Qual o valor de uma cirurgia de catarata em cães? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Qual o valor de uma cirurgia de catarata em cães?

 Não é incomum olhar nos olhos de um cão mais velho e ver uma película turva ou opacidade sobre a lente do olho. Em alguns cães, não é nada para se preocupar e simplesmente um sinal de envelhecimento. Para outros, pode ser uma indicação de catarata.

As lentes saudáveis ​​são transparentes ou transparentes e permitem que a luz recebida passe pela retina. Cataratas ou lentes turvas impedem a passagem da luz e levam à diminuição da visão e, em casos extremos, à cegueira total.

De acordo com o Cornell University , a catarata pode ocorrer em cães mais jovens e mais velhos e pode ser causada por genética, diabetes, trauma, desequilíbrio nutricional ou uma doença que afeta os tecidos vasculares profundos do olho.

O diabetes é a doença mais comum associada à catarata em cães. A catarata é uma condição ocular comum que pode afetar pessoas e cães. Embora possa resultar em visão turva e eventual cegueira, a cirurgia pode ajudar a restaurar a visão na maioria dos casos. Hoje, nossos veterinários Argyle discutem a cirurgia de catarata para cães e o que você pode esperar se seu cão for submetido ao procedimento. 

A catarata é uma condição ocular comum que pode afetar pessoas e cães. Embora possa resultar em visão turva e eventual cegueira, a cirurgia pode ajudar a restaurar a visão na maioria dos casos. Hoje, nossos veterinários Argyle discutem a cirurgia de catarata para cães e o que você pode esperar se seu cão for submetido ao procedimento. 

O que são cataratas em cães?

Assim como nos humanos, os cães podem desenvolver catarata. A catarata é uma opacificação ou turvação da lente normalmente clara do olho. Pode causar visão turva que pode ser comparada a olhar através de uma janela congelada ou embaçada.

Sintomas de Catarata em Cães

As cataratas podem se parecer com “pequenas manchas, uma aparência de gelo rachado, uma névoa leitosa difusa, um brilho 'pérola' ou listras brancas”.

Ele também pode afetar uma pequena parte do olho do seu cão antes de progredir para ocupar ainda mais a lente.

Como os cães podem frequentemente usar seus sentidos aguçados de audição e olfato para compensar a perda de visão, pode ser difícil para o dono de um animal detectar a catarata em um estágio inicial”.

Os donos de cães devem procurar “sinais de perda de visão, como esbarrar em coisas ou ter problemas para encontrar comida e água”.

Como tratar a catarata em cães?

Muitas vezes, é possível que as cataratas em cães sejam removidas cirurgicamente e substituídas por uma lente artificial. No entanto, nem todos os cães com esta condição são candidatos adequados para a cirurgia de catarata canina. Se o seu cão tiver um descolamento de retina pré-existente, degeneração da retina, glaucoma ou inflamação grave dos olhos, a cirurgia de catarata pode não ser uma opção para o seu cão.

Quando se trata de salvar a visão do seu cão, o diagnóstico precoce de condições como a catarata é importante. Exames de bem -estar regulares semestrais dão ao seu veterinário a oportunidade de verificar os olhos do seu cão em busca de sinais de desenvolvimento de catarata e recomendar o tratamento antes que se tornem mais graves.

Em cães diagnosticados com catarata que são bons candidatos à cirurgia, quanto mais cedo a cirurgia for realizada, melhor será o resultado a longo prazo.

Se o seu filhote não for adequado para cirurgia, tenha certeza de que, embora seu cão permaneça cego, ele ainda poderá desfrutar de uma qualidade de vida muito boa. Com um pouco de prática, seu cão logo se adaptará e será capaz de navegar em seu ambiente doméstico usando seus outros sentidos para guiá-lo. 

Quanto custa a cirurgia de catarata para cães?

A cirurgia de catarata para cães pode custar entre R$ 2.500 e R$ 4.000. O custo pode variar dependendo da sua localização, do veterinário individual, se o seu cão tem ou não catarata em ambos os olhos ou apenas em um, e quaisquer condições subjacentes que seu cão possa ter.

Fatores que afetam o valor da cirurgia de catarata

Onde você está localizado. Se você mora em uma grande área metropolitana ou em uma parte menor e mais rural do país, isso afetará o custo da cirurgia.

Número de olhos afetados. Se o seu cão tiver catarata em ambos os olhos em vez de um olho, isso aumentará o custo da cirurgia.

O tamanho do cachorro. Cães maiores precisarão de quantidades maiores de anestesia e outros medicamentos, o que aumentará o custo do procedimento.

O que está incluído no valor da cirurgia de catarata para cães?

Antes de prosseguir com qualquer procedimento médico, é sempre bom confirmar com o veterinário que fará a cirurgia o que exatamente está incluído no preço final. Você pode se surpreender ao descobrir o que está e o que não está incluído.

Por exemplo, o custo da cirurgia de catarata normalmente inclui o exame pré-operatório, a anestesia, o próprio procedimento cirúrgico e os cuidados pós-operatórios no hospital,.

O que não está incluído no valor da cirurgia de catarata para cães?

Como a maioria dos procedimentos cirúrgicos, quaisquer despesas além da cirurgia podem não ser incluídas no custo indicado pelo seu veterinário.

Outras coisas que muitas vezes não estão incluídas no preço final da cirurgia de catarata incluem:

  • Medicamentos para dor ou antibióticos para cuidados em casa
  • O custo do exame pré-operatório
  • Exame de sangue pré-anestésico que alguns veterinários exigem antes de qualquer cirurgia
  • Visitas de acompanhamento
  • Tratamento para quaisquer complicações que possam surgir devido à cirurgia

A cirurgia de catarata é necessária para cães?

A cirurgia de catarata não é necessária para cães, mas é o “padrão ouro” para o tratamento de um cão que sofre da anormalidade.

“Atualmente, não há medicamentos que revertam a catarata”. “Sem cirurgia, seu cão provavelmente perderá a visão permanentemente em algum momento, além de desenvolver condições oculares dolorosas, como o glaucoma”.

Somente um oftalmologista veterinário pode determinar se seu cão precisa de cirurgia de catarata. Vários fatores os ajudarão a tomar essa decisão, incluindo a saúde geral do seu cão e quaisquer riscos subjacentes à anestesia geral.

A ACVO recomenda que cães com catarata sejam submetidos a intervenção cirúrgica precoce para evitar comprometimento da visão total mais tarde.

A cirurgia de catarata não apenas restaura a visão, mas também pode prevenir a progressão da catarata, que pode levar à inflamação dentro dos olhos do seu cão. A inflamação prolongada pode levar a complicações como descolamento de retina ou glaucoma , que não apenas cega, mas também causa dor, de acordo com o James L. Voss Veterinary Teaching Hospital da Colorado State University. Ele observa que a taxa de sucesso da cirurgia de catarata é de 85% a 90%.

De acordo com o Centro Médico Veterinário da Michigan State University, alguns cães não são bons candidatos à cirurgia de catarata se já tiverem os seguintes problemas de saúde:

  • Há evidência de doença da retina
  • Há alta pressão intraocular (glaucoma) antes da cirurgia
  • Há cicatrizes significativas na córnea ou no interior do olho que limitarão a visão da lente durante a cirurgia
  • Há evidências de uma doença sistêmica, incluindo febre alta, letargia, vômitos, diarreia
  • Existem anormalidades em seus exames de sangue

Como é a recuperação dos cães após a cirurgia de catarata?

A cirurgia de catarata para cães é muito semelhante à cirurgia de catarata para humanos. O cirurgião faz uma pequena incisão no olho e usa uma unidade ultrassônica especial do tamanho de uma ponta de lápis para quebrar a catarata em pequenos pedaços que são então aspirados para fora do olho.

O cirurgião então coloca uma lente intraocular artificial no olho para restaurar o poder de foco.

Complicações potenciais incluem descolamento da retina, inflamação do olho, glaucoma, infecção e hifema (sangue no olho). Ulceração da córnea, olhos secos e aumento da pressão intraocular também podem ocorrer após a cirurgia.

Após a cirurgia, os cães geralmente são mandados para casa com instruções de cuidados posteriores, incluindo colírios medicamentosos e analgésicos. Eles também terão que usar um colar elizabetano para evitar que esfreguem ou cocem os olhos.

“O período de recuperação geralmente é de cerca de duas semanas e, durante esse período, você administrará colírios e possivelmente medicamentos orais”. “Muitos cães terão sua visão restaurada logo após o procedimento cirúrgico.”

Cuidados de acompanhamento envolvem:

  • Colírios e possivelmente medicamentos orais (anti-inflamatórios e antibióticos)
  • Colírio na primeira semana, entre quatro a seis vezes ao dia
  • Visitas de acompanhamento uma semana, três semanas e depois a cada três a seis semanas por alguns meses após a cirurgia
  • Visitas a cada seis meses a todos os anos pelo resto da vida do animal de estimação, especialmente para aqueles animais de estimação que precisam tomar medicamentos por toda a vida

A catarata pode ser prevenida?

Infelizmente, a catarata não é uma condição evitável, então os pais dos cães não podem fazer muito para evitar a cirurgia.

“Se o cão for diabético, faça todos os esforços para manter a doença estável, pois essa condição pode levar à catarata”. “Além disso, algumas raças de cães são mais propensas a catarata do que outras.”

De acordo com a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Illinois, “ as raças de cães com predisposição à catarata incluem cocker spaniels, poodles, Boston terriers, schnauzers, labradores retrievers e Shih-Tzu, entre outros. Essas raças podem desenvolver catarata mais cedo na vida”.

Além de alimentar seu cão com uma dieta saudável e balanceada e fazer exercícios regularmente, os donos de cães devem levá-los ao veterinário regularmente para ajudar a detectar os primeiros sinais de doenças, como catarata.

Existem riscos com a cirurgia de catarata para cães?

Todos os procedimentos cirúrgicos com animais de estimação ou pessoas apresentam algum nível de risco. As complicações decorrentes da cirurgia de catarata em cães são raras, mas algumas complicações observadas pelos veterinários após a cirurgia de catarata são úlceras de córnea e elevações de pressão dentro do olho. Levar seu cão para um exame de acompanhamento com o veterinário é essencial para ajudar a evitar problemas após a cirurgia.

Conclusão:

Meu cachorro poderá enxergar após a cirurgia de catarata?

Muitos cães terão alguma visão restaurada no dia seguinte, mas normalmente levará algumas semanas para a visão se estabilizar à medida que o olho se ajusta aos efeitos da cirurgia e à presença da lente artificial. Desde que o resto do olho esteja em boas condições de funcionamento, para cães, a taxa de sucesso da cirurgia de catarata é de cerca de 90% na marca de 1 ano e 80% 2 anos após a cirurgia. 

 A chave para resultados bem-sucedidos a longo prazo é um bom cuidado pós-operatório e visitas regulares ao veterinário para exames oftalmológicos e monitoramento, após a cirurgia e ao longo da vida do seu cão.

Referencia:

Gostou do Post? Confira também:

Cientistas comprovam que os shih tzu entendem cada palavra que dizemos

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato