Dermatite em shih tzu sintomas - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Dermatite em shih tzu sintomas

Os shih tzu, como as pessoas, podem desenvolver alergias a uma variedade de coisas, desde pólen e outras substâncias transportadas pelo ar até ingredientes específicos em seus alimentos. Alérgeno é o termo geral para a substância específica que causa a alergia. Esses alérgenos podem causar dermatite (inflamação ou irritação da pele) devido a uma resposta imune naquele cão em particular quando os alérgenos são inalados ou absorvidos pela pele do shih tzu. 

Continue lendo para saber mais sobre as causas mais comuns de coceira e dermatite em shih tzu, como determinar o que está acontecendo e as opções de tratamento. 

O termo dermatite canina significa simplesmente inflamação (vermelhidão e muitas vezes coceira) da pele. Este é um termo geral que pode ser usado para descrever a irritação da pele causada por qualquer doença. Existem muitas causas de inflamação da pele em shih tzu. Algumas das doenças mais comuns que levam à dermatite são atopia, dermatite alérgica a pulgas e intolerância ou alergia alimentar.

O que é dermatite em shih tzu?

A dermatite canina é uma condição que pode afetar a pele do seu shih tzu, causando coceira e inflamação. A coceira pode ser muito desconfortável para o seu shih tzu. Se contínua, a dermatite em cães pode começar a afetar a qualidade de vida do seu animal de estimação, afetando seu apetite e sua capacidade de descanso. Coçar, lamber e morder constantemente torna a pele vermelha, dolorida e aberta a infecções. 

As principais causas de dermatite em shih tzu são:

Parasitas: 

  • pulgas, 
  • ácaros, 
  • carrapatos

Infecções: 

  • bacterianas
  • fúngicas

Alergias: 

  • ambientais
  • pólen, 
  • grama
  • ácaros
  • alimentos

As principais áreas de dermatite canina podem ser encontradas no seu shih tzu: 

  • Ouvidos 
  • patas
  • Barriga
  • Axilas 
  • Certas condições de pele também podem afetar o rosto, bumbum, costas e laterais. 

Sintomas de dermatite em shih tzu

Existem vários sintomas de dermatite em cães que podem afetar seu comportamento e, eventualmente, levá-los a perder os pelos. Se o seu shih tzu tem um problema de pele, você pode perceber que ele está apresentando sinais de:

  • Coceira
  • Arranhões excessivos
  • Esfregando no tapete
  • Perda de pelo
  • Pele oleosa ou escamosa com odor
  • mastigando suas patas 
  • Coloração de saliva (mancha vermelha/marrom no pelo onde seu shih tzu lambeu)
  • Vermelhidão das abas das orelhas, às vezes com secreção de cera escura
  • Espessamento ou cor escura da pele (especialmente em áreas sem pelos)
  • Vermelhidão ou erupções cutâneas na barriga
  • Manchas ou crostas no corpo

Como é diagnosticada a dermatite em shih tzu?

Algumas causas de dermatite canina podem ser diagnosticadas pelas áreas afetadas e se um único animal de estimação ou vários animais de estimação em uma casa apresentam os sintomas. 

Os testes que podemos realizar durante uma consulta gratuita são:

Pente de pulgas: sujeira de pulgas ou pulgas vivas indicam uma infestação de pulgas

Tiras de fita: onde usamos fita adesiva para coletar uma pequena amostra de células da pele e bactérias da superfície que podemos examinar ao microscópio. Isso geralmente mostra leveduras e bactérias, se presentes.

Arranhões de pele: é onde raspamos a superfície superior da pele para examinar ao microscópio. Isso é usado para detectar ácaros que vivem na camada da pele. 

Arranques de pelo: Permitem-nos detectar algumas infecções parasitárias e fúngicas.

Lâmpada de Wood: Uma luz ultravioleta é usada para detectar alguns tipos de infecção fúngica (micose).

Exames de sangue: podem ser usados ​​em shih tzu com dermatite alérgica para descobrir a que eles são alérgicos. Às vezes, isso pode ser útil para evitar os gatilhos de alergias. 

Os testes que podemos precisar realizar sob sedação são:

Biópsia de pele: Às vezes, uma amostra de espessura total da pele é necessária para encontrar certos tipos de ácaros e detectar certas condições da pele que causam queda de cabelo.

Arranhões na pele: De áreas sensíveis, como ao redor dos olhos ou patas. 

Tratamento de dermatite em shih tzu

Existem várias maneiras de tratar a dermatite em cães e cuidar de seu shih tzu, dependendo da gravidade de sua condição. 

Dermatite parasitária: 

O uso regular de um tratamento prescrito contra pulgas, carrapatos e ácaros eliminará a maioria desses problemas. Infelizmente, muitas pulgas agora são resistentes a produtos de supermercado, então não se pode confiar nelas para tratar uma infestação. 95% do ciclo de vida da pulga ocorre fora do seu animal de estimação, portanto, um tratamento doméstico também será necessário. Apenas certos produtos prescritos cobrem ácaros e carrapatos, portanto, seja orientado pelo seu veterinário sobre qual produto seu animal de estimação precisa. A maioria destes requer tratamento mensal, embora existam alguns que podem durar até 3 meses.

Infecções de pele: 

Uma infecção na superfície da pele pode ser efetivamente controlada pelo uso de xampus medicinais. Estes requerem o uso regular (muitas vezes duas vezes por semana ou mais) inicialmente para controlar a infecção. Eles podem então ser reduzidos para uma vez por quinzena para manter a pele, dependendo da condição do seu cão. Alguns shih tzu com infecções cutâneas mais profundas podem requerer cursos prolongados de antibióticos (6-8 semanas ou mais) para controlar a infecção.

Dermatite alérgica: 

O tratamento é mais complexo e provavelmente durará por toda a vida do seu shih tzu. Eles podem se tornar alérgicos a mais coisas ao longo da vida. Se o seu animal de estimação é alérgico a ácaros ou ácaros de armazenamento, reduzir o número destes dentro do alojamento do seu cão pode ajudar. Armazenar alimentos em recipientes fechados reduzirá os ácaros de armazenamento.

O tratamento de áreas acarpetadas, roupas de cama para ácaros também podem ajudar ou, idealmente, ter seu animal de estimação em pisos duros e lavar a roupa de cama regularmente.

Evitar gatilhos conhecidos, como gramíneas / pólens, e lavar as pernas do seu shih tzu após as caminhadas pode ajudar a reduzir a irritação.

A realização de um teste alimentar pode valer a pena, pois muitas alergias a shih tzu podem ser pelo menos parcialmente controladas por uma dieta adequada. Isso envolve uma dieta de exclusão de 6 a 8 semanas, usando uma dieta hipoalergênica prescrita. Nada mais deve passar pelos lábios do seu shih tzu, exceto água, durante esse período. Após o teste de comida, você precisará expor gradualmente seu cão a alimentos / guloseimas normais para descobrir quais são os gatilhos. Isso pode não funcionar para todos os shih tzu.

Os shampoos hidratantes de aveia e pele podem ser muito úteis para shih tzu com pele seca e escamosa.

Medicamentos para controlar a coceira em shih tzu incluem:

  • esteróides, 
  • Atopica, 
  • Apoquel
  • Cytopoint

Os esteróides são geralmente usados ​​para o controle de coceira a curto prazo, pois pode haver efeitos colaterais a longo prazo. Eles geralmente são muito eficazes. Atopica trata a causa do sistema imunológico da coceira, portanto, é útil na prevenção de infecções de pele. Apoquel é um comprimido anti-coceira e, em conjunto com as outras medidas acima, pode ser muito eficaz. Tem menos efeitos colaterais do que os esteróides. Cytopoint é o mais novo tratamento disponível. É administrado por injeção regular, a cada 4-8 semanas e é muito específico para coceira, o que significa que tem poucos efeitos colaterais. 

Tratamento caseiro para dermatite em shih tzu

Há várias coisas que você pode fazer em casa para manter seu shih tzu o mais confortável possível enquanto espera pela consulta veterinária e de alergia. Alguns tratamentos seguros incluem:

Se o seu cão estiver se lambendo ou se mastigando excessivamente, uma coleira elisabetana (cone) pode ser útil para diminuir mais danos à pele.

Se o seu shih tzu estiver com coceira em todos os lugares, você pode banhá-lo com um xampu suave (ou seja, à base de aveia) diariamente ou em dias alternados. Certifique-se de usar água morna e enxágue bem o xampu.

Quaisquer feridas individuais podem ser limpas com sabão neutro ou solução diluída de betadine duas vezes ao dia e depois secas com um pano.

A dermatite canina é contagiosa?

A dermatite alérgica e a maioria das infecções de pele canina não são contagiosas para outros animais ou membros da família. As únicas condições que podem afetar outros animais de estimação e também humanos são:

Micose: É uma infecção fúngica, que se espalha entre cães e humanos através de esporos. A micose em cães é uma mancha de pelo que pode ser uma crosta ou inflamada e, em humanos, a micose parecerá uma erupção vermelha circular, que pode coçar bastante.

Infestação por pulgas: Todos os animais da casa precisarão de tratamento. Os humanos podem ser mordidos nos tornozelos/pés por larvas de pulgas emergentes, mas não vivem em humanos.

Ácaros da colheita: são pequenos ácaros de cor laranja brilhante, encontrados apenas no final do verão. Eles geralmente afetam vários animais da casa e podem causar uma erupção cutânea com coceira onde os pés do seu animal de estimação entraram em contato com você, geralmente na barriga ou nas pernas onde eles se sentaram no seu colo.

Prevenção de dermatite em shih tzu

Existem formas de prevenir a dermatite canina e cuidar do seu pet, inclusive adaptando sua alimentação, e semelhante à dos humanos, evitando o uso de produtos de limpeza ou lavagem que possam causar irritação em sua pelagem:

  • Uso regular de controle de parasitas prescritos 
  • Forneça alimentos de boa qualidade sem corantes e aromatizantes artificiais
  • Tratamento veterinário imediato para coceira para prevenir infecções secundárias
  • Evitar o contato com detergentes/limpadores fortes que podem causar reações na pele
  • Evite comprar filhotes de cães com problemas de pele, pois as alergias geralmente são hereditárias.

Conclusão:

A pele do meu cachorro não está melhorando. Quando devo agendar uma visita veterinária? Se o seu shih tzu apresentar algum dos seguintes sintomas, é hora de agendar uma visita ao veterinário:

  • Coçar mais do que o habitual e parece desconfortável.
  • Lamber, mastigar ou coçar a ponto de desenvolver feridas.
  • Perda de pelo
  • Balançando a cabeça
  • Coçar as orelhas
  • Letargia
  • Falta de apetite
Referencia:

Gostou do Post? Confira também:

Cientistas comprovam que os shih tzu entendem cada palavra que dizemos

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato