se de que seu gato tenha muitos lugares quentes facilmente acessíveis. Coloque as camas longe de correntes de ar e forneça roupas de cama extras, como cobertores. Se possível, deixe seu gato dormir em algum lugar elevado - isso não é apenas mais quente, mas também é preferível para muitos gatos que gostam de relaxar em um local seguro e vantajoso. Existem camas aquecidas disponíveis, mas certifique-se de que qualquer coisa que você comprar seja totalmente segura para animais de estimação. Auxiliares de aquecimento humano, como biscoitos de trigo e bolsas de água quente, podem causar queimaduras.

2) Pontos ensolarados

Os gatos adoram tomar banho de sol e por um bom motivo - isso ajuda a mantê-los aquecidos! Manter um peitoril da janela ensolarado livre para o seu gato descansar vai lhe dar os melhores pontos do seu amigo felino e também ajudá-lo a se aquecer.

3) Gatos de fora

Se o seu gato é um aventureiro ao ar livre, é vital nos meses de inverno garantir que ele tenha abrigo e calor. Se eles não puderem acessar o interior, considere um galpão ou outra área fechada que possa ser fornecida com uma fonte de calor segura, muitas roupas de cama e cobertores e comida adequada.

4) Raças sem pelo

Raças como o gato Sphynx serão muito mais propensas ao superaquecimento. Mantenha-os dentro de casa em qualquer clima inclemente e forneça muitas camas aconchegantes e espaços para dormir. Alguns gatos até toleram um saltador de gato, se você estiver se sentindo corajoso. 

5) Hora de brincar

Seu gato parece um pouco frio e letárgico? Tente aumentar o tempo de jogo para que o sangue bombeie e os músculos funcionem. É uma excelente experiência de união também!

6) Alimentos

Manter a temperatura corporal central requer energia, que vem das calorias. A obesidade é um problema muito real e crescente no mundo felino, e a maioria dos gatos não precisa de comida extra no clima mais frio, mas os gatos ao ar livre, como os de rua, podem precisar de ajuda extra. 

Tempo frio e diferentes tipos de pelo de gato

Não é nenhuma surpresa que a pelagem de um gato desempenhe um papel fundamental em como eles podem lidar com o clima frio. Não importa o tipo de pelagem, o frio afeta cada raça de maneira diferente. É importante lembrar que só porque um gato tem um pelo longo não significa que ele esteja preparado para enfrentar o inverno. Vamos dar uma olhada em como diferentes pelagens afetam diferentes gatos.

Gatos de pelo comprido. Embora os gatos de pelo longo tenham evoluído para lidar com gelo e neve, eles podem perder calor corporal rapidamente e ser vítimas de hipotermia se o pelo ficar molhado.

Gatos de pelagem dupla. Quer sejam de pêlo comprido ou curto, estes gatos têm pelagem duplamente espessa e adequada para o tempo frio. Ainda assim, eles não devem ficar de fora por longos períodos.

Gatos de pelo curto. Esses gatos têm pelagem curta e sem pelagem dupla, o que significa que eles podem aguentar um pouco de frio, mas não muito. Eles devem absolutamente ser trazidos para dentro durante o inverno.

Gatos sem pelos ou 'pelados'. Essas raças precisam de mais cuidados durante o inverno, pois não têm pelo para ajudar a reter o calor do corpo. Um suéter de gato e temperaturas internas mais quentes são essenciais.

Conclusão:

Os gatos adoram se aquecer, geralmente encontrados estendidos em um pedaço de sol ou enrolados em um colo conveniente. Gatos adultos e saudáveis ​​toleram e se adaptam principalmente a temperaturas mais frias, mas raças sem pelos, gatos jovens e velhos e aqueles com problemas de saúde podem ter dificuldades. 

Se o seu gato sentir frio, mas estiver bem, certifique-se de que ele tenha locais quentes adequados para dormir, a quantidade correta de comida e algumas brincadeiras ativas. 

Referencia:

Gostou do Post? Confira também:

Cientistas comprovam que os shih tzu entendem cada palavra que dizemos

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato