Reconhecer quando levar seu shih tzu ao consultório veterinário, especialmente durante os fins de semana ou durante a noite, pode ser uma decisão desafiadora.
Sem dúvida, um dos maiores desafios de ter um shih tzu é não conseguir se comunicar verbalmente com seu amigo peludo, emplumado ou escamoso. Embora você possa ter um vínculo profundo e inquebrável, não há como fugir do fato de que há momentos em que seria realmente útil se eles pudessem conversar. Em nenhum momento isso é mais óbvio do que quando nossos shih tzu estão feridos ou doentes. Embora algumas lesões ou problemas de saúde sejam claramente visíveis, outros são muito mais difíceis de identificar.
Considere que os shih tzu estão predispostos a mascarar sinais de vulnerabilidade e é fácil ver por que alguns problemas passam despercebidos por dias, semanas ou até mais - algo que pode fazer seu shih tzu sofrer desnecessariamente ou piorar sua condição.
Para ajudá-lo a reconhecer se shih tzu está com algum problema de saúde ou lesão que requer atenção médica, aqui estão os 10 principais sinais de alerta de que você deve levar seu shih tzu ao veterinário.
Sinais de alerta cruciais que devem ajudar os donos de cães da raça shih tzu conscientes a decidirem procurar atendimento veterinário de emergência:
Mudanças nos hábitos de consumo devem sempre ser investigadas se não tiverem causa óbvia. Beber mais em um dia quente é normal, mas não beber o suficiente pode ser um sinal de problemas digestivos, enquanto beber em excesso pode indicar diabetes ou doença renal.
Sinais que o shih tzu está doente
Esta raça tem uma probabilidade média de ter problemas de saúde durante sua vida, portanto, é uma das raças menos caras para segurar.
Dificuldade para respirar
Também conhecida como dispnéia, é uma emergência médica. Seu shih tzu pode apresentar sinais clínicos como chiado, sons de engasgo ou respiração com a boca aberta. As causas da dispneia podem estar relacionadas a um corpo estranho alojado na garganta, uma reação alérgica grave, uma condição pulmonar ou doença cardíaca. Avaliar as gengivas do seu shih tzu é uma importante forma de acesso para uma oxigenação adequada. As gengivas devem estar rosadas e úmidas e, quando pressionadas, devem ficar temporariamente brancas e, em um ou dois segundos, voltar a ficar rosadas – isso é chamado de tempo de preenchimento capilar.
Se as gengivas do seu animal de estimação estiverem pálidas, brancas, azuis ou acinzentadas, isso deve indicar uma emergência. Seria uma boa ideia verificar as gengivas do seu animal de estimação antes que ocorra uma emergência para saber o que é normal para o seu shih tzu.
A falta de apetite
Ao longo de 24 horas pode não indicar uma preocupação séria, mas após o período de 24 horas, o dono do animal deve considerar procurar atendimento veterinário. Um animal de estimação pode indicar uma doença ou condição debilitante para seu dono, recusando-se a comer. Isso também pode levar a desidratação grave e letargia. Em gatos, a anorexia pode levar a uma condição com risco de vida chamada lipidose hepática. O corpo de um gato funciona de forma diferente durante os períodos de fome em comparação com um shih tzu ou corpo humano em que as reservas de gordura são processadas para serem utilizadas como energia.
No corpo do gato, os estoques de gordura não são convertidos da mesma maneira, mas são liberados no fígado e se acumulam, causando um fígado gorduroso e com baixo funcionamento. Se isso não for tratado, pode resultar em um fígado não funcional e possível morte.
Mudanças nos hábitos de beber e urinar
A incapacidade de urinar é considerada uma emergência médica porque pode indicar a existência de um bloqueio urinário. Os donos de shih tzu podem frequentemente observar aumento da ingestão de líquidos ou micção em seu shih tzu. Isso pode ser causado por várias condições, incluindo uma infecção do trato urinário, cálculos urinários ou um distúrbio endócrino, como diabetes ou hipo/hipertireoidismo.
Uma infecção do trato urinário ou cálculos urinários podem não ser fatais, mas se não forem tratados podem resultar em complicações graves. É melhor procurar atendimento veterinário o mais rápido possível.
Vômito
Se o seu shih tzu apresentar vômitos intermitentes ou ocasionais, isso não é considerado uma emergência médica. Seu animal de estimação pode ter comido algo que perturbou seu trato gastrointestinal. No entanto, se o vômito começar a ocorrer com mais frequência ou várias vezes seguidas, recomenda-se atenção veterinária imediata. Se for observado sangue no vômito, isso também é uma condição médica séria que requer atendimento de emergência.
O vômito pode indicar um bloqueio de corpo estranho, trauma nos pulmões ou coração, reações a uma toxina ou medicamentos ou uma irritação no revestimento do esôfago, estômago ou trato gastrointestinal. O vômito prolongado pode levar à desidratação com risco de vida.
Diarréia
Tal como acontece com o vômito, a diarreia intermitente geralmente não é uma emergência médica, mas alterações prolongadas nas fezes do seu shih tzu podem ser um indicador de qualquer problema médico subjacente. Mudanças na cor ou na consistência podem causar alarme ao dono do pet. Melena ou sangue nas fezes do seu shih tzu pode indicar uma infecção, uma obstrução no trato gastrointestinal, úlceras gástricas ou hemorragia no estômago ou intestinos, entre outras causas.
A diarreia também pode ser causada por mudanças na dieta, desidratação ou parasitas intestinais.
Convulsões
Uma única convulsão provavelmente não representa risco de vida, mas com um início súbito e o potencial de ocorrência de agrupamento ou convulsões múltiplas, geralmente é melhor procurar atendimento médico nesses casos. As convulsões podem ser causadas por vários problemas subjacentes, incluindo desequilíbrio eletrolítico, condições metabólicas, ingestão de toxinas, massa cerebral ou epilepsia.
Procurar aconselhamento veterinário é importante para impedir que o shih tzu tenha convulsões, para entender a causa subjacente da condição e para potencialmente tratar ou evitar que novas convulsões ocorram no futuro.
Colapso ou Letargia
Se o seu shih tzu tiver um episódio de colapso, este é um grande problema e requer atenção médica imediata. As possíveis causas subjacentes do colapso podem estar relacionadas a sangramento interno, choque anafilático relacionado a uma toxina ou resposta alérgica, problema cardíaco grave, desidratação, hipoglicemia ou distúrbios metabólicos, como uma condição que causa a doença de Addison.
Existem vários níveis de letargia que podem ser representados por períodos prolongados de sono, desinteresse em brincar com brinquedos ou interagir com os donos, diminuição do desejo de passear ou esconder-se em lugares incomuns. Se esses sinais clínicos durarem mais de 24-48 horas, recomenda-se uma visita veterinária.
Distensão ou dor abdominal
Outro sinal de alerta grave de uma emergência médica é um abdômen distendido. Se seu shih tzu está exibindo este sinal clínico ou parece estar dolorido/vocalizando quando você sente seu abdômen, procure uma avaliação veterinária o mais rápido possível. Às vezes, a distensão abdominal pode indicar uma condição grave chamada dilatação-vólvulo gástrica, também conhecida como inchaço.
Nesta condição, o estômago realmente se contorce, criando uma obstrução completa. Outras causas possíveis incluem hemorragia interna (ruptura do baço) ou distensão de líquido por doença cardíaca.
Paralisia das pernas
Se o seu shih tzu tiver dificuldade repentina ou não conseguir usar uma ou mais das pernas, isso geralmente é uma emergência médica. Isso pode indicar uma hérnia em uma parte da medula espinhal, que costuma ser extremamente dolorosa. Diagnosticar e tratar esta condição o mais rápido possível pode melhorar muito o prognóstico e o resultado. A paralisia também pode indicar uma condição neurológica que leva a mudanças na mentalidade do seu shih tzu.
É importante observar se há incoordenação, letargia, movimento rápido dos olhos (conhecido como nistagmo) ou falta de atenção ou resposta a sons/pistas verbais. Se você sentir uma mudança repentina no estado mental de seu shih tzu, é recomendável procurar atenção veterinária imediata.
Os problemas oculares
Não devem ser ignorados, pois podem ter consequências mais graves em comparação com outras áreas do corpo. Uma pequena quantidade de secreção ocular não é alarmante, mas quando o olho parece extremamente vermelho, está saliente para fora da cavidade, tem lacrimejamento excessivo ou inchaço, então uma visita veterinária é altamente recomendada.
Um olho vermelho pode indicar uma infecção viral ou bacteriana, trauma, hemorragia da córnea ou condições como hipertensão e glaucoma. Se não for tratada, a perda de visão pode ser uma consequência grave.
Doenças e condições comuns do Shih Tzu
Sintomas, diagnóstico e tratamento
Hipotireoidismo. Comum em todas as raças, mas também encontrado entre os Shih Tzus, o hipotireoidismo ocorre quando a glândula tireoide não produz quantidades adequadas de hormônio tireoidiano, geralmente por causa de inflamação. Alguns sintomas de hipotireoidismo incluem ganho de peso anormal, pele seca, perda de cabelo, infecções de ouvido e comportamento letárgico.
Doença do Disco Intervertebral. Esta é uma condição que ocorre quando o disco entre as vértebras é danificado, causando inchaço e vazamento. Os sintomas comuns incluem: inatividade ou comportamento letárgico, tremores, claudicação ou incapacidade de se curvar para comer. Se você notar esses comportamentos, entre em contato com seu veterinário.
Síndrome das Vias Aéreas Braquicefálicas. Os efeitos da síndrome das vias aéreas braquicefálicas ocorrem em todas as raças de cães, mas são especialmente notáveis em cães menores. É uma grande preocupação no clima quente da Austrália e pode resultar em ataques de dificuldade respiratória grave.
Displasia do quadril. Quando o quadril não se forma adequadamente, levando a uma possível claudicação com o tempo.
Shunt portossistêmico do fígado. Shunt do fígado é quando uma conexão anormal se forma entre a veia porta ou uma de suas ramificações e outra veia, fazendo com que o sangue desvie ou 'desvie' o fígado. Geralmente é causada por um defeito congênito e os sintomas incluem desenvolvimento muscular deficiente ou crescimento atrofiado. A desorientação é outro sinal de shunt portossistêmico do fígado.
Conclusão
Você conhece seu shih tzu melhor do que ninguém. Muitas vezes, quando os animais estão feridos ou doentes, eles mudam seus comportamentos habituais - por exemplo, um shih tzu que está com dor pode não querer ser tocado e pode rosnar ou se esconder para impedir que você o faça. Confie nos seus instintos. Se o seu shih tzu está se comportando de maneira estranha, mas você não sabe por que, não espere para ver se ele se resolve. Agende uma consulta com seu veterinário para que você possa explicar suas preocupações.
Referencia: