Chinchilas: preço,cuidados e fotos - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Chinchilas: preço,cuidados e fotos

As chinchilas são roedores nativos da Cordilheira dos Andes, no norte do Chile. Frequentemente mantidas como animais de estimação, as chinchilas também são valorizadas por seu pelo luxuosamente macio e quase foram levadas à extinção por causa da demanda. 

A pele da chinchila era originalmente manchada de amarelo-acinzentado na natureza, de acordo com  o Manual Veterinário Merck . Através da reprodução seletiva, no entanto, outras cores se tornaram comuns, incluindo prata, amarelo-cinza, cinza-azulado, branco, bege e preto. Cada cabelo termina em uma ponta preta, não importa a cor das chinchilas.

Aparecendo pela primeira vez há cerca de 41 milhões de anos, os  ancestrais da chinchila  foram alguns dos primeiros roedores a infestar a América do Sul. A pele de chinchila tornou-se popular em 1700, e os animais foram caçados quase até a extinção em 1900. Naquela época, Argentina, Bolívia, Chile e Peru proibiram a caça de chinchilas selvagens. 

No entanto, de acordo com o  site Chinchilla Chronicles  , um engenheiro de minas americano chamado Mathias F. Chapman obteve permissão especial do governo chileno para trazer chinchilas para os Estados Unidos em 1923. Quase todas as chinchilas de estimação nos Estados Unidos hoje são descendentes diretos de 11 chinchilas que Chapman trouxe para o país.

O que é uma Chinchilas?

Chinchilas: preço,cuidados e fotos

Chinchilas são pequenos roedores nativos da Cordilheira dos Andes na América do Sul. Seu nome significa "pequeno Chincha" porque são nomeados após o povo Chincha dos Andes. Os Chincha eram conhecidos por usarem o pelo macio e aveludado da chinchila . A pele da chinchila é extremamente macia porque cada folículo piloso brota cerca de 60 fios de cabelo.

Por mais de cem anos, as chinchilas selvagens são raras. Muitas pessoas os caçam por suas peles para fazer casacos e outras roupas. Para fazer um casaco completo de pele de chinchila , são necessárias até 150 peles porque as chinchilas são bastante pequenas. A caça excessiva levou à extinção de uma espécie de chinchila e reduziu drasticamente a população das espécies restantes .

Hoje, é ilegal caçar chinchilas selvagens, mas a caça ilegal ainda ocorre. As demais espécies de chinchilas silvestres permanecem próximas da extinção .

Populações reduzidas de chinchilas significam que elas são frequentemente criadas domesticamente em fazendas hoje. Muitas pessoas mantêm chinchilas domésticas como animais de estimação em suas casas.

Na natureza, as chinchilas vivem em tocas subterrâneas ou fendas nas rochas. Eles tendem a ficar em grupos sociais (chamados de "rebanhos") de apenas uma dúzia ou até 100 chinchilas. Eles têm muitos predadores naturais, incluindo pássaros, gambás, cobras, gatos e cachorros. Felizmente, eles são ótimos saltadores. As chinchilas geralmente podem pular até um metro e oitenta.

Uma de suas melhores defesas, porém, é seu estilo de vida. As chinchilas são crepusculares , o que significa que são mais ativas durante o crepúsculo (amanhecer ou entardecer), ao contrário dos animais noturnos, que são ativos principalmente à noite. Muitos predadores procuram comida à noite, enquanto outros são mais ativos no meio do dia, quando o sol está mais forte.

Ao limitar sua atividade aos horários do crepúsculo , como o amanhecer e o anoitecer, as chinchilas e outros animais crepusculares reduzem a chance de serem vítimas de um predador . Outros animais crepusculares incluem gatos, cachorros, coelhos, porquinhos-da-índia, furões, veados, vombates e linces.

Se você tem uma chinchila como animal de estimação, pode perceber que ela é mais ativa ao amanhecer e ao anoitecer. Em outros momentos do dia em que você está ativo, ele pode preferir descansar. As chinchilas na natureza comem plantas, frutas, insetos e sementes. As chinchilas domésticas, no entanto, preferem principalmente uma dieta de feno.

Assim como os coelhos, as chinchilas devem desgastar os dentes ao mastigar palitos de madeira, brinquedos de roer ou pedras -pomes . Seus dentes nunca param de crescer. Se ficarem muito compridos, seus dentes podem impedi-los de comer, por isso precisam desgastá-los constantemente.

As chinchilas podem ser animais de estimação desafiadores às vezes porque precisam de muito exercício. Quando eles se exercitam, você pode notar que suas orelhas grandes ficam vermelhas. Como não podem suar, as chinchilas se livram do excesso de calor corporal enviando sangue extra para os ouvidos. As chinchilas podem superaquecer facilmente, por isso é melhor mantê-las em áreas abaixo de 80 ° F.

Por falar em orelhas, as chinchilas costumam ser usadas como animais de teste por quem pesquisa questões auditivas. A gama de audição da chinchila e a anatomia do ouvido interno se assemelham muito à de um ser humano, tornando-os um bom substituto para os humanos na pesquisa auditiva.

Após o exercício das chinchilas, elas podem querer tomar banho, mesmo que não suem. As chinchilas limpam o pelo instintivamente, mas não usam água! Como seu pelo é tão macio e denso, é difícil de secar. A água retida pode causar apodrecimento do pelo ou crescimento de fungos. Que nojo!

Em vez disso, as chinchilas tomam banhos de areia. Isso mesmo! Banhos de poeira. Já imaginou tomar banho de poeira? Quando você está empoeirado, é quando você tem que tomar um banho de água!

Quando as chinchilas tomam um banho de poeira, elas rolam em uma poeira feita de pedra -pomes fina , que é feita de pedacinhos de rocha vulcânica. A poeira absorve óleo e sujeira em sua pele. Se você tem chinchilas de estimação, as lojas de animais vendem sacos de pó de chinchila especial que você pode usar para dar-lhes um banho de poeira.

Chinchilas de estimação 

A Michigan Humane Society recomenda manter as chinchilas domésticas em uma gaiola de tela de arame com piso sólido. A gaiola deve ser bem ventilada e mantida seca e fria em temperaturas de 60 a 70 F (16 a 21 C). Chinchilas não se dão bem quando engaioladas juntas e devem ser mantidas em gaiolas individuais. 

As chinchilas são pequenos roedores nativos das regiões rochosas e áridas da América do Sul. Eles são tipicamente ativos e brincalhões como animais de estimação. E, com um manuseio gentil desde tenra idade, a maioria das chinchilas pode se tornar bastante mansa e se relacionar intimamente com seus donos. Mas não espere que eles gostem de ser abraçados e acariciados como muitos cães e gatos. 

Eles geralmente não o fazem, embora muitas vezes expressem sua afeição por você de outras maneiras. As chinchilas de estimação requerem uma quantidade moderada de cuidados , pois têm algumas necessidades específicas de alojamento e dieta.

Visão geral da espécie

  • NOMES COMUNS: Chinchila, chinchila de cauda longa
  • NOME CIENTÍFICO: Chinchilla lanigera
  • TAMANHO ADULTO: corpo de 9 a 14 polegadas, cauda adiciona mais 3 a 6 polegadas
  • EXPECTATIVA DE VIDA: 10+ anos

As chinchilas podem comer pellets de ração disponíveis em lojas de animais, bem como feno, frutas secas e nozes, cenouras e vegetais verdes com moderação, ou cerca de 10% de sua dieta diária. Uma garrafa equipada com um tubo sipper é a melhor maneira de fornecer água. 

Para se manterem limpos, esses roedores tomam banhos de areia. Recomenda-se que as chinchilas domésticas tomem banhos de areia uma ou duas vezes por semana em cinzas vulcânicas finas que podem ser adquiridas em pet shops.

As chinchilas são consideradas mais espertas que os coelhos e podem ser ensinadas a brincar com humanos. Eles não são bons animais de estimação para crianças pequenas, porque as chinchilas são hiperativas e tensas. 

Características físicas

As chinchilas são parentes de porquinhos-da-índia e porcos-espinhos. Com membros anteriores curtos e pernas traseiras longas e musculosas, as chinchilas se assemelham a coelhos, mas suas orelhas são muito mais curtas e arredondadas. Eles têm grandes olhos negros e caudas espessas. Eles têm quatro dedos em cada pé, e as garras finas em cada dedo são cercadas por cerdas rígidas.

As chinchilas geralmente têm de 9 a 15 polegadas (23 a 38 centímetros) de comprimento, mas a cauda pode adicionar outros 3 a 6 polegadas (8 a 15 cm) ao seu comprimento. Eles geralmente pesam 1,1 a 1,8 libras. (0,5 a 0,8 quilogramas). 

Habitat

As chinchilas são cobertas por pelos grossos por um motivo. Nos Andes, eles podem viver em altitudes de cerca de 3.000 a 5.000 metros (9.800 a 16.400 pés). Nessas alturas, pode ser muito frio - 23 graus Fahrenheit (menos 5 graus C) é a temperatura mínima média em alguns lugares. As chinchilas podem tolerar temperaturas congelantes, mas não podem sobreviver em temperaturas superiores a 80 F (27 C); altas temperaturas e umidade podem fazer com que esses roedores sofram de insolação.

As chinchilas são crepusculares e noturnas, o que significa que são muito ativas ao amanhecer ou entardecer e dormem durante o dia. Eles fazem suas casas cavando em túneis subterrâneos ou aninhando-se em fendas rochosas. Eles são muito sociais e vivem em colônias que consistem em centenas de chinchilas. 

As fêmeas tendem a ser agressivas com outras fêmeas. Quando as fêmeas estão prontas para acasalar, elas também podem ser agressivas com os machos e são as dominantes dos dois gêneros. As fêmeas são principalmente monogâmicas; eles têm apenas um companheiro ao longo de suas vidas. Os machos, por outro lado, podem ter muitas fêmeas. Isto é especialmente verdadeiro para os machos domesticados. Freqüentemente, um macho é cruzado com muitas fêmeas para criar muitos filhotes para vender. 

As chinchilas são talvez mais conhecidas por seu pelo incrivelmente macio, grosso e luxuoso. Na natureza, esta pele os protege dos elementos. Mas em cativeiro, isso os torna um pouco suscetíveis ao superaquecimento. Isso deve ser considerado ao decidir onde colocar sua chinchila em casa. A temperatura deve permanecer entre 65 e 80 graus Fahrenheit. Embora as chinchilas sejam tolerantes ao frio, a insolação pode ocorrer em temperaturas mais quentes.

Para a gaiola da sua chinchila , escolha uma casa de vários níveis com plataformas, rampas de piso sólido e poleiros. A gaiola, no mínimo, deve ter 4 pés por 4 pés por 3 pés. 3 Mas quanto maior a gaiola, melhor. As gaiolas de arame são o melhor material para permitir a ventilação. Escolha um com um piso sólido que seja fácil para pés de chinchila.

Dentro da gaiola, adicione uma roda de exercício de chinchila (com piso sólido, não barras), brinquedos para mastigar para animais de estimação, um ninho ou abrigo de algum tipo e pratos de comida e água. Além disso, um "bloco de chinchila" ou bloco de pedra-pomes pode ser fornecido para mastigar, o que ajudará a manter os dentes da chinchila em boas condições.

Filhos

A época de reprodução das chinchilas vai de novembro a maio no hemisfério norte e de maio a novembro no hemisfério sul.

Depois que uma chinchila fêmea engravida, ela carrega seus filhotes por cerca de 111 dias antes de dar à luz. As fêmeas têm bebês duas vezes por ano. Cada vez que dão à luz, elas terão de um a seis bebês. Esses grupos de bebês são chamados de ninhadas. Bebês individuais são chamados de kits.

Os kits recém-nascidos nascem com cabelo e com os olhos abertos. Eles pesam apenas 1,2 onças (35 gramas). Os bebês amamentam por seis a oito semanas e, quando têm cerca de 8 meses de idade, estão prontos para ter seus próprios filhos. Geralmente, as chinchilas vivem de oito a 10 anos, embora algumas tenham vivido até 20 anos.

Dieta

As chinchilas são onívoros; eles comem plantas e carne. Principalmente, eles comem grama e sementes, mas também comem insetos e ovos de pássaros quando têm chance. Para comer, eles seguram a comida nas patas dianteiras e mordiscam. 

Classificação/taxonomia

Existem duas espécies de chinchilas: a chinchila de cauda longa e a chinchila de cauda curta. De acordo com o  Sistema Integrado de Informações Taxonômicas (ITIS) , a taxonomia das chinchilas é:

  • Reino : Animalia
  • Filo : Chordata
  • Subfilo : Vertebrata
  • Classe : Mammalia
  • Ordem : Rodentia
  • Família : Chinchilidae
  • Gênero :  chinchila
  • Espécie :  Chinchilla chinchila  (chinchila de cauda curta),  Chinchilla lanigera  (chinchila de cauda longa)

Estado de conservação

Embora a pele de chinchila seja altamente valorizada para uso em roupas e casacos, a Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas restringiu a venda e o comércio de chinchilas selvagens desde 1975. Muitas chinchilas são criadas comercialmente por suas peles.

Ambas as espécies de chinchila estão na lista de espécies ameaçadas de extinção da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais. Tanto a  chinchila de cauda curta  quanto a  chinchila de cauda longa  estão listadas como criticamente ameaçadas de extinção. Acredita-se que as chinchilas de cauda curta estejam extintas na Bolívia e no Peru, mas suspeita-se que estejam se recuperando em outras áreas. Em 1996, havia apenas 42 colônias de chinchilas de cauda longa, e a população diminuiu desde então e continua diminuindo.

Comportamento e temperamento da chinchila

As chinchilas são em grande parte noturnas, o que significa que serão mais ativas à noite. Às vezes, eles são chamados de "crepusculares", o que significa que sua atividade atinge o pico ao amanhecer e ao anoitecer. De qualquer forma, eles devem ser mantidos em uma área bastante tranquila durante o dia. E embora sejam animais em sua maioria quietos, seus movimentos noturnos podem manter algumas pessoas acordadas se o recinto estiver perto de sua cama.

Chinchilas de estimação não costumam morder, especialmente quando são manuseadas desde tenra idade. 1 Você deve ser gentil e consistente para ganhar a confiança de uma chinchila. Pode levar algum tempo para que uma chinchila se acostume com suas mãos. E algumas chinchilas nunca vão gostar muito de ser abraçadas. Eles preferem estar explorando ou podem preferir escalar você em vez de serem contidos. Mas movendo-se devagar e sendo paciente, muitas vezes você pode acostumar até mesmo a chinchila mais tímida ao manuseio.

As chinchilas podem ser mantidas sozinhas e geralmente se dão bem em pares do mesmo sexo, especialmente se as duas chinchilas forem irmãs de ninhada ou introduzidas em uma idade jovem. Mantenha as chinchilas longe de outros animais domésticos para evitar estresse ou ferimentos.

Treinamento

O treinamento mais comum que as pessoas fazem com chinchilas é domar as mãos. Para isso, mova-se sempre devagar ao redor de sua chinchila, pois movimentos bruscos podem assustá-la. Você pode atraí-lo para suas mãos segurando uma guloseima favorita. Acostume sua chinchila a carinhos antes de tentar pegá-la. Para tentar pegá-lo, deixe-o cair em suas mãos. (Ajuda se você estiver segurando uma guloseima.) Em seguida, levante-o cuidadosamente com as duas mãos, para que pareça seguro.

Exercício

As chinchilas precisam de muita atividade para mantê-las mentalmente estimuladas e fisicamente aptas, evitando problemas de saúde como a obesidade. Isso significa que você precisará de uma variedade de brinquedos para chinchilas para mantê-los ocupados e ativos. E você precisará especialmente de itens seguros para mastigar para desgastar seus dentes em crescimento contínuo. Além dos brinquedos comercializados especificamente para chinchilas, alguns papagaios de madeira também são bons para eles, assim como as bolas e anéis de salgueiro que você costuma encontrar para coelhos. Certifique-se de que os brinquedos não possuem peças pequenas e/ou plásticas que possam ser ingeridas.

Além disso, as rodas de exercício podem ser excelentes para as chinchilas queimarem um pouco de energia. Procure uma roda de 15 polegadas (qualquer coisa menor será muito pequena para a maioria das chinchilas adultas) com uma superfície de corrida sólida e um lado aberto sem suportes transversais, pois existem rodas de arame, que podem ser perigosas para pés e caudas.

O tempo fora da gaiola também é fundamental para o exercício. No entanto, evite as bolas de exercícios de plástico que você costuma ver em outros pequenos animais, como hamsters, pois representam um risco de superaquecimento para chinchilas. Em vez disso, deixe uma pequena sala à prova de chinchila removendo cabos elétricos e outros itens perigosos e permita que sua chinchila explore o espaço sob sua supervisão idealmente por algumas horas por dia.

Asseio

Chinchilas nunca devem ser banhadas em água . Como nativas de climas áridos, as chinchilas precisam de acesso a um banho de areia para manter um pelo e uma pele saudáveis. A mistura de areia absorve o excesso de oleosidade e remove a sujeira. Compre pó de chinchila comercial e adicione alguns centímetros a um recipiente no qual sua chinchila possa caber facilmente. Coloque o recipiente no gabinete por cerca de 10 a 15 minutos por dia. Troque o pó semanalmente para mantê-lo higiênico.

Tamanho de uma Chinchilas 

As chinchilas geralmente se estendem por cerca de 9 a 14 polegadas de comprimento com a cauda adicionando mais algumas polegadas. Eles normalmente pesam menos de 2 libras, com as fêmeas sendo ligeiramente maiores que os machos.

Quanto custa uma chinchilas?

Os principais custos regulares para uma chinchila serão sua dieta e cama. Espere pagar cerca de R$ 25 por mês, dependendo das variedades que você escolher e do tamanho do seu gabinete. Você também terá que substituir regularmente brinquedos para mastigar e outros itens gastos a um custo de cerca de R$ 10 a R$ 20. Além disso, certifique-se de fazer um orçamento para cuidados veterinários de rotina e emergências. 

Você pode encontrar chinchilas em muitas lojas de animais. No entanto, normalmente é melhor adquirir um de um criador respeitável ou grupo de resgate. Eles costumam ter melhores informações sobre a saúde, história e temperamento do animal. Espere pagar entre R$500 e r$800 em média, embora isso possa variar dependendo de fatores como a idade do animal.

O que as chinchilas comem?

As chinchilas são herbívoros e têm necessidades dietéticas específicas . Eles exigem muita forragem, então sua dieta deve consistir principalmente de feno de capim de boa qualidade, como feno de timothy. Alimente uma quantidade ilimitada de feno todos os dias, certificando-se de que algum esteja sempre disponível. Você pode usar um alimentador de feno especial chamado funil ou simplesmente empilhá-lo no chão do recinto.

Para complementar o feno, ofereça uma ração comercial peletizada para chinchila. Discuta a melhor quantidade com seu veterinário, pois isso pode variar de acordo com fatores como tamanho e nível de atividade. Coloque os pellets para um dia inteiro em uma tigela de cerâmica no recinto da chinchila. Descarte os pellets não consumidos após 24 horas antes de adicionar a porção do dia seguinte.

Você também pode oferecer certas frutas e vegetais como guloseimas ocasionais, mas primeiro verifique os tipos de alimentos e as quantidades com seu veterinário. Coloque qualquer alimento fresco em um prato separado no gabinete e remova-o após algumas horas para evitar que estrague.

Por fim, tenha sempre água fresca à disposição da sua chinchila. Você pode usar um pequeno prato de água, mas uma garrafa de água é mais fácil de manter higiênica. No entanto, verifique se a chinchila está usando a mamadeira antes de remover o prato. Refresque a água diariamente.

Problemas comuns de saúde

Nem todos os veterinários aceitam chinchilas como pacientes. Por isso, antes de adquirir um, verifique se há um veterinário perto de você especializado nesse animal.

As chinchilas estão sujeitas a alguns problemas de saúde comuns, incluindo:

  • Infecções respiratórias
  • problemas digestivos
  • Insolação
  • Problemas de pele
  • Dentes crescidos demais ou impactados
  • Mordidas e outras lesões 

Se a sua chinchila apresentar sinais de doença, consulte imediatamente um veterinário. Enquanto isso, mantenha-o em um local tranquilo e evite manuseá-lo para reduzir o estresse.

Conclusão:

As chinchilas podem ser bons animais de estimação para crianças mais velhas, que são capazes de lidar com elas com cuidado e paciência. As chinchilas requerem uma quantidade moderada de cuidados, incluindo alimentação diária, limpeza regular e socialização consistente.

Algumas chinchilas podem aprender a se sentir confortáveis ​​sendo seguradas, enquanto outras preferem escalar seus humanos.






Referencia:

Gostou do Post? Confira também:

Cientistas comprovam que os shih tzu entendem cada palavra que dizemos

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato