A calopsita branca é uma mutação de cor de calopsita. Geneticamente, esta ave é tipicamente cinza com um rosto branco ou acinzentado. Ao contrário de outras calopsitas, esta espécie de ave se destaca por não apresentar manchas alaranjadas nas bochechas ou coloração amarelada.
Muitas vezes confundida com a calopsita albina, a calopsita branca possui plumagem cinza. Esta ave é um membro da família Cacatua e é a segunda ave engaiolada mais popular.
Se você está pensando em adquirir este pássaro como animal de estimação, aqui estão os detalhes sobre seu temperamento, aparência física, necessidades de exercícios e dieta. Uma calopsita branca tem plumagem branca por todo o corpo. Mesmo sua crista geralmente amarela e bochechas laranja são brancas.
As calopsitas brancas são o resultado de uma combinação muito específica de genes. Mas os cuidados e a atenção que eles precisam são os mesmos de qualquer outra calopsita.
Vamos dar uma olhada para descobrir se a calopsita branca é o novo animal de estimação certo para você.
O que é uma calopsita branca
A calopsita “branca” é na verdade uma calopsita lutina de cara branca que é erroneamente chamada de branca ou mesmo albina. Embora o lutino geralmente resulte em tons de amarelo pálido, pode ser claro o suficiente para parecer branco.
As calopsitas são animais de estimação encantadores que podem ser muito carinhosos com seus donos. Eles são animais muito sociais, tanto na natureza quanto como animais de estimação. Você precisará mantê-los ocupados!
Calopsitas de cores claras são muitas vezes referidas como brancas ou mesmo albinas. Isso ocorre porque sua coloração geralmente parece branca. Mas, albino e branco são nomes impróprios. A calopsita “branca” é na verdade uma calopsita de cor lutino com a cara branca.
Lutino frequentemente descreve tons de amarelo pastel. Mas isso pode ser leve o suficiente para parecer branco. Especialmente quando combinado com um rosto branco. A maioria das calopsitas tem manchas laranja em cada lado do rosto, que lembram o blush. Como o texto sugere, as calopsitas de cara branca não têm isso. Em vez disso, seus rostos estão completamente brancos.
Calopsitas de estimação
As calopsitas são uma das aves de estimação mais populares nos Estados Unidos, sendo os periquitos sua principal competição pelo primeiro lugar.
Essas aves são naturalmente de cor cinza com um rosto amarelo que tem duas manchas laranja que lembram blush. E, claro, quem pode esquecer a majestosa crista no topo de sua cabeça? Desde sua domesticação, as calopsitas foram criadas em várias cores. Isso inclui canela, pied, pérola, lutino, bem como combinações dessas cores.
Você notará que não mencionamos o branco. No entanto, você provavelmente já viu calopsitas brancas antes. Isso ocorre porque a cor branca vem de um dos tons acima.
Neste artigo vamos explicar o que é uma calopsita branca. Além de como se compara a outras calopsitas em termos de comportamento, saúde e cuidados.
Origem da calopsita branca
A calopsita branca apareceu pela primeira vez em 1964 na Holanda. É uma mutação comum hoje e é a sétima mutação de calopsita estabelecida. Essas espécies de pássaros são fáceis de reproduzir e são ótimos animais de estimação.
Visão geral da espécie
- Nome comum calopsita cara branca
- Nome científico- Nymphicus hollandicus
- Tamanho adulto- 12-13 polegadas
- Expectativa de vida- 10-15 anos
Como outras calopsitas, elas evoluíram como criaturas nômades, mudando de local de acordo com o suprimento de comida e água.
Eles se tornaram adequados como animais de estimação devido ao seu habitat nativo e comportamento adaptativo. Hoje, as calopsitas de cara branca não estão presentes na natureza. Eles estão entre os pássaros de estimação mais populares da família dos papagaios.
Durante a reprodução, o gene dominante elimina qualquer coloração amarela ou laranja dando à ave uma aparência distinta.
Temperamento
As calopsitas branca se comportam como outras espécies de calopsitas. Geralmente, as calopsitas são pássaros sociais que gostam de passar o tempo com sua família e outras calopsitas.
Eles são cheios de energia e muito brincalhões. Embora não falem tão bem quanto a maioria dos papagaios, eles podem aprender alguns truques e gestos.
Essas aves também podem coexistir pacificamente com outras calopsitas, desde que a gaiola seja grande o suficiente para ambas. Ao comparar entre o macho e a fêmea, a fêmea é menos agressiva. Eles vão sair da jaula e voltar sem atacar o dono.
Por outro lado, calopsitas machos branca são mais propensos a lutar e atacar você.
As fêmeas são amorosas e gostam de ser acariciadas. Devido à natureza social desta espécie, é melhor conseguir um segundo pássaro para companhia se você não estiver em casa com frequência. Com uma socialização adequada, eles podem ser gentis e amigáveis.
Prós
- Amigável e gentil se socializado adequadamente.
- Pode aprender a falar e fazer truques.
- As fêmeas são menos agressivas.
Contras
- Eles precisam da companhia de um segundo pássaro se você não estiver em casa
- Os machos tendem a beliscar e são mais agressivos
- Fala e Vocalizações
Ao contrário dos papagaios, as calopsita branca também não falam, mas aprendem a imitar sons e assobiar. O pássaro macho aprende rápido e começa a fazer os sons de assobio primeiro. Geralmente, calopsitas machos são melhores assobiadores e oradores em comparação com suas contrapartes. Portanto, você deve prestar atenção à fêmea enquanto a treina.
Essa espécie imita sons de dentro e de fora de casa, como telefones, despertadores, campainhas e outros pássaros.
Os sons sempre irão variar de acordo com a situação. Quando estão felizes, assobiam ou cantam. Eles também gritam quando sentem perigo. Caso sintam perigo, emitem um som sibilante.
Cores e marcações de calopsita branca
A calopsita branca tem uma mutação marcante. O corpo é totalmente cinza carvão, sem manchas laranja nas bochechas ou coloração amarela. Essa coloração é criada pelo gene autossômico recessivo, que leva ao pigmento lipocromos e interrompe a produção dos pigmentos amarelos.
Esta espécie de ave também tem as seguintes mutações.
torta de canela
A marcação cinza é substituída pela coloração canela. Combina brancos e canelas num padrão aleatório, que pode ser dominante ou inverso.
Albino
Esta é uma combinação de uma calopsita de cara branca e uma calopsita Lutino. O gene branco elimina todo o amarelo e laranja presentes em um Lutino, enquanto o gene Lutino remove todo o preto e cinza. Isso resulta em uma calopsita toda branca com olhos vermelhos.
Pérola
Essa mutação acontece de forma semelhante à calopsita Pearl. O macho perderá suas marcas peroladas na primeira muda aos seis meses. No entanto, a fêmea mantém as marcas de pérola.
malhado
O Arlequim-de-cara-branca tem uma impressionante combinação de brancos e cinzas em um padrão aleatório. Assim como a calopsita, não é possível determinar visualmente o sexo dessas aves.
Se você está curioso sobre as muitas mutações de cores e tipos de calopsitas, não podemos recomendar o livro The Ultimate Guide to Cockatiels o suficiente!
Cuidando da calopsita branca
Depois de pegar a calopsita branca, veja como cuidar dela.
Asseio
A higiene entre as aves envolve aparar as unhas e o bico. Você pode levar seu animal de estimação ao veterinário para cortar o bico profissionalmente.
Em alguns lares, você também pode precisar cortar as asas do seu pássaro, especialmente se não for seguro para seus filhos pequenos. Você também pode fazer isso se as portas estiverem abertas, o que é arriscado quando o pássaro sai voando. Porém, se não houver perigo real, não é preciso aparar as asas porque a calopsita precisa delas para se exercitar e voar quando houver perigo.
Se você precisar cortá-los, leve seu animal de estimação ao veterinário para evitar ferimentos.
A calopsita branca também precisam tomar banhos frequentes. Isso ocorre porque eles tendem a produzir excesso de pó de penas. Você pode colocar uma tigela de água fria na gaiola duas a três vezes por semana para o pássaro se banhar.
Atividades
Calopsita branca gostam de escalar e brincar. Cuidar deles inclui fornecer muitos brinquedos para pássaros e exercícios. Você pode dar alguns brinquedos na gaiola para mantê-los estimulados. Além disso, dê-lhes algum tempo fora da gaiola para se exercitar.
Além disso, como pássaros sociais, eles precisam de companhia. Se você raramente fica em casa, é melhor conseguir um segundo pássaro para fazer companhia ao seu animal de estimação. Caso contrário, se deixados sozinhos, eles podem ser muito destrutivos para os itens de sua casa.
Problemas comuns de saúde
Esta espécie de ave é tipicamente resistente, saudável e fácil de manter. No entanto, como todos os pássaros de estimação, eles sofrem de alguns problemas de saúde em potencial. Para cuidar bem da sua calopsita, é bom saber quais os sinais de doença a que deve estar atento. A maioria dos sintomas se manifesta nas penas, excrementos e asas.
Aqui estão alguns dos mais comuns.
Distúrbios hepáticos
A doença hepática é prevalente entre as calopsitas. Essas infecções podem ser causadas por infecções parasitárias, bacterianas ou fúngicas. Eles também podem ser resultado de distúrbios metabólicos, deficiências nutricionais ou substâncias tóxicas.
Você precisa ficar atento a sintomas como fezes úmidas, abdômen inchado, aumento da sede ou dificuldade para respirar.
Infecções bacterianas
A falta de higiene ou o estresse causam infecções bacterianas na Calopsita branca. Alguns portadores de aves também podem infectar outras aves. Os sintomas dependerão da localização da infecção. Os sinais a serem observados incluem perda de peso, apatia e perda de apetite.
parasitas
Giardia é o parasita mais comum que afeta as aves da família dos psitacídeos. A calopsita branca também são propensas a esse problema, que causa problemas no estômago e nos intestinos da ave e afeta as funções normais de outros órgãos.
Os sintomas da infecção incluem diarréia, desnutrição, perda de peso e arrancamento de penas.
giárdia
As calopsitas também podem sofrer de um parasita interno chamado Giardia. Os sintomas disso incluem diarréia e coceira excessiva.
Infecções fúngicas
Outro problema que causa diarreia em Calopsitas são as infecções gastrointestinais por leveduras. Juntamente com fezes persistentes e líquidas, as aves que sofrem disso também podem regurgitar, ter falta de apetite e perder peso.
Obesidade
Calopsitas também são propensas à obesidade. Isso pode causar doença hepática gordurosa que pode levar à morte. Aves que comem uma dieta de sementes estão em maior risco para isso.
Problemas reprodutivos
Finalmente, calopsitas fêmeas podem apresentar problemas reprodutivos. Tais como ovo de ligação, ovos de casca mole ou sem casca, prolapso de oviduto e tumores reprodutivos.
Cuidados com Calopsitas Brancas
Grande parte dos cuidados com uma calopsita envolve enriquecimento, que vem de atividades como socialização e brincadeiras. Assim como nós, as Calopsitas podem sofrer de tédio.
Em algumas situações, a falta de enriquecimento pode resultar em comportamentos destrutivos, limpeza excessiva e aumento da ingestão de alimentos .
Você pode ajudar sua calopsita a evitar o tédio tirando-a diariamente da gaiola e fornecendo-lhe diversos recursos para mantê-la ocupada. Existem muitos brinquedos para calopsitas no mercado. Mas você também pode dar galhos, pedaços de madeira, papelão ou papel para mastigar.
Apenas certifique-se de que qualquer material que você der à sua calopsita não seja tóxico e não seja tratado com produtos químicos.
Dieta e Nutrição
As calopsitas de cara branca precisam ser alimentadas a cada duas horas; caso contrário, eles começarão a falar alto ao pedir comida.
Uma dieta saudável para pássaros consiste em várias sementes, nozes, brotos, frutas, vegetais e pellets comerciais. Essas calopsitas gostam de comer sementes; no entanto, você deve garantir que eles não sejam ricos em gordura, pois podem levar à obesidade e à doença hepática gordurosa.
Ao alimentar o seu animal de estimação com pellets, deve constituir 75-80% de toda a dieta. Frutas e legumes devem compensar o resto dos nutrientes.
Aves mais velhas acham mais difícil largar as sementes e começar a comer pellets. Se isso acontecer, deve consultar o seu veterinário sobre a melhor forma de planear as refeições do seu animal de estimação.
Para a criação de Calopsita Cara Branca, certifique-se de que a dieta seja rica em proteínas.
Exercício
O exercício é bom para sua calopsita branca. Para garantir que seu pássaro permaneça ativo e longe da obesidade, dê a ele uma gaiola grande o suficiente para voar. Esses pássaros adoram escalar; portanto, você deve incluir escadas e poleiros para que eles voem e brinquem.
Além do cercadinho, você também pode liberá-los da gaiola para voar pela casa por cerca de uma hora diariamente. Durante esse período, certifique-se de que as janelas e portas estejam fechadas para que não possam sair voando. Essa atividade é uma maneira de garantir que seu pássaro receba sua dose diária de exercício, além de ajudar na socialização.
Além disso, adicione alguns brinquedos para o pássaro brincar. Isso irá mantê-los mentalmente estimulados. Quando seu pássaro ficar entediado, ele começará a procurar coisas para mastigar e destruir coisas em sua casa. Além disso, a ave pode começar a beliscar e ficar mais agressiva.
Higiene e Cuidados Gerais
Além de enriquecimento e entretenimento, as Calopsitas requerem cuidados físicos
Isso inclui cortar as penas das asas e aparar as unhas. Se você é novo na posse de calopsita, pode levar sua calopsita a um veterinário que pode ensiná-lo a realizar essas tarefas em casa.
Sua calopsita deve consultar um veterinário pelo menos uma vez por ano para um exame físico anual. Bem como qualquer cuidado preventivo que o veterinário possa oferecer.
As calopsitas brancas requerem os mesmos cuidados que as outras calopsitas.
Onde adotar ou comprar uma calopsita branca
Por R$ 200 a RS $ 300, você pode obter uma calopsita branca de um criador respeitável. O preço depende da idade, mutação, saúde e personalidade da ave específica. Esta ave está disponível para venda em diferentes variedades no criador, incluindo cinza, lutino, pérola, malhado e canela.
A calopsita branca geralmente será mais caro. Se ficar difícil de encontrar, você pode consultar criadores em sua área para ajudá-lo a encontrar uma dessas raças. Você também pode verificar as lojas de animais que podem tê-los disponíveis em sua área.
Tipos de Cores de Calopsita
Genes de cores recessivas requerem um gene de cada pai para que essa cor apareça em seus filhotes de calopsita. Isso explica muitas das diferentes cores das calopsitas e suas variações. As mutações de cor de calopsita permitem que os criadores criem diferentes combinações de cores para seus pássaros.
As combinações de cores das calopsitas são vastas quando se considera as primárias e as combinações de mutações possíveis.
Atualmente, existem 50 mutações primárias de cor de calopsita, incluindo:
- Azul
- Pariblue
- lutino
- Limão e Platina
- Canela
- Diluir (Amarelo)
A lista é ainda maior para combinações de mutações. Alguns exemplos desses padrões de cores de calopsita incluem:
- Albino – Azul
- Creamino – Parblue Lutino
- Cinza – Cinza Verde Azul
- Azul Canela – Marfim
Uma cor “pied” em calopsitas significa que há uma aparência de cores misturadas. Uma mutação recessiva causa áreas livres de melanina na coloração da ave, de modo que ela parece ter colocado cores claras aleatoriamente em seu corpo.
Existem diferentes quantidades de coloração “arlequim”, e você pode ver referências a pieds “pesados” ou “leves” ou mesmo “arlequim”.
Resumo
A calopsita branca é uma ave deslumbrante. Suas características únicas o tornam um dos pássaros de estimação mais populares. Antes de trazer um para sua casa, é melhor garantir que você conheça todas as necessidades de saúde, dieta e nutrição, higiene e exercícios. Se você puder fornecê-los, seu pássaro de estimação viverá mais e se manterá saudável.
Este pássaro é um pássaro social; portanto, você precisará de um pássaro de companhia se raramente estiver em casa. Ele também adora se exercitar, portanto, certifique-se de fornecer os acessórios necessários na gaiola. As calopsitas branca são calmas e gentis quando bem socializadas e são excelentes animais de estimação.
Referencia: