Mesmo que não tenhamos visto nenhum caso de Raiva por muitos anos, a vacinação contra Raiva em cães ainda é altamente recomendada pelos veterinários . Mas alguns donos de cães às vezes se perguntam se é necessário vacinar um cão contra a Raiva.
A raiva é uma doença viral altamente contagiosa e fatal. Além de cães, também afeta gatos e outros mamíferos, incluindo humanos. Felizmente, com a vacinação adequada, a raiva canina é totalmente evitável. Continue lendo para saber como funciona a vacina antirrábica, os efeitos colaterais da vacina antirrábica em cães e como saber se os efeitos colaterais da vacina antirrábica justificam ir ao veterinário.
Como funciona a vacina antirrábica
Todas as vacinas antirrábicas administradas são inativadas ou mortas, o que significa que o vírus foi processado para não causar doenças. Enquanto a maioria das vacinas requer de dois a quatro reforços iniciais, a vacina antirrábica é um pouco diferente.
Como outras vacinas mortas, a dose inicial de uma vacina contra a raiva aciona o sistema imunológico para ser capaz de criar anticorpos que podem combater a raiva se o cão for exposto ao vírus. A raiva é um vírus de ação lenta - pode levar de semanas a meses para resultar em sintomas - o que permite que o corpo de um cão tenha tempo para montar uma resposta imune e combater a infecção. A vacina contra a raiva é tão eficaz que é muito raro que cães vacinados sejam infectados.
Os anticorpos da vacina diminuem com o tempo, fazendo com que a vacina antirrábica perca sua eficácia. É por isso que os cães devem receber doses de reforço de acompanhamento. Os cães geralmente recebem um reforço um ano após a injeção inicial e, em seguida, uma vez a cada um a três anos para manter a imunidade. Na maioria das áreas, manter seu cão atualizado com a vacina antirrábica é exigido por lei.
A vacina antirrábica canina é obrigatória?
Vamos começar com uma pergunta nada boba de se fazer: você tem que vacinar seu cão contra a Raiva?
Não é obrigatório...
Nenhuma vacina é obrigatória para um animal. Embora a raiva canina seja uma doença perigosa, por ser incurável, a administração de vacina não é exigida por lei.
Como o último caso de raiva canina no Brasil remonta a mais de cinco anos, alguns donos simplesmente decidem não pagar por essa vacina.
... exceto em certos casos!
No entanto, existem algumas exceções que exigirão absolutamente a vacinação contra a raiva em cães:
Os chamados cães perigosos: os cães das categorias 1 e 2 devem ser vacinados contra a raiva.
Viagens internacionais: se o seu cachorro for para o exterior , ele também deve ser vacinado.
Estabelecimentos: se o seu cão tiver de visitar um parque de campismo, ou mesmo um canil , pode ser necessária a sua vacina anti-rábica para a sua admissão. Será o mesmo se ele participar de uma exposição de cães.
Por que vacinar seu cão contra a Raiva?
Acabei de lhe dizer que esta vacina não era obrigatória. No entanto, e ainda que deteste picadas, considero absolutamente necessário vacinar os vossos animais contra a Raiva.
Então deixe-me explicar o porquê:
- Uma doença mortal
- A raiva canina é uma doença extremamente perigosa :
- Ela não pode ser curada.
- Ela é mortal .
- É transmissível para humanos e outros animais.
Mesmo que não haja mais casos de Raiva na Brasil, é uma pena expor seu cão a esse risco quando há vacina.
Evite a eutanásia!
Mesmo que seu cão nunca saia ou viaje, ainda é recomendável vaciná-lo.
De fato, se o seu cão fugir e se deparar com um animal suspeito de ter raiva, ele pode ser sacrificado por precaução. Isso não acontecerá se seu cão estiver vacinado!
Proteja seu cão
Como acontece com todas as vacinas recomendadas pelos veterinários , lembre-se que vacinar o cachorro ainda é sua melhor proteção.
Todas as doenças caninas para as quais a vacinação é recomendada são de fato fatais ou altamente contagiosas. Muito ruim para fazer sem a melhor maneira de evitá-los!
O custo de uma vacina antirrábica para cães
Para concluir este artigo, gostaria de lembrar que a vacina contra a raiva continua muito acessível... especialmente quando você a compara com os riscos contra os quais ela protege você!
O custo de uma vacina contra a Raiva situa-se entre os 60 e os R$80.00 se for realizada isoladamente
- Cerca de 3 meses: para a primeira vacinação.
- Por volta dos 15 meses (1 ano após o primeiro): para o primeiro reforço contra a Raiva.
- Então, uma vez a cada 3 anos: para o lembrete .
Vacinação contra a raiva: a partir de 12 semanas
A idade mínima a partir da qual o cão, gato ou furão pode ser vacinado contra a raiva é de 12 semanas.
No caso da primeira vacinação, é necessário um período mínimo de 21 dias para que seja válida.
Se pretende viajar para o estrangeiro com o seu cão, gato ou furão, deve por isso planear-se com antecedência de forma a ter em conta este atraso.
A vacinação contra a raiva também pode ser exigida para permanecer em um acampamento, ou mesmo em algumas pensões.
Da mesma forma, os chamados cães perigosos definidos pela lei de janeiro de 99 (cães de primeira e segunda categoria) devem ser vacinados contra a raiva.
Uma coisa é certa: minha dona nunca perde meus lembretes de vacinação anti-rábica... E espero que este artigo tenha convencido você a fazer o mesmo com seu cachorrinho!
Efeitos colaterais comuns da Vacina antirrábica em cães
Como as vacina antirrábica funcionam estimulando o sistema imunológico, os efeitos colaterais da vacina antirrábica em cães geralmente se devem a um sistema imunológico estimulado. Os efeitos colaterais podem incluir febre leve, perda leve de apetite e perda leve a moderada de energia por 24 a 36 horas após a vacinação.
Também é possível que os cães sintam dor e leve inchaço no local da injeção. Alguns cães não apresentam nenhum efeito colateral. Se ocorrerem efeitos colaterais, eles geralmente começam dentro de uma hora após a vacinação e desaparecem dentro de um dia ou dois.
Ocasionalmente, os cães desenvolvem um pequeno inchaço indolor no local da injeção que pode durar algumas semanas. Em casos raros, os cães podem desenvolver uma pequena área circular de perda de pelo no local da injeção.
Efeitos colaterais raros da vacina vacina antirrábica em cães
Embora seja raro, um cão pode ter uma reação grave à vacina antirrábica. Normalmente, isso não ocorre porque há algo errado com a vacina em si, mas devido a uma reação exagerada do sistema imunológico do cão.
Os efeitos colaterais graves geralmente começam imediatamente após ou dentro de uma a duas horas após a vacinação.
As reações raras à vacina contra a raiva incluem:
- Urticária, que aparece como caroços firmes em todo o corpo do cão e pode ou não coçar
- Vômito
- Diarréia
- Rosto, focinho e/ou olhos inchados
- Dor intensa ou inchaço no local da injeção
- Tosse
- Colapso ou desmaio
Se notar algum destes sinais, leve imediatamente o seu cão ao veterinário para tratamento de emergência.
O que fazer se você notar efeitos colaterais da vacina contra a raiva
Perda de energia por um ou dois dias, febre baixa, dor leve e perda temporária de apetite, todos sinalizam que a vacina está fazendo o que deveria - estimulando o sistema imunológico. Se você notar esses sinais, deixe seu cão descansar, regue-o com carinho e carinho e monitore-o por alguns dias.
Se você estiver preocupado com a possibilidade de seu cão estar com dor, ligue para o veterinário e peça conselhos. Eles podem prescrever analgésicos para ajudar seu cão a se sentir melhor.
Se você estiver preocupado, não hesite em ligar para o seu veterinário. Em geral, porém, não é necessário entrar em contato com o veterinário, a menos que:
- Os efeitos colaterais leves e esperados pioram ou duram mais do que alguns dias
- Seu cão desenvolve inchaço no local da injeção que é quente ou dolorido, está chorando, fica maior ou não desaparece depois de algumas semanas
- Seu cão desenvolve reações graves ou anormais
Conclusão
Se o seu cão tiver uma reação adversa à vacina antirábica, fale com o seu veterinário. As leis em cada estado são diferentes e seu veterinário será seu melhor recurso para saber se seu cão pode ou não dispensar a vacina. Como alternativa, um veterinário pode fazer um teste de titulação, que avalia o nível de anticorpos no sangue. Isso pode ajudar a determinar se há anticorpos suficientes para se defender contra doenças.
Se o seu cão teve reações adversas a vacinas no passado, discuta o risco da vacinação versus o risco de infecção com o seu veterinário. Se seu cão for sensível à vacina, seu veterinário poderá controlar os efeitos colaterais negativos administrando anti-histamínicos ou outros medicamentos antes da vacinação e monitorar seu cão quanto a reações pós-vacinação.
Referencia: