Porque shih tzu come fezes? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Porque shih tzu come fezes?

Depois de anos convivendo com um shih tzu, não há muito que me enoje. Mas a única coisa que ainda faz e sempre fará é comer cocô! E não há nada pior do que limpar cocô de cachorro.

Meu shih tzu mais novo tem uma tendência a comer apenas o cocô do meu cachorro mais velho. Felizmente, ele não come seu próprio cocô ou o de outros cães que vemos em caminhadas. E quando se trata de cocô de animais selvagens, ele prefere rolar em cocô de coelho do que comê-lo.

Quando um shih tzu come fezes, isso é chamado de coprofagia. Eles podem comer o próprio cocô ou de outro animal, como a "gatinha rocha" do gato da caixa de areia ou fezes de coelho no quintal.

Comer cocô é mais comum em filhotes de shih tzu, mas pode se tornar um problema vitalício se não for resolvido. E é algo que você vai querer parar, pois comer cocô pode indicar problemas de saúde e traz riscos à saúde, considerando que nossos cães colocam a boca em muitas coisas em nossas casas (inclusive nos lambendo).

Em minha busca para resolver esse problema de shih tzu come fezes, aprendi muito conversando com meu veterinário sobre por que os shih tzu fazem isso e o que realmente funciona para impedi-lo.

Um shih tzu pode comer fezes porque está faltando nutrientes importantes em sua própria dieta ou não está absorvendo adequadamente certos nutrientes em seus alimentos durante a digestão (chamado má absorção). Um estudo descobriu que cães cujas dietas eram deficientes em tiamina (vitamina B1) desenvolveram coprofagia. Se o seu veterinário suspeitar de deficiências, ele fará testes específicos não incluídos em um exame de sangue de bem-estar usual. Deficiências nutricionais não são comuns em cães alimentados com dietas comerciais e, em vez disso, são mais comuns em cães alimentados com dietas cruas ou caseiras.

Coprofagia o que é?

Uma grande parte de parar algo é entender o que é e as razões por trás disso. 

A coprofagia refere-se ao ato de ingerir fezes. Pode ser do próprio cão ou de outro animal, como outros cães ou gatos. 

Um Shih Tzu pode fazer isso sob a supervisão de seu dono ou apenas quando estiver sozinho em casa. 

A maioria dos cães que comem seu próprio cocô estão sendo alimentados o suficiente, então pode parecer que isso não pode ser devido à fome. 

Esse tipo de comportamento pode ser observado em cães de todas as idades, desde filhotes até idosos. Na maioria dos casos, esse será um problema crônico e contínuo até que o proprietário faça as alterações apropriadas. 

Você pode estar se perguntando se um Shih Tzu pode ficar doente por comer fezes. Em alguns casos, a resposta é sim. Se um cão está sendo tratado para vermes, se os vermes que estão sendo eliminados do corpo forem ingeridos, isso pode causar uma reinfestação. 

Se um Shih Tzu comeu fezes pertencentes a outro cão, vermes e certas doenças podem ser transmitidas, incluindo campilobacteriose, corona, criptosporidiose, giardíase, parvovirose e salmonelose. 

Se um Shih Tzu está comendo cocô de gato, quaisquer vermes presentes podem ser transmitidos, bem como doenças como clostrídios, campilobacteriose e salmonela. E para todos os Shih Tzu, uma das principais causas de coprofagia aponta para problemas com a dieta, que por si só pode levar a problemas de saúde. 

Razões pelas quais um Shih Tzu vai comer fezes

Coprofagia significa ingestão de fezes, e não é um  comportamento incomum em Shih Tzu ou em caninos em geral. Pode ser intrigante e preocupante, e deixar os donos se perguntando por que seu cachorro ou cachorro está fazendo isso e como fazer isso parar.

Existem várias razões pelas quais um Shih Tzu pode estar comendo cocô, seja o próprio ou de outro cachorro. Na maioria dos casos, a coprofagia é uma bandeira vermelha de que algo mais precisa ser tratado. E, felizmente, existem várias etapas que você pode seguir para impedir que isso aconteça. 

Problemas médicos subjacentes

Se um shih tzu de repente começar a comer fezes, pode ser um sinal de problemas de saúde que causam aumento do apetite, como diabetes, doença de Cushing, hipotireoidismo, insuficiência pancreática exócrina ou qualquer doença gastrointestinal que cause má absorção. Doenças que podem levar à pica (comer coisas inadequadas), como doença hepática e anemia, podem resultar em coprofagia. A disfunção cognitiva canina ("demência canina") também pode contribuir para esse comportamento.

Parasitas intestinais

Parasitas intestinais, como lombrigas, ancilostomídeos ou tricurídeos, "roubam" nutrientes da dieta do seu cão, o que pode causar inflamação e má absorção. Isso pode levar à coprofagia.

Ansiedade

Comer fezes pode ser um sintoma de ansiedade ou estresse subjacente em um shih tzu. Isso pode ser ansiedade de separação ou angústia de isolamento, ou um cão que está tentando evitar a punição durante o treinamento do xixi(escondendo as evidências!). 

Fome

Comer fezes pode ser um sinal de que um shih tzu está simplesmente com fome e buscando mais calorias. Cães que estão tomando tratamentos com esteróides, como prednisona, geralmente têm um apetite maior e podem começar a comer cocô.

Limpando a "Casa"

Ao criar uma ninhada de filhotes, nas primeiras semanas após o nascimento, a cadela lambe o traseiro dos filhotes para estimular os movimentos intestinais e depois come as fezes dos filhotes. Este é um comportamento completamente normal e esperado e acredita-se que aconteça devido ao seu desejo de manter a área da toca limpa e se proteger contra predadores (que podem sentir o cheiro do cocô e, portanto, encontrar o local da toca).

É apenas um gosto bom!

Embora possamos torcer o nariz automaticamente com a ideia de que nossos shih tzu simplesmente acham o cocô saboroso, pode ser que eles gostem do sabor. As fezes são simplesmente alimentos digeridos. E se seu shih tzuestá comendo outras fezes de cachorro ou gato, para eles, é só mais uma fonte de proteína! Se eles preferem cocô de cavalo ou coelho, talvez gostem do sabor das plantas digeridas.

Associação Inapropriada com Alimentos

Isso está relacionado ao ponto anterior sobre os shih tzu gostarem do sabor das fezes. Em alguns casos, um cão pode associar cocô a comida porque a área de alimentação estava localizada muito perto da área do penico durante as fases críticas de desenvolvimento. Isso pode acontecer com cães que passaram muito tempo confinados sem um penico separado, como em fábricas de filhotes ou abrigos superlotados.

Busca de atenção ou tédio

Os shih tzu aprendem rapidamente que comer cocô é uma maneira infalível de chamar sua atenção, pois quando vemos isso acontecer, tendemos a responder imediatamente gritando e correndo atrás deles. Eles podem começar a repetir esse comportamento para chamar sua atenção e podem até vê-lo como um jogo divertido quando você está por perto.

Se um shih tzuestá entediado, ele pode procurar coisas para se entregar, incluindo encontrar e comer fezes no quintal ou enfrentar o desafio de acessar a caixa de areia do gato para um lanche.

Estresse e tédio geralmente andam de mãos dadas. Um cão entediado que não está em paz e um cão estressado podem se sentir melhor se forem distraídos. Uma vez que seu Shih Tzu está mais relaxado e ocupado ao longo do dia, isso pode reduzir bastante a coprofagia. 

Aqui estão algumas dicas úteis:

  • Mantenha seu Shih Tzu em movimento. Esta raça deve ser exercitada duas vezes por dia, com caminhadas rápidas de pelo menos 20 minutos cada. É bom para o corpo, bom para o coração e ótimo para a mente.
  • Incorpore brincadeiras. Embora você sem dúvida tenha dias agitados, uma parte importante da posse de um animal de estimação é arranjar tempo para interação. Faça pelo menos 20 minutos de jogo ou busca ou outra atividade, idealmente uma vez por dia. 
  • Comece a ensinar comandos , mesmo os básicos de sentar, vir, buscar e deitar. O processo de treinamento e aprender a obedecer aos comandos com sucesso pode aumentar a auto-estima de um cão, e o tempo que você dedica ao trabalho com seu Shih Tzu é outra atividade para mantê-lo ocupado. 
  • Dê uma olhada na vibração geral da casa para ver se é muito caótica. Há muito tráfego de pedestres? Muito barulho? Ou crianças pequenas que um Shih Tzu mais velho está tendo dificuldade em tolerar?

Como fazer seu shih tzu parar de comer cocô

Emparelhado com problemas de dieta, mas também visto por conta própria, altos níveis de estresse podem levar um Shih Tzu a ingerir fezes. Esse é um comportamento de autocontrole observado em cães e é comum entre aqueles que ficam sozinhos em casa ou em lares caóticos.

Fale com o seu veterinário

A primeira coisa que sempre queremos fazer é descartar motivos de saúde para problemas de comportamento. Fale com seu veterinário sobre o comportamento de comer cocô do seu shih tzu. Pergunte se eles têm recomendações sobre alimentos ou suplementos para adicionar à dieta. Eles podem encaminhá-lo a um nutricionista veterinário para mais testes e tratamento.

A solução: evite comer cocô com gerenciamento

A coisa mais eficaz que você pode fazer, não importa o motivo pelo qual seu shih tzu está comendo cocô, é remover o acesso a ele. Se eles não conseguem alcançá-lo, eles não podem comê-lo! Como você faz isso depende do cocô de quem eles estão comendo.

Pegue o cocô imediatamente.

Para o meu shih tzu, ele prefere o cocô da minha cadela mais velha, mas não o dele. Isso significa que devo ser muito rápido para ensacar imediatamente o cocô dela quando ela for embora. Mas tenho mais liberdade quando se trata de recolher seu cocô no quintal. Sempre que saímos para fazer uma pausa para o penico no quintal, certifico-me de ter uma sacola pronta no bolso e fico de olho nela para ter certeza de que não perco nenhum excremento. Esteja preparado com sua pá de cocô ou sacos de cocô sempre que levar seus cães para fora.

Mantenha seu shih tzu fora da caixa de areia.

Bloqueie o acesso do seu shih tzu à caixa de areia do gato. Use portões ou locais estratégicos para a caixa de areia e certifique-se de limpá-la regularmente. 

Evite a eliminação.

Os shih tzu são necrófagos por natureza, e "treiná-los" para isso é uma grande pergunta. Em alguns casos, gerenciar seu ambiente e usar ferramentas anti-eliminação resolve o problema. Mas, para casos extremos, enquanto você ensina seu cão a deixar o cocô em paz, invista nessas ferramentas para evitar que ele pratique esse comportamento indesejado.

Focinheiras anti-limpeza. Eu recomendo o treinamento de focinheira para todos os shih tzu, mas é particularmente útil para cães que gostam de agarrar e comer fezes. Escolha uma focinheira de cesta projetada com uma proteção frontal.

Alimente seu shih tzu com alimentos de alta qualidade

Consulte o seu veterinário para ter certeza de que a comida do seu cão é uma dieta balanceada e de alta qualidade, apropriada para a idade e o nível de atividade do seu cão. Para funcionar adequadamente, os cães precisam de uma dieta balanceada contendo proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e minerais que correspondam à sua fase de vida.

Você deseja alimentar uma dieta baseada em carne (listada nos primeiros dois a três ingredientes), mas que também tenha um equilíbrio de carboidratos (vegetais, grãos de qualidade e frutas).

Alimente seu shih tzu com mais frequência

Alimentar seu shih tzu com refeições menores com mais frequência ao longo do dia pode ajudar a reduzir a fome e o comportamento de limpeza, o que pode estar contribuindo para a coprofagia. Esteja ciente de que, se você ainda estiver trabalhando no treinamento do seu cão para usar o penico, alterar a frequência das refeições pode afetar quantas vezes e o tempo que eles precisam para ir ao banheiro # 2 todos os dias.

Aumentar o Enriquecimento Mental

Para reduzir o tédio e diminuir o estresse, dê ao seu shih tzu o mais jogos cerebrais e enriquecimento mental. Lamber, mastigar e cheirar são especialmente úteis para descompressão e redução da ansiedade. A maneira mais fácil de enriquecer a vida do seu cão é fazer de cada refeição uma atividade cerebral ou de forrageamento. Você pode fazer isso com um tapete de rapé ou alimentador de quebra-cabeça. Existem inúmeras maneiras de aumentar o enriquecimento, muitas das quais não envolvem mais comida. 

Ensine seu shih tzu a deixar cocô sozinho

Você pode treinar seu shih tzu para deixar as coisas em paz quando solicitado; você só precisa apresentar e praticar a deixa . Uma coisa a se pensar aqui é que normalmente temos que estar presentes para dizer "deixe isso" para que nossos cães realmente tenham sucesso com isso. Combine a prática de deixá-lo com técnicas de gerenciamento e prevenção para o verdadeiro sucesso.

Você pode levar a deixa regular para o próximo nível, ensinando uma deixa automática. Esta habilidade é difícil e requer um pouco de prática! Isso pode ser feito, mas esteja ciente de que você está competindo com o instinto natural de um cão de vasculhar. Para introduzir uma saída automática, você deve fazer da presença do cocô a deixa para o seu shih tzu, não o seu verbal "deixa".

Quando eles perceberem, simplesmente espere.

Quando eles virarem a cabeça ou se afastarem do cocô, diga "sim!" (ou clique se estiver usando um clicker) e recompense pesadamente a uma distância da pilha de cocô.

Repita, repita, repita.

Este processo leva tempo e muitas repetições. É melhor trabalhar com um treinador certificado nessa habilidade, pois é o que consideramos uma habilidade de "nível universitário", e o treinamento precisa ser adaptado a cada shih tzu para obter o melhor sucesso. Em alguns casos, podemos instalar uma transferência de sinalização, onde ensinamos o cão a lembrar quando encontra cocô ou fazer um check-in automático. Depende das habilidades fundamentais do cão e do contexto que geralmente termina comendo cocô.

Produtos dissuasores de comer cocô

Existem alguns produtos diferentes disponíveis que afirmam impedir a ingestão de cocô em cães. Infelizmente, os produtos dissuasores de comer cocô vendidos sem receita simplesmente não cumprem suas promessas. De acordo com este estudo de 2018 , "não houve resultados bem-sucedidos no tratamento da coprofagia com nenhum dos produtos comerciais".

Se for difícil controlar o ambiente do seu shih tzu para evitar que coma fezes, você pode estar pensando em tentar um impedimento. Primeiro: fale com seu veterinário sobre o que ele pode recomendar e quais ingredientes, se houver, podem interagir com qualquer medicamento que seu cão esteja tomando. Eu recomendo primeiro tentar aditivos dietéticos naturais para equilibrar o sistema gastrointestinal do seu cão antes de explorar os produtos comerciais.

Dissuasores naturais de comer cocô

Enzimas digestivas: consulte o seu veterinário para determinar se o seu shih tzu precisa de enzimas digestivas, que normalmente só estão disponíveis mediante receita médica. Eles podem ajudar a melhorar a digestão e a absorção de nutrientes, resultando em fezes menos palatáveis.

Suplementos de vitamina B: Se seu animal de estimação for diagnosticado com um problema de má absorção ou deficiência de vitamina B, seu veterinário pode recomendar injeções de complexo B.

Abóbora enlatada: Adicione algumas colheres de chá a colheres de sopa de abóbora enlatada (dependendo do tamanho do seu cão) à comida. Isso aumenta o teor de fibras e pode tornar as fezes menos atraentes para comer. Nota: Use apenas abóbora pura - evite recheio de torta de abóbora.

Vegetais Verdes: Adicione vegetais ricos em fibras à dieta do seu cão, como espinafre, couve, feijão verde ou brócolis.

Pequena quantidade de grãos bem cozidos: como aveia cozida, arroz ou quinoa.

Abacaxi: Não há estudos científicos para apoiar isso, mas uma velha lenda sugere que alimentar seu cão com pequenos pedaços de abacaxi fresco (nunca enlatado) tornará o sabor de seu cocô desagradável.

Existem algumas recomendações que aparecerão no Google quando você pesquisar remédios caseiros para shih tzu parar de comer cocô. Tenha muito cuidado com o que você tenta com seu cão, e é sempre uma boa ideia perguntar primeiro ao seu veterinário. Conforme mencionado acima, com amaciantes de carne, pode haver ingredientes adicionais que podem ser tóxicos para cães. Por exemplo, uma sugestão que encontrei é polvilhar balas de menta trituradas na comida de um cachorro, mas muitas balas de menta sem açúcar contêm o substituto do açúcar, o xilitol - que é  extremamente perigoso para os cães.

Para Resumir

É um hábito perturbador quando um shih tzu come seu próprio cocô, mas ainda mais do que isso, muitas vezes é um alerta de que há algo que precisa ser resolvido.

Descartar problemas de saúde, abordar um problema de absorção de nutrientes, mudar para um alimento superior, limitar o acesso, trabalhar para resolver os níveis de estresse e tédio e usar um impedimento são métodos que funcionarão juntos para finalmente interromper os problemas de coprofagia que um Shih Tzu pode estar tendo. 

Referencia:

Gostou do Post? Confira também:

Cientistas comprovam que os shih tzu entendem cada palavra que dizemos

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato