A chinchila é um roedor que, à primeira vista, lembra uma mistura de coelho com esquilo. Trata-se de um pequeno mamífero vegetariano de hábitos noturnos e um animal de estimação muito procurado. Chegou ao Brasil, recentemente, mas foi utilizado para a produção de casacos de pele no mundo inteiro.
A chinchila é uma boa opção de animal de estimação. Apesar de não gostar de ficar no colo, adora brincar, pular e subir no ombro de seu dono. Não é recomendado que crianças muito novas tenham contato com esse animal, pois é de pequeno porte e requer um manuseio delicado.
As chinchilas são ótimas companhias para quem busca criar um roedor nos grandes centros urbanos. Silenciosas, necessitam de pequenos cuidados, e trazem alegria para a família que as acolhe. Elas têm hábitos noturnos, o que pode atrapalhar um pouco a interação com o dono e, além disso, devem ser criadas, preferencialmente, afastadas de outros animais como por exemplo, cães e gatos, a fim de evitar o estresse. Uma solução é criar um casal de chinchila, para que nenhum possa se sentir sozinho. Neste sentido, o dono pode castrar a fêmea também.
A aparência das chinchilas

As chinchilas domésticas são muito diferentes das chinchilas selvagens, são maiores e existem em diferentes cores, tamanhos e morfologia. Aqui falaremos especificamente sobre as domésticas, as únicas que podem ser legalmente adotadas.
As fêmeas têm dimensões e peso superiores aos dos machos, elas pesando 800 g, enquanto eles pesam cerca de 600 g. A cor original da chinchila é cinza; em cativeiro, outras mutações de cor foram selecionadas: bege, branco rosa, branco wilson, veludo preto, ébano, violeta, safira, pastel.
O pelo das chinchilas é muito macio, mas delicado, aliás se assustada corre o risco de perder repentinamente grandes quantidades, principalmente na cauda, por isso aconselhamos não a deixar tremer ou a sujeitar a muito estresse. Para que seus pelos estejam sempre brilhantes e com aspecto saudável, é necessário colocar em sua gaiola uma areia fina com a qual tomará banho de areia.
Personalidade da chinchila
A chinchila é um animal crepuscular e noturno, passa os dias dormindo em sua casinha, depois no final da tarde começa a acordar, até estar em plena vitalidade nas primeiras horas da noite. É um roedor muito curioso, adora correr e pular e entrar em todos os túneis ou buracos que encontrar. São sociáveis com pessoas em quem confiam, comunicam-se com pequenos guinchos ou mordidas afetuosas, mas basicamente não gostam de ser tocados, especialmente por estranhos.
Por desconfiarem, não gostam de receber carinhos demais… na verdade, não são nem adequados para conviver com crianças, que obviamente têm o instinto de acariciá-los e brincar com seu animal de estimação.
Como se comporta uma chinchila
As chinchilas são animais independentes que gostam de correr e escalar lugares altos proporcionais ao seu tamanho. Esses roedores se apegam a parceiros de sua espécie, gostam de conviver com parceiros do mesmo sexo, ou do sexo oposto, e criam uma relação de carinho e afeto com eles. Mesmo assim, as chinchilas são capazes de viver sozinhas.
Esse mamífero adora rotina. Como possui hábitos noturnos, recomenda-se deixá-lo dormir durante o dia e a noite. Quando está acordado, ele gosta de comer e brincar. É bom que essas atividades sejam feitas sempre nos mesmos horários, todos os dias. Procure deixar disponível para a chinchila brinquedos, ou materiais, que ela possa roer, pois é o hábito mais rotineiro deste animal.
Como se cria uma chinchilas
Se você está pensando em adotar um roedor como animal de estimação, as chinchilas podem ser uma excelente alternativa. As chinchilas são pequenos animais muito sociáveis e afetuosos, mas tome cuidado para não se confundir porque os domésticos são diferentes dos selvagens.
Veja o que você deve saber antes de levá-la para casa
Estes roedores devem ser criados em jaulas com espaço e que tenha distrações como escadas e esteiras, para que possam treinar a sua habilidade de pulo. As chinchilas gostam de pular devido ao tamanho das pequenas patas. Se forem criadas soltas pela casa, tendem a roem todos os móveis do local. É fundamental que na gaiola, além de espaço, tenha uma toca de madeira, ou seja, a chinchila poderá descansar tranquilamente durante o dia e se divertir à noite roendo. Como os dentes crescem com facilidade, ela precisa ter o que roer.
Em relação ao tamanho do espaço, a gaiola deve ter, pelo menos, dois andares, para que estes bichinhos possam pular e viver bem. Além disso, é imprescindível que tenha, também, bebedouro com água limpa e comedouro. Uma dos alimentos preferidos deste roedor é a alfafa, por isso, o dono não deve se esquecer de colocar um porta-alfafa no lado externo da gaiola.
Apesar da aparência de fragilidade das chinchilas, estes roedores têm boa expectativa de vida: de 10 a 20 anos. Os problemas mais comuns de saúde são os relacionados à falta de higiene no local em que vivem ou devido a machucados que podem ocorrer nas gaiolas. Por exemplo, as patas podem ficar presas nos buracos.
As chinchilas são animais práticos, porque não criam pulgas e não precisam de banhos. Como a pelagem é sensível, estes roedores têm o próprio hábito de se limpar por meio de uma areia específica, que pode ser colocada na gaiola.
Alimentação de uma chinchila
A rotina se repete na hora de comer. A chinchila gosta de se alimentar sempre nos mesmos horários.
Alfafa: recomenda-se que a alfafa seja disponibilizada em blocos para que a chinchila seja obrigada a desgastar os dentes para roer e se alimentar.
Ração peletizada: uma quantidade de 20g a 30g por roedor. Ele deve comer essa ração sempre no mesmo horário, preferencialmente, no período da noite, quando ele está mais agitado.
Recomenda-se que o espaço reservado para que a chinchila se alimente seja em um local um pouco mais alto, pois pode defecar no comedouro. Caso não seja possível essa localização, mantenha esse ambiente sempre limpo.
Você pode também acrescentar frutas como maça sem casca, pera, mamão e banana na alimentação diária da chinchila. Mas, cuidado, ofereça em pequena quantidade. Em excesso, pode descontrolar o intestino do roedor.
Higienização da chinchila
O banho da chinchila é bem diferente. A higienização é feita com carbonato de sódio, ou pó de mármore, esse pó absorve a umidade e a gordura dos pelos. Esse banho deve ser dado diariamente, ou pelo menos três vezes por semana.
Cuidado: não dê banhos com água nas chinchilas. Só abra exceções caso a chinchila esteja com stress calórico.
Materiais para roer

Um dos hábitos mais comuns das chinchilas é roer. Portanto, é preciso que você esteja por dentro do que deve deixar à vista do roedor para ele se divertir. Confira:
Blocos de madeira: cuidado com o tipo de madeira, não são todos os tipos que a chinchila pode roer. A madeira recomendada é a de pinus, pois não contém componentes químicos.
Casca de coco: retire toda a massa do coco e deixe na gaiola da chinchila apenas a casca do coco.
Rolos de papelão: utilize aqueles rolos que vêm em papel toalha, ou até mesmo em papel higiênico, mas fique atento caso tenha algum tipo de pintura neles, a tinta não fará bem à chinchila.
Referencia: