Algumas raças de cães permanecem mais agressivas porque foram criadas para caçar ou lutar por gerações.
Muitos cães agressivos são amorosos com suas famílias, mas devem ser adequadamente treinados e socializados desde cedo para receber visitantes.
4 milhões de pessoas são mordidas por cães a cada ano.
Embora frequentemente tenhamos cães como animais de estimação , é importante lembrar que eles são descendentes de lobos . Eles podem ser domesticados, mas os cães são animais no final do dia. Além disso, muitos deles foram criados para fins violentos, como caça e defesa doméstica. Não é de admirar que 4 milhões de pessoas sejam mordidas por cães a cada ano. É por isso que elaboramos a lista das raças de cães mais perigosas para este ano, com base nas raças que mordem com mais frequência e nas raças que têm os ataques mais fatais atribuídos a elas.
Com esta lista de raças de cães agressivas, você pode avaliar o risco de possuir ou estar perto de raças de cães que são potencialmente prejudiciais para você.
O que torna as raças de cães mais perigosas ameaçadoras?
As raças de cães que têm tamanho, poder e temperamento para prejudicar os outros são as mais perigosas.
Raças de cães perigosas não são necessariamente as raças de cães mais agressivas. Um chihuahua pode ser uma raça muito agressiva e territorial, mas isso não significa que seja muito perigoso. Afinal, o cão pesa menos de 10 quilos na maioria dos casos, por isso não representa uma ameaça para os seres humanos.
Em vez disso, nos concentramos em selecionar uma lista de cães que têm potencial para comportamento agressivo com base na finalidade para a qual foram criados, bem como no tamanho físico para serem prejudiciais. Em outras palavras, a vontade de se tornar violento e a capacidade de ferir pessoas ou outros cães são as coisas que tornam essas raças de cães mais perigosas.
Por que algumas raças de cães são mais agressivas e propensas a atacar?
Natureza e criação desempenham um papel em tornar algumas raças de cães mais propensas a atacar.
Os cães podem ser socializados dentro de casa para serem gentis e amorosos, mas sempre há uma parte de um animal domesticado que permanece selvagem. Algumas raças de cães permanecem mais agressivas porque foram criadas para serem animais de caça ferozes por gerações. Outros foram resgatados de uma situação em que foram socializados para serem violentos, como cães de briga.
Além disso, nem toda situação doméstica é boa para um cachorro. Estudos mostraram que alguns cães ferozes foram criados por pessoas com tendências psicopáticas , e essas pessoas se tornaram uma influência perigosa para os cães, resultando em maus resultados.
Quando um cão com problemas é apresentado a crianças pequenas, outros animais de estimação ou pessoas que não conseguem lidar com animais adequadamente, coisas ruins acontecem.
A raça de um cão é uma parte da equação que contribui para sua propensão à violência, mas é uma peça significativa que não pode e não deve ser ignorada.
As 10 raças de cães mais perigosas
Os cães mais perigosos nem sempre são os que mais atacam, mas sim os que podem ferir outros cães e humanos.
Determinar as raças de cães mais perigosas é uma questão de observar quais cães foram responsáveis pelo maior número de mordidas fatais durante um período de tempo. Com base em uma coleção de informações de 2005 a 2017, compilamos uma lista de raças de cães agressivas com maior probabilidade de matar uma pessoa, tornando-as as raças mais perigosas.
Comparando essas informações com dados sobre ataques fatais em 2021 , podemos tirar conclusões sobre as raças de cães que continuarão sendo as mais mortais no próximo ano.
1. Pit Bull
Pit bulls têm a maior taxa de ataques fatais
Os pit bulls podem ser animais adoráveis, mas têm a maior taxa de ataques fatais do que qualquer outro cão.
Embora não seja surpresa para a maioria das pessoas que estudam raças de cães perigosas, o pit bull é o cão mais perigoso. Embora não seja uma raça reconhecida pelo American Kennel Club, “pit bull” é um termo usado para incluir bulldogs e terriers , em vez de uma única raça de cachorro. De acordo com o referido estudo, durante um período de 13 anos, o pit bull foi responsável por 284 mortes, cerca de 2/3 de todos os ataques fatais de cães nos Estados Unidos .
Essa é uma estatística bastante desanimadora quando se considera que apenas 6% de todos os cães nos Estados Unidos são pit bulls. Eles foram criados para serem perigosos por gerações como cães de caça e cães de briga, então não é surpresa que esses cães continuem sendo uma ameaça até hoje.
Outra razão pela qual os pit bulls são a raça de cachorro mais perigosa é que eles têm corpos grandes (pesando até 80 libras), mandíbulas fortes e grandes instintos assassinos. Seres humanos e outros animais não têm chance contra um pit bull. Ainda assim, muitas pessoas insistem que esses animais são apenas um produto de sua criação e têm pit bulls amorosos como animais de estimação.
2. Rottweiler
O Rottweiler foi originalmente criado para pastorear gado e puxar carroças.
Antes de os pit bulls chegarem à consciência pública como animais altamente perigosos, os rottweilers eram frequentemente considerados a raça de cães mais perigosa do mundo. Esses cães podem crescer até 25 polegadas de altura e pesar 120 libras ou mais e ainda ser saudáveis.
Eles têm corpos grandes e um temperamento que pode se tornar desagradável em algumas situações. Especificamente, o cão se tornará muito amigável e protetor com as pessoas de sua casa, mas essa proteção não se estende aos visitantes.
Rottweilers são bem conhecidos por serem poderosos, protetores e leais, e podem ser perigosos quando atacam intrusos. Embora os Rottweilers não sejam uma ameaça para a família, eles costumam ser muito agressivos quando protegem seus donos.
Durante o mesmo ínterim que discutimos com o pit bull, o rottweiler foi responsável por 45 ataques fatais, compreendendo 10% de todos os ataques fatais testemunhados naquele período nos Estados Unidos. Rottweilers também têm uma mordida terrivelmente poderosa que eles sabem usar com grande efeito.
3. Pastor Alemão
O pastor alemão é comumente usado como cão policial e militar.
Os pastores alemães são cães de trabalho que foram usados em forças militares e policiais nas últimas décadas. As razões para esta escolha são óbvias: são cães robustos, inteligentes, poderosos e perigosos que podem infligir ataques mortais às pessoas.
Pesando cerca de 90 libras e com mais de 2 pés de altura, a raça pastor alemão é perfeita para reduzir as ameaças humanas. A criação geracional em cães de trabalho resultou em uma ferramenta altamente eficaz.
Infelizmente, no que diz respeito às raças de cães agressivos, os pastores alemães se destacam em agressividade e territorialidade, e foram a causa de 20 mortes (cerca de 5% de todas as mortes por mordidas de cães) e numerosos incidentes de mordidas não fatais. O único lado positivo, neste caso, é que esta raça é altamente treinável.
4. Bulldog Americano
Os buldogues americanos são altamente enérgicos e mais fortes do que muitos outros cães.
Ao contrário de seus equivalentes britânicos, o buldogue americano ainda é um poderoso animal de trabalho que não foi superado à inutilidade. Com apenas 30 polegadas de altura, esses cães podem acumular músculos e pesar mais de 100 libras. São cães grossos, fortes e muito perigosos quando atacam.
Durante o estudo de 13 anos, os buldogues americanos foram responsáveis por 15 mortes, cerca de 3,5% de todos os ataques fatais. Embora não seja um número grande, é significativo quando se considera que esta raça raramente é mencionada ao lado de alguns dos outros cães perigosos.
Não se engane - esta raça tem uma mordida poderosa e a capacidade de pular alto o suficiente e com força suficiente para derrubar um adulto de costas.
5. Bullmastiff
Bullmastiffs são cães grandes e fortes que podem se tornar territoriais
Devotado, alerta e destemido são termos que se aplicam à raça bullmastiff , e é por isso que as pessoas os valorizam como animais de estimação. Eles protegerão sua casa e seu quintal, mas podem não gostar da presença de estranhos, e esse comportamento deve ser controlado desde tenra idade para evitar ataques.
Embora os ataques de bullmastiffs sejam relativamente raros, o fato é que esses cães são tão grandes que, quando atacam uma pessoa ou outro animal, o dano é grave. Eles podem atingir 130 libras e ter 27 polegadas de altura ou mais.
Esses cães foram responsáveis por 3,2% de todos os ataques fatais ocorridos ao longo dos 13 anos do estudo, representando apenas 14 mortes. No entanto, quando se considera a relativa raridade do animal nos EUA, é sinal de que o cachorro é perigoso.
6. Huskies Siberianos
Os huskies siberianos são valorizados por sua aparência de lobo
O husky siberiano é um cão de trabalho forte que tem uma mordida poderosa.
Os huskies siberianos são valorizados por sua aparência de lobo. Você não deve se surpreender ao descobrir que cães que compartilham olhares com animais selvagens se comportam um pouco como eles.
Huskies foram usados como cães de trenó nas regiões mais frias do Canadá e dos Estados Unidos . Apesar de pesarem apenas 30 quilos, são fortes para seu tamanho e animais muito independentes. Esses cães são altamente motivados pela captura de presas. A maioria dos animais menores que eles, incluindo humanos, podem parecer presas para eles.
Nesse caso, são seus instintos de sobrevivência que os colocam em apuros. Huskies foram responsáveis por 3% de todos os ataques fatais no estudo que citamos. Embora esses animais sejam amigáveis na maioria das vezes, eles são conhecidos por atacar crianças e adultos que os desafiam mesmo sem histórico de agressão.
7. Labrador Retriever
Labrador retrievers respondem a ameaças percebidas com violência
O labrador retriever é um cão de caça que foi criado para trabalhar ao lado dos seres humanos. Eles são cães bastante grandes, pesando até 80 libras e medindo apenas 2 pés de altura. Os labradores costumam ser considerados cães amigos da família e são cães de guarda ruins por sua natureza confiável.
Então, como é que os labradores se tornaram responsáveis por 2,1% de todas as mortes no estudo? Na maioria das vezes, acredita-se que o labrador esteja defendendo seu território ou até mesmo sua comida. Às vezes, os humanos inadvertidamente encurralam seu cachorro em um canto e o fazem se sentir ameaçado quando estão corrigindo seu comportamento.
De qualquer forma, os labradores não são animais altamente agressivos, mas podem tombar ou morder humanos severamente .
8. Boxeador
Boxer tigrado em pé ao lado do arbusto com a cabeça inclinada para o lado
Os boxers parecem bobos, mas são cães fortes que não gostam de forasteiros.
Os Boxers são cães interessantes porque são ao mesmo tempo incrivelmente idiotas em termos de aparência, mas foram criados para serem cães de trabalho. Esses cães têm muita energia e podem pesar até 80 quilos de músculos.
Quando você combina suas capacidades físicas com sua natureza protetora, é fácil ver por que os boxeadores podem ser tão problemáticos. Se alguém em quem o cão não confia fizer algo que considere ameaçador perto de seu dono, o cão pode atacar com habilidade.
Os boxeadores causaram apenas 7 mortes nos últimos anos, mas também têm propensão a mordidas não fatais. Como outras raças perigosas, você só deve adquirir esta raça se souber como lidar e treinar um cão.
9. Dobermann Pinscher
Doberman pinschers foram criados como cães de guarda
Doberman pinschers já foram comuns como cães de guarda e policiais e, portanto, têm a reputação de serem intimidadores e agressivos.
O Doberman pinscher tem uma silhueta icônica que é facilmente identificada pelas orelhas cortadas, costas retas e olhar de alerta constante. Esses animais foram usados como cães de guarda, um trabalho que desempenharam tão bem que se tornaram quase sinônimos do trabalho, deixando de lado os pastores alemães.
O nome “pinscher” vem de um termo alemão que se refere ao seu hábito de atacar e morder presas. Esta é outra raça que foi criada por gerações para se tornar cães de ataque perfeitos. Não deve ser nenhuma surpresa que eles sejam bastante perigosos.
Dobermans foram responsáveis por cerca de 6 mortes na época do estudo, bem como muitos incidentes de mordidas. Embora não seja tão prolífico no número de mortes quanto outros cães, a raça é perigosa e capaz de causar ferimentos graves. Eles têm entre 2 pés e 3 pés de altura e pesam mais de 80 libras.
10. Malamute do Alasca
O malamute do Alasca são cães grandes e poderosos
Malamutes do Alasca são maiores, mais fortes e mais selvagens que os huskies
Por último, temos o Malamute do Alasca , um cão muito parecido com o husky siberiano. A principal diferença é que o Malamute do Alasca é muito maior do que suas contrapartes de vida de lobo. Esses cães podem pesar quase 90 libras e ter 26 polegadas de altura, por isso são bastante grandes e poderosos.
Eles também são altamente enérgicos e adoram pular e se meter em travessuras. Infelizmente, esses cães não são conhecidos por ceder aos desejos de seus donos, então eles devem ser bem treinados desde tenra idade.
Embora sejam responsáveis por apenas 4 mortes, o Malamute do Alasca ainda está na lista de cães perigosos por causa de sua mordida poderosa e vontade de usá-la contra os outros.
Outra raça perigosa de cães que poderíamos ter adicionado a esta lista são os cães de raça mista. Eles compuseram um número significativo de mordidas fatais emitidas ao longo dos anos, mas é difícil contribuir para uma categoria de “raça mista” quando não há dados disponíveis sobre o que compreende sua raça.
Ao todo, essas dez raças de cães representam as mais perigosas com base apenas no número de pessoas que matam e na frequência com que atacam outras. Eles estão ameaçando não apenas por causa de suas ações, mas também porque têm o potencial de causar danos terríveis.
Considerações finais sobre as raças de cães mais perigosas
O treinamento e a educação de um cão podem superar muitos desafios trazidos por sua raça.
Como dissemos, você pode socializar um cachorro para ser gentil e prestativo em sua casa, mas é difícil para ele ignorar seus instintos. Além disso, outros fatores podem desempenhar um papel na probabilidade de o cão morder você. Esses incluem:
- Sexo (os machos são mais propensos a morder)
- Castrados ou castrados (cães não castrados ou não castrados são mais agressivos e territoriais)
- Agressão na cerca (Pessoas abordam cães que estão defendendo suas casas)
- Aproximar-se de cães desconhecidos
Todos esses são fatores que podem influenciar um cenário de mordida de cachorro. Embora possa ser tentador olhar para a raça de um cachorro como a única razão para ele atacar alguém, outras razões também são influentes.
As raças de cães que listamos aqui são perigosas o suficiente para que os donos precisem tomar precauções extras, mas isso não significa que sejam muito perigosos de se ter. Cada cão é diferente, e aqueles criados em ambientes adequados e não sujeitos a crianças intrometidas ou outros animais de estimação têm uma boa chance de permanecerem pacíficos por toda a vida.
Referencia;