O gato marrom, ou Havana para abreviar, é uma raça rara. Tamanho e forma do gato marrom . Os gatos Havana tendem a ser de tamanho médio com uma constituição esbelta. Como descendentes de gatos siameses, os gatos marrom têm características físicas semelhantes.
O gato marrom é uma elegante raça de gato de pelo curto conhecida pela rica cor marrom de sua pelagem, que é acetinada e lisa. As orelhas são grandes com pontas pontiagudas e os olhos são de forma oval e de cor verde claro. A cauda é fina e longa. O gato marrom é carinhoso e inteligente e exige muita atenção. Os criadores eventualmente consideraram os gatos marrons que nasceram sem olhos azuis menos desejáveis e interromperam todos os programas de reprodução.
Na década de 1950, os criadores ingleses queriam reintroduzir a cor marrom e criaram uma fêmea doméstica preta de pêlo curto e um siamês ponto chocolate.macho. Cruzamentos geracionais subseqüentes com algumas outras raças produziram a raça moderna de Havana gato marrom. Na Grã-Bretanha, a raça foi desenvolvida para ter características mais elegantes - mais próximas dos orientais de pelo curto - do que os gatos americanos. A origem do nome Havana Brown é contestada: a raça pode ter recebido o nome do coelho Havana ou do tabaco curado de Havana, com qualquer um dos quais se assemelha na cor.
Origem do Gato Marrom
O gato marrom tem uma origem misteriosa no sudeste da Ásia. Mas a Havana moderna começou na década de 1890 na Grã-Bretanha, quando os criadores exibiam gatos siameses totalmente marrons.
Esses gatos se desviaram na década de 1950, quando criadores britânicos os combinaram com outros gatos siameses e criaram a raça Oriental Shorthair. Criadores nos Estados Unidos aprimoraram a raça para criar o gato Havana que você conhece hoje, e tornou-se oficial em 1964.
Havanas machos adultos pesam de 3 a 4 kg, enquanto as fêmeas pesam de 2 a 4kg . Sua faixa de peso natural depende de sua idade e genética.
Características da pelagem gato marrom
A pelagem do gato marrom é notável. É curto, sedoso e de uma cor marrom-chocolate única.
A cor do gato marrom pode ter alguns tons de marrom. Alguns são quase pretos, enquanto outros são de cor mogno avermelhada.
Características físicas distintas. Além de sua pelagem, a cor dos olhos de um gato marroé distinta. Os olhos são tipicamente de um tom vibrante de verde, destacando-se em contraste brilhante com o pelo castanho.
Vida útil do gato marrom Havana. O gato marrom, como muitas outras raças, tende a viver de 8 a 15 anos. Ambiente, genética e saúde desempenham papéis importantes na longevidade do seu gato.
Personalidade do gato marrom. Havanas têm muita personalidade. Eles amam as pessoas e dão todo o carinho que recebem.
Por conta própria, os Havanas são curiosos e exploram o mundo com as patas. Essa curiosidade e inteligência muitas vezes os colocam em apuros quando encontram algo interessante.
Várias raças de gatos podem ter pelagem marrom, mas existe apenas uma raça que é exclusivamente marrom. Os gatos Havana Brown são sempre marrons, mas isso não significa que todo gato marrom seja um Havana Brown.
Tipos de gato marrom
Se você não sabe que tipo de gato adotou, uma cor de pelagem marrom pode não ser um bom indicador. Pelagens marrons sólidas são raras, mas acontecem em algumas raças diferentes. Marrom como parte de um casaco estampado ou multicolorido é muito mais comum.
Existem algumas raças que possuem pelagem marrom:
- marrom havana
- York Chocolate
- Devon Rex
- birmanês
- persa
- British Shorthair
- Oriental Shorthair
Os gatos marrons são raros
A coloração do gato marrom é relativamente rara, mas não inédita. Algumas raças diferentes têm pelagem marrom, incluindo o gato Havana Brown, que é uma raça sempre marrom. Mas há muitas raças que nunca têm pêlo castanho, ou apenas muito raramente.
Isso significa que os gatos marrons são muito menos comuns do que outras cores, como laranja ou cinza e malhado preto, mas não tão raros quanto as cores específicas da raça, como raças siamesas ou bengalas. Quando se trata de gatos marrons serem caros, isso significa que eles geralmente são um pouco mais caros do que raças com cores mais comuns, mas não tão caros quanto raças com uma aparência muito distinta ou única.
Claro, existem algumas exceções. Os gatos Havana Brown podem ser um pouco mais caros, pois são raros por terem apenas pêlo marrom, e outras raças potencialmente de pêlo marrom são caras por outros motivos, como gatos persas e birmaneses.
Quanto custa um gato marrom
O custo de um gato marrom depende muito da raça e de onde você compra seu gato. Por exemplo, os gatos Havana Brown comprados de um criador costumam custar de R$ 1.000 a R$ 1.500. Mas a mesma raça de gato pode custar POUCO quando você os adota em um resgate em vez de comprá-los de um criador.
A mesma diferença de custo é bastante comum entre os gatos marrons. A maioria das raças que têm muitos gatos marrons são raças caras e de prestígio. Mesmo as exceções mais comuns, como o British Shorthair, ainda vêm com preços premium quando você compra de um criador.
Isso significa que seu custo depende muito do motivo pelo qual você está procurando um gato marrom e de onde escolhe comprá-lo.
Vale a pena lembrar que os gatos de criadores às vezes têm custos de saúde mais baixos e melhor comportamento do que os gatos resgatados. Mas isso não significa que os gatos resgatados sempre serão mais caros para cuidar ou mais agressivos; ambos podem ser boas opções, dependendo da sua situação.
Mas resgatar gatos também ajuda com a superpopulação e outros problemas comuns com gatos. Portanto, há outras razões além do custo para adotar um resgate.
Os gatos marrons são inteligentes
Sim! Os gatos manrros são conhecidos por serem inteligentes, curiosos, bons com famílias, crianças pequenas e até cães, e têm um temperamento amigável. Como muitos gatos criados com cuidado, o Havana Brown tem uma longa história de criação para ser um animal de companhia melhor para os humanos, o que inclui maior inteligência!
Claro, isso não significa que seu Havana Brown vai começar a falar em inglês perfeito. Eles são inteligentes para gatos, o que significa que eles descobrirão as coisas mais rapidamente, podem aprender a entender mais algumas palavras e precisam de mais estímulo mental do que raças que enfatizam menos a inteligência.
Cuidando de um gato marrom
Cuidados com o pelo. O pelo do gato marrom é de baixa manutenção. Você só precisa escová-lo uma vez por semana com uma escova de borracha macia para se livrar dos pelos soltos.
Higiene dental. Muitos gatos lidam com problemas dentários. Mais da metade dos gatos adultos têm doenças dentárias como gengivite ou periodontite.
As doenças dentais vêm de uma falta de higiene dental. A melhor maneira de limpar a boca do seu Havana e prevenir doenças dentárias é escovando os dentes.
A maioria dos gatos marrons não vai gostar se você escovar os dentes. Eles precisarão de treinamento desde tenra idade para se sentirem confortáveis com o processo.
Se você não consegue escovar os dentes do seu Havana, existem algumas alternativas:
- Limpezas profissionais no seu veterinário
- Guloseimas dentárias, mastigações e alimentos
- Enxaguantes bucais para gatos
Cuidados com as garras. As garras do gato marrom podem ser dolorosas, então você deve apará-las a cada duas ou três semanas para manter você e seu Havana confortáveis. Seu veterinário ou tosador pode aparar suas garras, ou você mesmo pode fazer isso com a tesoura certa.
Alimentação e nutrição. Todos os gatos marrom precisam de acesso a água limpa e fresca durante todo o dia. Seu Havana precisa se manter hidratado para todas as brincadeiras em sua lista de tarefas!
As lojas de animais locais têm muitos alimentos para gatos de alta qualidade que podem fornecer ao seu Havana os nutrientes de que ele precisa. O tamanho, o nível de exercício e a idade do seu gato marrom determinam a quantidade de comida que deve ser dada a ele.
A embalagem da ração informará quanto você deve dar ao seu gato diariamente. Divida a quantidade recomendada em duas refeições, dadas ao seu gato marrom com cerca de 8 a 12 horas de intervalo.
A alimentação gratuita funciona com alguns gatos. Mas ter acesso constante à comida provavelmente fará com que seu Havana coma demais.
Se decidir alimentar à vontade, faça-o com ração seca. Alimentos úmidos podem atrair bactérias e pragas se deixados de fora por muito tempo.
As preferências e necessidades do seu gato marrom devem decidir se você deve dar comida úmida ou seca.
A comida úmida tem muita umidade e muitas variedades de sabor e textura. Alimentos úmidos podem ser uma boa escolha para Havanas com apetite exigente ou dificuldade em se manter hidratados.
Por outro lado, os alimentos secos tendem a ser mais acessíveis e permanecem frescos por mais tempo do que os alimentos úmidos.
À medida que envelhecem, as necessidades nutricionais do seu gato marrom mudam. Trabalhe com seu veterinário para descobrir a melhor dieta para seu Havana ao longo da vida.
Necessidades de exercícios e atividades. Os gatos marrons são inteligentes e precisam de atividades mais envolventes do que algumas outras raças. Eles também são mais sociais, então preferem atividades que envolvam você.
Considere ensinar seus truques de Havana, dando-lhes brinquedos de quebra-cabeça interativos ou jogando jogos simples que exploram seus instintos de caça.
Estilos de vida interior vs. exterior. Muitos gatos marrons adoram olhar pelas janelas para pássaros e esquilos. Sempre use um arnês ou trela se decidir levar seu Havana para fora.
Quando os gatos marrons são deixados do lado de fora sem supervisão, muitos problemas podem acontecer.
Eles costumam caçar pequenos animais como roedores ou pássaros. Este tipo de caça pode danificar os ecossistemas locais e causar problemas generalizados.
O ar livre também pode expor seu Havana a parasitas, doenças ou predadores maiores. Não deixe seu Havana fora de vista quando estiver do lado de fora.
Visitas veterinárias. Seu Havana deve visitar o veterinário regularmente. Claro, se o seu gato começar a apresentar sintomas estranhos, leve-o ao veterinário.
Seu gatinho precisa de várias visitas ao veterinário durante os primeiros meses para observar seu desenvolvimento, para vacinação e para ser esterilizado ou castrado. Seu veterinário informará a programação das visitas ao veterinário.
Gatos marrons adultos devem consultar o veterinário uma vez por ano. Eles receberão vacinas , exames de sangue e outros exames de rotina durante essas visitas.
Havanas idosos normalmente precisam de duas visitas por ano, a cada 6 meses ou conforme recomendado pelo veterinário.
Algumas das coisas que seu veterinário verificará são:
- Sinais de idade, como visão ou audição
- Exames de rotina, como exames de sangue
- Sinais de desenvolvimento de doenças
Cuidados com pulgas, carrapatos e vermes. Não importa se o seu Havana passa o tempo todo dentro de casa. Todos os gatos marrom precisam de proteção contra pulgas, carrapatos e vermes.
As pulgas podem entrar em sua casa em pessoas ou outros animais de estimação. Uma vez lá dentro, eles estão a apenas um pulo de sua Havana.
Existem muitas opções preventivas disponíveis, como medicamentos ou coleiras. Converse com seu veterinário sobre qual é o melhor para seu gato marrom e estilo de vida.
Os carrapatos não viajam como as pulgas. Em vez disso, eles esperam na grama que os animais venham até eles e se agarram enquanto seu animal de estimação passa.
Se o seu Havana sair e passar o tempo na grama, considere o uso de um preventivo contra carrapatos .
Heartworms pode causar uma doença mortal. Eles são transmitidos quando um mosquito infectado com vermes pica seu gato.
A dirofilariose em gatos marrons não é bem compreendida, por isso é difícil diagnosticá-la e não há tratamentos eficazes para gatos. Algumas opções de tratamento têm efeitos colaterais graves, enquanto outras podem levar anos de tratamento sintomático.
Com os resultados potencialmente mortais da dirofilariose, a melhor coisa para o seu Havana é prevenir os dirofilariose em primeiro lugar. Converse com seu veterinário sobre qual tipo de prevenção de dirofilariose é adequado para seu gato marrom.
Problemas de saúde em gatos marrons
Os gatos marrom são saudáveis em geral , sem condições conhecidas exclusivas da raça. Os gatos Havana ainda são suscetíveis às condições comuns que afetam todos os gatos.
Obesidade
Comer demais em gatos é comum. Um gato obeso pesa pelo menos 20% a mais do que o peso recomendado.
O excesso de peso vem de comer muitas calorias. Verifique sempre as informações nutricionais da ração do seu gato e a quantidade de ração recomendada para evitar excessos.
A obesidade é frequentemente a causa de muitas outras condições de saúde. Um gato Havana obeso pode desenvolver problemas de saúde graves, incluindo:
- Diabetes
- Doença do trato urinário inferior
- Artrite (de estresse nas articulações)
- Sistema imunológico ineficiente
- Problemas respiratórios
- problemas dermatológicos
Um programa de perda de peso eficaz e constante é necessário para tratar a obesidade. Este programa envolve uma dieta adequada, exercícios regulares e visitas mais frequentes ao veterinário.
Doenças dentárias. Mais da metade dos gatos adultos tem problemas dentários, então seu Havana não está imune. A escovação e outras práticas de higiene dental previnem muitas doenças dentais.
A gengivite é normalmente a primeira doença dentária a aparecer. Pode levar à periodontite e doenças graves, como reabsorção dentária, se não for tratada.
Os gatos marrons não costumam apresentar muitos sintomas quando estão doentes ou com dor. Um dos sintomas mais comuns da doença dentária é a relutância em comer ou parar de comer.
Limpezas profissionais do seu veterinário podem tratar doenças menores, como gengivite ou periodontite. Doenças graves geralmente precisam de tratamentos intensos, como extrações dentárias.
Infecções respiratórias superiores (URI). URIs são incrivelmente comuns em gatos e variam em gravidade. O vírus do herpes felino (FHV) e o calicivírus felino (FCV) são a causa de mais de 90% das infecções urinárias em gatos.
Os sintomas comuns de uma URI incluem:
- espirros
- Secreção nasal
- Secreção ocular
- Conjuntivite
- Perda de apetite
A melhor maneira de prevenir uma URI é vacinar seu gato marrom contra FHV e FCV. Seu gato não será imune a eles, mas pode prevenir formas graves das doenças.
O tratamento de URI concentra-se em aliviar os sintomas e apoiar a saúde do seu Havana. Vapor, estimulantes de apetite, analgésicos e limpeza frequente dos olhos e nariz do gato podem ser opções de tratamento necessárias.
Outras considerações para gatos marrons
Eles são bons com animais e crianças? Os gatos Havana são sociais, portanto, ter outros cães e gatos em casa pode ajudar a socializá-los. Eles também se dão bem com crianças, mas sempre supervisione seus filhos perto de um novo gato.
São alergênicos? Os gatos marrom são shedders mínimos, mas não são hipoalergênicos. Sua caspa, cabelo e saliva podem irritar alguém com alergia
Conclusão:
Gatos marrons também não são conhecidos por terem problemas de saúde específicos, mas isso não significa que você não deva considerar a saúde em seu orçamento para gatos. Além das taxas de adoção, planeje os custos de vacinação e esterilização / castração, bem como o custo contínuo de visitas regulares ao veterinário, limpezas dentárias e a possibilidade de uma emergência de saúde.
Mesmo se você cortar custos adotando um gato de resgate, ainda deve planejar que seu gato marrom custe centenas de dólares por ano, como qualquer outro gato. Ter esse dinheiro reservado ajudará a manter você e seu gato muito mais felizes e saudáveis.
Referencia: