Lhasa Apso: características e cuidados da raça canina - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Lhasa Apso: características e cuidados da raça canina

O Lhasa apso é uma pequena raça de cães não esportivos do Tibete que tem uma pelagem longa e sedosa, que é considerada de baixo derramamento . Alguns proprietários cortam o casaco curto no que é chamado de “corte de cachorro” para facilitar a manutenção. Os olhos do Lhasa apso são tipicamente escuros e ovais, e sua cauda se enrola nas costas. No geral, esses cães têm uma constituição bem equilibrada. Eles são cachorrinhos resistentes que tendem a ser inteligentes e confiantes, mas também cômicos. Sua história remonta a séculos como cão de guarda.

Considerado "fácil de cuidar", afetuoso e bom companheiro, o Lhasa Apso foi criado como um cão de guarda e por isso pode ser indiferente, teimoso e demonstrar um latido agudo e alto.

A raça Lhasa Apso foi introduzida há cerca de 1.000 anos para servir como cães de guarda e animais de estimação em mosteiros e palácios tibetanos. Eles também foram dados como presentes para líderes locais e estrangeiros. Traduzido livremente, o nome significa “cachorro leão barbudo”.

A pelagem longa e grossa do Lhasa Apso os ajuda a se aquecer nas temperaturas congelantes do Himalaia, vivendo até 13.000 pés acima do nível do mar. Hoje, esse cão de 10 a 11 polegadas de altura serve como um bom companheiro para as famílias. Eles pesam 5-8 kg e, com os devidos cuidados, podem crescer por cerca de 15 anos, embora o recordista tenha vivido 29 anos.

  • Visão Geral da Raça
  • GRUPO:  Não esportivo
  • ALTURA:  10 a 11 polegadas (macho), ligeiramente menor (fêmea)
  • PESO: 5 a 8 kg
  • PELAGEM: Longa e sedosa
  • COR DA PELAGEM: Preto, preto e castanho, creme, dourado, grisalho, vermelho, ouro vermelho ou branco com/sem manchas brancas, pontas pretas, tigrado, zibelina, máscara preta com pontas ou parti-color
  • TEMPO DE VIDA: 12 a 15 anos
  • TEMPERAMENTO: Alerta, afetuoso, inteligente 
  • HIPOALERGÊNICO: Sim
  • ORIGEM: Tibete

Características do Lhasa Apso

O Lhasa apso normalmente tem uma personalidade afetuosa com sua família, mas pode ser reservado com estranhos. Ele também tem um aspecto vigilante de cão de guarda em seu temperamento e é um ladrador moderado.

  • nível de afeto: Alto
  • Simpatia: Médio
  • Adequado para crianças: Médio
  • Animais de estimação: Médio
  • Necessidades de exercício: Médio
  • Brincadeira: Médio
  • Nível de energia: Médio
  • Treinabilidade: Médio
  • Inteligência: Alto
  • Tendência a Latir: Médio
  • Quantidade de Derramamento: Baixo

Personalidade do lhasa apso :

Deve ser lembrado em todos os momentos que o Lhasa Apso foi criado como um cão de guarda, bem como um cão de companhia. Esses cães podem ser indiferentes com estranhos, embora sejam afetuosos com pessoas que conhecem e confiam. O latido agudo de alarme pode se tornar um incômodo se o cão não for orientado quanto ao momento apropriado.

Lhasa Apsos são cães que se dão melhor com uma quantidade razoável de socialização e muita companhia humana. Eles nem sempre são bons com outros cães, por isso devem ser socializados com cães e outros animais de estimação, bem como com pessoas desde filhotes. Alguns Lhasa Apsos têm uma natureza suspeita e podem ser agressivos. Em casa com a família e amigos, porém, eles são animados e podem ser quase bobos.

Vivendo com um lhasa apso:

Lhasa Apsos são "fáceis de cuidar"; muitas guloseimas ou exercícios insuficientes podem facilmente levar à obesidade. Felizmente, devido ao seu pequeno tamanho, uma caminhada regular duas ou três vezes ao dia é adequada. Lhasa Apsos são cães inteligentes, mas são um pouco teimosos e independentes, então o treinamento é obrigatório. Uma mão firme, mas paciente, funciona melhor.

O Lhasa Apsos deve ser bem socializado tanto com pessoas quanto com outros animais, incluindo outros cães, quando filhotes. Eles são excelentes cães de guarda com um latido de alarme agudo e alto. Lhasa Apsos pode se dar bem com crianças, mas elas devem ser supervisionadas e expostas a elas desde cedo. Estes são cães notoriamente longevos, entrando rotineiramente no final da adolescência. O recordista é um campeão da raça que viveu até os 29 anos!

História do Lhasa Apso

O Lhasa apso originou-se no Tibete há cerca de mil anos e evoluiu para o clima rigoroso do Himalaia. Batizados com o nome da cidade de Lhasa, os pequenos caninos serviam como cães de guarda internos em templos e palácios. Com sua audição altamente desenvolvida, eles alertavam os monges e outras pessoas se alguém passasse pelos cães de guarda ao ar livre - geralmente mastins tibetanos e outras raças grandes. 

Lhasa apsos há muito tem uma conexão com o Dalai Lama. E, de fato, o Dalai Lama deu um par de Lhasas ao naturalista e viajante do mundo Suydam Cutting no início de 1900. Esses cães ajudaram a estabelecer a raça nos Estados Unidos. 

O American Kennel Club reconheceu a raça pela primeira vez em 1935 como parte do grupo terrier. Mas mais tarde foi transferido para o grupo não esportivo em 1959.

Cuidados com Lhasa Apso

Lhasa apsos requer uma quantidade moderada de exercício todos os dias, e treinamento e socialização consistentes são essenciais para um cão bem ajustado. Suas necessidades de higiene podem ser bastante altas, dependendo do comprimento em que você mantém o pelo.

Exercício

Planeje cerca de uma hora de exercícios diários para um Lhasa apso por meio de caminhadas , brincadeiras em uma área segura, brincadeiras, esportes caninos e outras atividades. Esses cães geralmente se divertem com brinquedos para queimar um pouco de energia mental e física, mas também gostam de ser ativos com seus humanos. Os brinquedos de quebra-cabeça são uma opção especialmente boa para proporcionar um desafio mental.

Asseio

A pelagem do Lhasa apso cresce continuamente e, portanto, precisa de cortes regulares. Para uma manutenção mais fácil, alguns proprietários optam por um corte de cachorro em que o cabelo é cortado bem rente ao corpo. Mas também é comum ver Lhasa apsos com pelagem longa repartida ao meio que chega quase até o chão. A pelagem curta deve ser escovada pelo menos semanalmente. E a pelagem longa deve ser escovada diariamente para evitar emaranhados e nós. 

Planeje dar banho em seu Lhasa apso aproximadamente a cada duas semanas, especialmente se você mantiver o casaco longo. Condicionador seguro para cães ou spray de acabamento pode ajudar a remover emaranhados. Certifique-se de escovar e secar bem a pelagem após o banho.

Verifique as orelhas do seu cão pelo menos uma vez por semana para ver se há acúmulo de cera, detritos e irritação. E olhe para as unhas pelo menos uma vez por mês para ver se elas precisam ser aparadas. Além disso, tente escovar os dentes todos os dias.

Treinamento

Lhasa apsos são uma raça inteligente. Mas eles são apenas moderadamente fáceis de treinar devido à sua natureza às vezes teimosa e obstinada. Eles preferem sessões de treinamento interessantes e variadas, em vez de repetitivas . E métodos de reforço positivo, em oposição a correções duras, são obrigatórios. Procure começar a treinar desde cedo para evitar a formação de maus hábitos. E seja sempre consistente com seus comandos. 

Da mesma forma, comece a socialização desde tenra idade para ajudar a reprimir a natureza vigilante da raça e a cautela com estranhos. Exponha seu cão a diferentes pessoas, outros cães e vários locais para aumentar seu nível de conforto e adaptabilidade. 

Problemas comuns de saúde

Lhasa apsos são geralmente uma raça saudável, mas são propensos a alguns problemas de saúde hereditários 1 , incluindo:

  • disfunção renal
  • Olho seco
  • Atrofia progressiva da retina
  • Luxação da patela
  • Displasia do quadril
  • olho de cereja

O que alimentar um Lhasa Apso

Alimentar um Association of American Feed Control Officials (AAFCO ) com ração ou comida úmida é uma boa maneira de garantir que seu Lhasa Apso receba uma dieta completa e balanceada. 

Filhotes devem ser alimentados com uma dieta formulada especificamente para filhotes. Em adultos, dietas focadas na saúde bucal podem ser recomendadas para ajudar a prevenir doenças dentárias. 

Como Alimentar um Lhasa Apso

Os Lhasa Apsos adultos devem ser alimentados com uma quantidade medida duas vezes ao dia, e os filhotes devem ser alimentados com pelo menos três refeições por dia para evitar baixos níveis de açúcar no sangue. Verifique com seu veterinário para garantir que você está fornecendo a quantidade certa de comida, dependendo da idade do seu Lhasa Apso.

Quanto você deve alimentar um Lhasa Apso?

Assim como os humanos, a ingestão calórica recomendada varia entre os indivíduos com base no tamanho físico, metabolismo, estado neutro e nível de atividade. A melhor maneira de determinar a quantidade de ração é conversar com seu veterinário, que poderá calcular as necessidades calóricas de seu cão. Além disso, os rótulos do guia de alimentação em sua comida de cachorro fornecerão informações valiosas.

Dicas nutricionais para Lhasa Apso

O Lhasa Apso pode se beneficiar da adição de ácidos graxos ômega-3 (DHA/EPA) em suas dietas. Os ácidos graxos ômega-3 podem ser encontrados em suplementos para pele e articulações, óleo de peixe e até mesmo em alguns alimentos especialmente formulados para cães. Esses ácidos graxos agem como antiinflamatórios naturais que ajudam a manter a pele, pelagem, rins, articulações e coração. Certifique-se de discutir os suplementos recomendados com seu veterinário primeiro.

Dieta e Nutrição

Seu cão deve sempre ter acesso a água fresca. E deve comer uma dieta canina nutricionalmente balanceada e de alta qualidade. Uma dieta que tenha uma quantidade suficiente de proteína e gordura é importante para manter a pele e o pelo grossos da raça. 2 É comum alimentar duas refeições medidas por dia para garantir que você não está superalimentando. Mas você deve sempre discutir o tipo de dieta e a quantidade com seu veterinário para garantir que você atenda às necessidades individuais de seu cão.

Cuidando do Lhasa Apso

O Lhasa Apso é um indivíduo pequeno, mas inteligente e afetuoso, que é um cão de guarda sólido. Isso também significa que eles podem latir excessivamente e alguns podem ser excessivamente protetores.

Eles são conhecidos por seu casaco liso até o chão, geralmente dividido no centro. Essa pelagem longa requer escovação e cuidados extensivos, o que leva algumas pessoas a prepará-los para um comprimento mais curto, ou “corte de cachorro”.

O Lhasa tem uma face plana e nariz curto, o que pode fazer com que eles superaqueçam facilmente. Eles precisam de cuidados freqüentes com os ouvidos, olhos e pele. No geral, eles são uma raça saudável, mas têm algumas condições que os afetam.

Lhasa Apso Guia de cuidados

Cuidados com a pele

Lhasa Apsos deve ser banhado a cada duas a quatro semanas. Para a maioria dos Lhasa Apsos, um xampu e condicionador suaves são os melhores.

Cuidados com o pelo

Escovar três a quatro vezes por semana ajudará a remover emaranhados e nós, especialmente em Lhasa com pelagem longa. O condicionador em spray desembaraçador e desmatador é útil para desfazer emaranhados.

Cuidados com os olhos

Limpar os olhos diariamente com um pano macio e úmido ajudará a remover os detritos. Os pelos ao redor dos olhos devem ser cuidadosamente aparados para evitar que irritem os olhos. Se for observado estrabismo ou corrimento ocular, recomenda-se uma visita ao veterinário. Estes podem ser sinais de condições oculares mais graves.

Cuidados com os ouvidos

Limpar as orelhas a cada uma ou duas semanas para manutenção ajuda a prevenir infecções de ouvido. Se vermelhidão, odor ou detritos forem observados, uma infecção pode estar presente e um veterinário deve ser consultado.

Onde adotar ou comprar um Lhasa Apso

O Lhasa apso é uma raça canina bastante popular, por isso vale a pena conferir abrigos de animais e grupos de resgate específicos para cães que precisam de um lar. Se você está procurando um filhote de um criador respeitável, espere pagar cerca de R$ 600 a R$ 1.500 em média, embora isso possa variar muito.

Visão geral do Lhasa Apso

Prós

  • Inteligente
  • Afetuoso

Contras

  • Requer muitos cuidados
  • Pode ser obstinado
  • Pode ser cauteloso com estranhos

Como acontece com qualquer raça, se você acha que o Lhasa apso é o cão certo para você, pesquise bastante antes de levar um para casa. Converse com proprietários de Lhasa apso, criadores conceituados, grupos de resgate e veterinários para saber mais.

Se você estiver interessado em raças semelhantes, confira:

Shih Tzu

Há todo um mundo de raças de cães em potencial por aí - com um pouco de pesquisa, você pode encontrar a raça certa para levar para casa!

Perguntas frequentes

Lhasa apsos são bons cães de família?

O Lhasa apso pode se dar bem em uma casa com crianças mais velhas e respeitosas. A raça em geral tem uma tolerância moderada para crianças, mas não tende a tolerar maltrato.

Lhasa apsos são agressivos?

Com treinamento e socialização adequados, os Lhasa apsos não tendem a ser agressivos. Mas eles provavelmente ainda estarão atentos a ameaças percebidas e latirão quando sentirem que é necessário.

Lhasa apsos são bons cães de apartamento?

Lhasa apsos podem ser excelentes cães de apartamento. Eles não precisam de muito espaço para se exercitar e brincar graças ao seu pequeno tamanho. E eles não tendem a latir excessivamente.

Referencia:

Gostou do Post? Confira também:

Cientistas comprovam que os shih tzu entendem cada palavra que dizemos

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato