Você pode conhecer o maltês por seus pelos longos e sedosos ou pela pequena estatura de 3 kg. Não deixe que isso o engane - esta raça de cachorro é um ótimo cão de guarda e companheiro de sofá. Os malteses são altamente inteligentes e, com treinamento, são capazes de se destacar em percursos de agilidade ou manobras avançadas.
Embora muitas vezes teimosos, eles respondem bem ao treinamento baseado em recompensas. Sua personalidade altamente adaptável é um ótimo companheiro para pais de animais de estimação de todas as idades e é uma das muitas razões pelas quais o maltês frequentemente se enquadra no top 20 das raças de cães mais populares da América .
Os donos de animais de estimação geralmente descrevem seus malteses como corajosos, brincalhões, gentis e animados.
Um cão doce e inteligente, o maltês é instantaneamente reconhecível graças à sua pelagem sedosa e glamorosa. De estatura pequena, são cães corajosos que cumprimentam a todos com uma abordagem amigável.
Acredita-se que tenham se originado há milhares de anos no Mediterrâneo, os cães sempre tiveram um status elevado, favorecido por filósofos e pela realeza.
História de maltês
É complicado identificar a origem exata da raça maltesa porque é muito antiga. Eles trotaram pelo Mediterrâneo por milhares de anos. Muitos acreditam que a raça foi trazida para a ilha de Malta, na costa da Itália, durante sua colonização pelos fenícios.
Os cachorrinhos brancos eram apreciados, principalmente pelas mulheres, por seu rosto proporcional e pelos elegantes. Ter um maltês no colo passou a ser sinônimo de riqueza, servindo como símbolo de status acima de tudo.
Essa narrativa continuou com as mulheres do Império Romano “usando” seu maltês como acessório, talvez espiando pela manga.
As pessoas na China acabaram adotando a raça, mantendo viva a longa linhagem. A raça mais tarde se tornou um item básico em exposições de cães e fez parte da primeira exposição de Westminster em Nova York no final do século XIX.
Características da raça
- Raça antiga favorecida pela realeza
- Pelo branco, sedoso, até o chão
- Expectativa de vida maltesa = 12 - 15 anos
- Tamanho médio = 20 - 25cm
- Peso médio = 1 - 3 kg
- Custo mensal estimado = Médio
- Necessidades de exercício = Baixa
- Necessidades de atenção = Alta
- Sociabilidade = Médio
Aparência maltês
Os malteses estão na categoria de raça toy e pesam menos de 3 kg. Sua aparência mais tradicional é aquela com um pelo branco puro esvoaçante, no entanto, mais donos de animais começaram a cortá-lo para facilitar a manutenção contínua. O corte mais comprido pode até cair pelas laterais do corpo, chegando até o chão. Os donos de animais de estimação que preferem esse visual geralmente amarram o cabelo em volta do rosto em um nó superior - arco incluído.
Os padrões formais da raça sugerem que a pelagem deve ter uma textura lisa: qualquer curvatura ou torção é questionável. Na Rover, pensamos que, independentemente da textura ou corte de cabelo, eles são inegavelmente fofos. Além disso, longos ou curtos, eles perdem relativamente pouco.
Tanto os olhos quanto o nariz de um maltês são escuros, até mesmo de cor preta. Sua cabeça é mais arredondada do que muitas outras raças com focinho de comprimento médio. Os malteses têm orelhas de implantação baixa, com pelos emplumados.
Personalidade maltês
O maltês é uma raça popular por um bom motivo. Eles são inteligentes, brincalhões e doces. Embora seu comportamento seja relativamente moderado, os donos de animais de estimação podem confiar em sua mentalidade inata de cão de guarda. Da mesma forma, o maltês é uma das raças toy mais leais - se apegando ao dono no sofá e na rua. Por gostarem de muito carinho, os maltês podem sofrer de ansiedade de separação .
Os maltês não têm medo. Eles vão passear até novos cães e pessoas confortavelmente. Para donos de animais que procuram um filhote social - um maltês é uma ótima opção. Como qualquer raça, o maltês se beneficia de muita socialização no início de sua vida. Exponha-os a novas pessoas, animais de estimação, cheiros e paisagens assim que se sentir confortável.
Ambiente Ideal para um Maltês
Maltês são ótimos cães tanto em apartamentos quanto em casas. Embora enérgicos, eles são pequenos o suficiente para ainda correr em círculos em um pequeno espaço.
Por serem alertas e protetores por natureza, eles podem ser vocais. Se você mora em um apartamento perto de uma escada barulhenta, por exemplo, provavelmente precisará gastar mais tempo treinando um maltês para não reagir. Esse instinto de proteger a casa vem de sua inegável lealdade ao dono, que é uma das coisas que os torna tão amáveis como raça.
Com equipamentos e cuidados adequados, o maltês pode se adaptar a qualquer clima e geografia - urbano ou rural. Eles podem precisar de um suéter em climas mais frios ou precisam ficar mais dentro de casa no inverno.
Humano ideal para um maltês
Não se deixe enganar por esse corpo pequenino: o maltês acompanhará seu dono em caminhadas mais longas e se destacará avidamente em cursos de agilidade. Eles são ótimos companheiros para famílias, bem como para idosos que procuram um companheiro aconchegante.
Os malteses exigem bastante carinho e muitas vezes não aceitam ficar sozinhos em casa por longos períodos. Donos de animais de estimação que trabalham em casa ou são aposentados seriam uma ótima combinação para esta raça.
Para quem deseja receber um maltês em sua casa, sua longa expectativa de vida de 12 a 15 anos deve ser considerada.
Não é de surpreender que o maltês esteja entre as 20 raças de cães mais populares dos Estados Unidos - eles se encaixam naturalmente na maioria das famílias, grandes ou pequenas.
Dicas de treinamento para esta raça
Extrovertidos por natureza, os malteses são rápidos em se juntar à festa. Isso significa que eles provavelmente se sentirão confortáveis com a maioria dos cães e pessoas. A socialização precoce garantirá uma transição mais suave para novas situações com animais de estimação e pessoas.
Eles são extremamente inteligentes, o que significa que aprenderão dicas e truques rapidamente. No entanto, eles também sabem como obter o que desejam de seus humanos e precisam de treinamento contínuo para mantê-los sob controle. Os malteses geralmente respondem melhor ao treinamento baseado em recompensas, que podem ser na forma de guloseimas ou reforço positivo evidente. Eles podem ser teimosos, então é aí que as recompensas são úteis.
Como eles podem sofrer de ansiedade de separação , é útil trabalhar para aliviar isso de forma contínua. O treinamento da caixa pode ser útil - estabeleça uma relação positiva entre eles e a caixa desde o início. Em seguida, deixe-os em suas caixas por curtos períodos de tempo, aumentando lentamente para períodos mais longos. Não use a caixa como uma forma de punição e recompense-os apenas quando entrarem na caixa, não quando saírem. Para ajudar a aliviar a ansiedade de separação, os especialistas geralmente recomendam o uso de brinquedos de quebra-cabeça para mantê-los envolvidos.
Cuidado Maltês
Os malteses são conhecidos por seus casacos longos e gloriosos, mas muitos donos de animais optam por um corte mais curto. Cabe ao pai do animal de estimação decidir o que é melhor para eles - ambos são fofos, mas o estilo mais longo requer manutenção diária.
É importante escovar um maltês com pelagem mais longa diariamente para evitar nós e emaranhados. Um banho frequente com condicionamento da pelagem ajuda a mantê-la macia e brilhante.
Para maltês com corte mais curto, a escovação semanal deve ser suficiente para estimular a pele a produzir óleos naturais saudáveis.
Independentemente disso, os malteses têm unhas de crescimento rápido, exigindo que você - ou um aparador - as corte com frequência. Toda vez que você escovar o pelo, escove também os dentes, pois essa raça é mais suscetível a doenças dentárias na velhice.
Maltês Saúde
Como qualquer outra raça, o maltês deve ser alimentado de acordo com sua idade e tamanho. Um alimento de maior qualidade com menos subprodutos é benéfico e pode ser obtido a preços diferentes – alguns mais acessíveis do que outros.
Como eles respondem tão bem ao treinamento baseado em recompensas, muitas vezes recebem muitas guloseimas, levando à obesidade. A obesidade em cães levará a outros problemas de saúde e, em última análise, reduzirá sua expectativa de vida.
Aprenda sobre quais alimentos humanos são seguros para cães e quais não são.
Embora o maltês seja uma raça de cachorro relativamente saudável, o AKC recomenda (se você não estiver adotando) que você trabalhe com um criador que rastreia condições de saúde como luxação da patela e anomalias cardíacas. O AKC também sugere testar o maltês com um exame cardíaco, bem como uma avaliação da patela.
Como todas as raças do grupo toy, o maltês se beneficia de uma rotina diária de dentição. Usar creme dental seguro para cães é uma vantagem! Muitos donos de animais de estimação optam por um seguro de saúde para animais de estimação , apenas por precaução.
Conseguir um maltês
Como mencionamos acima, os malteses são ótimos animais de estimação para uma ampla gama de donos de animais de estimação. Se você deseja adotar um cachorro, muitas vezes há malteses de várias idades esperando em resgates por seu lar definitivo. Embora muitas vezes esperemos que os resgates tenham cães mestiços, muitos relatam que a maioria de seus cães de resgate vem de proprietários individuais que entregam o cão devido a uma mudança no estilo de vida ou a raça não é adequada para eles.
No entanto, se você estiver procurando por um filhote, pode ser mais difícil encontrar um. O benefício de adotar um cachorro é que ele já pode ter sido treinado em casa e ter sido microchipado e esterilizado / castrado.
Se você espera obter um maltês de um criador, é importante fazer uma pesquisa para encontrar um criador ético em quem possa confiar. Felizmente, existem muitos recursos disponíveis para ajudar a informar essa pesquisa e decisão.
Independentemente disso, prepare-se para um pacote energético de alegria em sua casa.
Quanto exercício um maltês precisa?
Mesmo sendo uma raça toy, os malteses são cães animados e que adoram brincar. Para dar a eles a chance de gastar toda a energia e manter um estilo de vida saudável, você deve passear com seu maltês por cerca de 30 minutos por dia.
Para mantê-los felizes e saudáveis, leve-os para um ambiente seguro onde possam correr sem chumbo, com muitas coisas interessantes para ver e cheirar.
Exigências dietéticas maltês
Seu maltês precisará de uma dieta balanceada, rica em nutrientes, vitaminas e minerais. É melhor alimentá-los com ração completa especialmente formulada para raças pequenas para garantir que eles recebam a quantidade certa de vitaminas e nutrientes.
Filhotes em crescimento podem preferir 3-4 porções menores durante o dia, em vez de duas refeições maiores. Isso pode ser reduzido para duas refeições por dia à medida que seu cão envelhece.
O tamanho da porção recomendada dependerá do seu cão individual. Você precisará levar em consideração seu nível de atividade, idade e metabolismo. Para evitar o ganho de peso, certifique-se de que seu maltês tenha uma dieta saudável e equilibrada e faça bastante exercício.
Para obter conselhos dietéticos específicos para o seu cão, converse com o veterinário local ou com o criador do qual você está comprando o filhote.
Os cães malteses perdem pelo?
O maltês é famoso por sua pelagem branca e sedosa que vai até o chão. Freqüentemente, os proprietários decidem cortar seus casacos para torná-los mais fáceis de manusear.
Você pode esperar que eles sejam shedders em série, mas o maltês tem um subpêlo diferente da maioria dos cães, o que significa que eles perdem menos do que a média.
Seus casacos são de manutenção bastante alta e podem facilmente ficar sujos e emaranhados se não forem cuidados regularmente. Por causa de sua longa pelagem branca brilhante, eles podem desenvolver algumas manchas de urina, isso pode ser controlado com lavagens regulares usando xampu para cães .
As manchas lacrimais também são um problema comum para os proprietários malteses. Para controlar as manchas no rosto, limpe regularmente os olhos com água morna e lave os cabelos do rosto depois de comer.
Uma escovação diária evita nós e emaranhados e é uma ótima maneira de garantir que a pele e a pelagem permaneçam em perfeitas condições, além de proporcionar uma oportunidade de se relacionar com seu cão. Juntamente com a escovação diária, o maltês se beneficiará de cuidados profissionais todos os meses. Complete sua rotina de limpeza com escovação regular dos dentes , grampos de unhas e verificações de ouvido .
Custo de possuir um maltês
Ao considerar o custo vitalício de possuir um maltês, lembre-se de levar em consideração os seguintes custos:
- Alimentos e dieta
- atendimento veterinário
- seguro animal de estimação
- Canis ou babás de cães
- Custos regulares de preparação
- Brinquedos e equipamentos
Os cães malteses são propensos a algum problema de saúde?
O maltês é propenso a certos problemas de saúde, assim como todas as raças. Isso não significa que seu cão tenha certeza de contrair qualquer doença em particular – é apenas algo para se ter em mente.
Para manter seu maltês o mais saudável possível, monitore-o de perto e faça exames de saúde de rotina de 6 meses com seu veterinário. Isso permitirá que o veterinário faça um check-up completo em seu cão e detecte condições menores (geralmente sem sintomas) antes que elas tenham a chance de piorar.
Possíveis complicações de saúde para maltês incluem:
- Problemas dentários e doenças gengivais
- Infecções
- Obesidade e problemas de peso
- Alergias (incluindo pulgas, alimentos e pólen)
- Problemas oculares
Mais sobre maltês
Maníaco por malteses? Mal pode esperar para fazer do maltês seu próprio companheiro? Temos mais para você - desde os melhores brinquedos até conhecer os penteados mais chiques para chamar a atenção e os elogios que seu maltês merece.
- Referencia:
- rover
- myfamilyvets