Conheça o cachorrinho do mato e saiba mais sobre este inseto que não é tão assustador assim Seu apelido já é estranho: cachorrinho do mato. E seu nome real é mais estranho ainda: Atelocynus microtis, como é conhecido entre os estudiosos da fauna. Mas de cachorro o cachorrinho do mato não tem nada, pois na verdade ele é um inseto dos mais raros possíveis e que vive bem no meio da floresta amazônica, que de tão raro, já atraiu pesquisadores do mundo todo para seus estudos.
As poucas informações que encontramos hoje em veículos de comunicação são frutos de trabalhos de pesquisadores do mundo todo, com especial destaque para os colombianos, que foram fazer uma pesquisa in loco, andando por em extensas áreas de florestas primárias.
Quem já viu este animal cara a cara notou que ele não é dos mais amigáveis visualmente. Ele pode ser parecido com um escorpião, ou talvez com uma grande barata branca com antenas que tenha uma cabeça de escorpião. Este animal tem cor de areia e por isso não é fácil de ser visto na floresta, podendo ser pisado e comido por outros animais.
É por isso que sua cor é perfeita para uma camuflagem no piso, sendo um meio de defesa deste animal. Insetos pequenos costumam ter cores verdes ou de terra, é um sistema de defesa do inseto para se proteger dos predadores.
O que é um cachorrinho do mato?
A paquinha (Neocurtilla hexadactyla) é um inseto da ordem Orthoptera, a mesma dos grilos e dos gafanhotos. Pequena, com menos de 5 centímetros, possui o primeiro par de pernas adaptado para cavar o solo.
Este animal não é pequeno e é um pouco assustador, podendo ter um peso médio de 200 granas. Este inseto assusta mesmo quando visto cara a cara, pois possui nada menos que uma cauda pequena e curta, com presas na parte frontal, o qual lembra bastante um escorpião. À noite este inseto passa imperceptivelmente no piso e por isso é conhecido com um dos bichos mais sorrateiros a ser encontrado na floresta.
Ficha Técnica
- Nome científico: Gryllotalpidae
- Nomes populares: Paquinha, Paquinha-de-jardim, Grilo-toupeira, Cachorrinho-da-terra, Cachorro-d’água, Piloto, Ralo, Frade, Bicho-terra, Cachorrinho-d’água, Cachorrinho-do-mato, Cava-terra, Grilo-talpa
- Ordem: Orthoptera
- Classe: Insecta
- Filo: Arthropoda
- Reino: Animalia
- Partes afetadas: Brotos, Folhas, Raízes
- Sintomas: Manchas circuncritas de grama morta, buracos no jardim
O cachorrinho do mato escavam túneis logo abaixo da superfície do solo e criam câmaras, onde depositam cerca de seus ovos. Uma fêmea é capaz de produzir cerca de 200 ovos, distribuídos em 3 ou 4 câmaras, do tamanho de um ovo de galinha. O cachorrinho do mato tem hábito noturno, quando podem sair para se alimentar.
Elas se alimentam de matéria orgânica, o que inclui outros insetos, raízes e pequenas brotações. no entanto o maior dano que elas podem causar ao gramado diz respeito aos túneis que cavam. Estes túneis acabam expondo e fragilizando as raízes do gramado que passa a secar e morrer em áreas circunscritas. As plantas novas, por não terem um sistema radicular bem desenvolvido ainda, são as mais afetadas.
Ao contrário do que muitos podem pensar, os grilotalpas são inofensivos e nada peçonhentos. Ao pegá-los na mão, não se assuste, os pequenos beliscões que ele dá na pele são a tentativa de cavar para se esconder.
A prevenção da infestação, consiste em melhorar a drenagem ou reduzir as regas do jardim durante a primavera. Assim as fêmeas do inseto tendem a migrar a outros locais para desovar, em busca de umidade. Para controlar o cachorrinho do mato em jardins residenciais, podemos encharcar o terreno infestado com uma solução de água e detergente comum ou sabão.
Esta medida deve ser tomada à tardinha ou à noite, pois a aplicação da solução sob o sol pode prejudicar as plantas. Se a infestação for muito grande, com muitas paquinhas saindo dos buracos, após a aplicação da solução, deve-se lançar mão de inseticidas para reduzir o problema.
Em gramados muito extensos, como em campos de golfe, é possível tentar o controle biológico, com nematóides parasitários, como o Steinernema scapterisci e S. riobravos. No entanto, observa-se que em áreas de alta manutenção, com gramados irrigados e bem cuidados, o controle é menos efetivo e duradouro do que em áreas de baixa manutenção.
Onde encontrar o cachorrinho do mato no Brasil
Você encontrar um cachorrinho do mato em florestas tropicais como a Amazônia. Muita gente já encontrou em zona urbana, mas próximo a florestas, para onde eles podem migrar apenas por simplesmente sair andando a esmo da floresta, e podem, por consequência, se perder do habitat natural. Alguns deste espécime possuem asas e podem voar, e por isso podem ser vistos em copas de árvores.
O cachorrinho do mato são insetos da mesma ordem dos grilos e gafanhotos. O curioso, é que as patas que são super adaptadas para saltar nestes insetos, são modificadas para cavar nas paquinhas. As patas dianteiras são chamadas fossoriais, e são como pás, as do meio são adaptadas para a andar e as posteriores permanecem com a função de saltar, porém o salto é bastante raro no cachorrinho do mato. Elas são musculosas e cavadoras super eficientes.
Seu corpo é alongado, alcançando de 3 a 5 cm de comprimento. Ele é também robusto e de cor marrom a acinzentada, recoberto com pelos castanhos. As asas são do tipo tégmina e alcançam metade do abdomen. Possui longas antenas.
O que come um cachorrinho do mato
Este inseto se alimenta de outros insetos menores. Entretanto, ele pode se alimentar de folhas também, pois ele também é conhecido como uma formiga tropical. Não tem veneno que mate um animal, mas uma picada sua pode causar inchaço em um humano. Entretanto, não é um animal que derrube um homem ou que simplesmente cause a morte de um animal maior, apenas adormece ou causa um inchaço no corpo.
Como acabar com cachorrinho do mato?
Por incrível que pareça, não existe nenhum tipo de veneno que dê conta do cachorrinho do mato, mas existem algumas práticas que podem ajudar no controle de infestação. O uso de inseticidas, por exemplo, não mata, mas pode ajudar a afastar.
Qual o inseto cachorrinho do mato ?
O cachorrinho do mato, um inseto da mesma ordem dos grilos e gafanhotos também conhecido como grilo toupeira. Alguns dizem que é um inseto inofensivo, que não causam nenhum tipo de prejuízo a não ser aos gramados, porque elas escavam túneis para se esconder e com isso fazem com que o gramado nesses locais fique fragilizado.
Por que o cachorrinho do mato são insetos?
O cachorrinho do mato são insetos da mesma ordem dos grilos e gafanhotos. O curioso, é que as patas que são super adaptadas para saltar nestes insetos, são modificadas para cavar nas paquinhas. As patas dianteiras são chamadas fossoriais, e são como pás, as do meio são adaptadas para a andar e as posteriores permanecem com a função de saltar .
Como controlar o cachorrinho do mato em hortaliças?
cachorrinho do mato Em Hortaliças: Como Controlar? A paquinha, um inseto da mesma ordem dos grilos e gafanhotos também conhecido como grilo toupeira.
Referencia: