O shih tzu é um cão pequeno e afetuoso, conhecido por sua personalidade mal-humorada. Shih tzus têm uma longa vida útil e geralmente vivem até 16 anos.
Shih tzus têm uma pelagem bonita e pelagem dupla longa, o que significa que esses cães precisam de muita higiene e manutenção. Shih-tzus bem treinados são adequados para qualquer casa, embora esta raça possa ser teimosa e precise de um dono experiente.
Antes de levar um cachorro para casa, você deve pesquisar bastante sobre a raça. Shih tzus têm necessidades especializadas, ainda mais do que algumas outras raças de pedigree, então você deve saber com antecedência no que está se metendo.
Informação sobre a raça shih tzu
Adequado para indivíduos, famílias, donos de cães experientes e donos com bastante tempo para cuidar e brincar com o cão.
Shih tzus são uma raça antiga de cães originários da Ásia e muito valorizados pela realeza chinesa. Originalmente um cruzamento entre um pequinês e um lhasa apso, a raça shih tzu pode ser rastreada até o século XIV.
Esses cães eram tão valorizados por seus donos que não eram negociados ou vendidos, e eram dados apenas como presentes valiosos e significativos. Shih tzus foram introduzidos na Europa na década de 1930.
Shih tzus foram criados para serem cães de colo e cães de companhia
Tamanho:7,9–11 polegadas
Peso: 3,8– 7,5kg
Necessidades de cuidados: Alto, com escovação diária, banhos regulares e serviços profissionais de tosa
Vida útil: 10 a 16 anos, com média de 12 anos
Variações de cores: Ouro, fígado, preto, branco, marrom, cinza, tricolor ou bicolor em qualquer combinação, cor sólida ou padrões multicoloridos
Temperamento: Carinhoso, brincalhão e inteligente, com uma veia teimosa
Exercício diário: Baixo, menos de 10 a 15 minutos de exercício por dia
Consumo Diário de Alimentos: 1–1,5 xícaras de ração seca por dia, com guloseimas
Condições de saúde conhecidas: Síndrome braquicefálica, olho seco, distiquíase, doença do disco intervertebral
O Corajoso Shih Tzu- Este cão de aparência distinta pode facilmente conquistar seu amor. Você escolheu se aconchegar com um Shih Tzu porque pode esperar certas características:
- Excelente companheiro
- Precisa de exercício mínimo
- Doce, brincalhão e amigável
- Alerta, curioso e ocupado
- Bom em torno de outros animais de estimação e cães
- Inteligente, amigável e facilmente conquistado
Será preciso treinamento, socialização e atenção para evitar problemas relacionados a essas características:
- Um cachorro de interior que não se dá bem no calor
- Pode ter uma tendência a latir excessivamente
- Pode ser agressivo, medroso ou mal-humorado se não for socializado adequadamente
- Pode ser difícil de housetrain
- Frágil e facilmente ferido devido ao tamanho pequeno
- Precisa de atenção frequente de sua família
- Informações sobre a raça Shih Tzu
Sua grande personalidade e adorável prognatismo tornam fácil entender por que o Shih Tzu é uma das raças mais populares nos Brasil.
Originou-se na China do século XVII e acredita-se que seja um cruzamento entre o Spaniel tibetano e o Lhasa Apso. Ela é uma raça relativamente nova na América; na década de 1960, apenas 100 Shih Tzu foram registrados no país! Sua popularidade aumentou rapidamente. Eles são sensíveis ao calor e requerem apenas exercícios moderados. Shih Tzu são principalmente cães de companhia e levam esse trabalho muito a sério - eles adoram estar com suas famílias sempre que possível. O Shih Tzu é uma raça geralmente saudável com uma expectativa de vida média de 13 a 15 anos .
Saúde Do Shih Tzu
Sabemos que, por se preocupar tanto com o seu cachorro , você quer cuidar bem dele. É por isso que resumimos as preocupações com a saúde que discutiremos com você durante a vida do seu Shih Tzu. Conhecendo os problemas de saúde específicos do Shih Tzu.
Muitas doenças e condições de saúde são genéticas, o que significa que estão relacionadas à raça do seu animal de estimação. Existe um consenso geral entre pesquisadores de genética canina e médicos veterinários de que as condições que descrevemos aqui têm uma taxa significativa de incidência e/ou impacto nesta raça. Isso não significa que seu cão terá esses problemas; significa apenas que ela corre mais riscos do que outros cães.
Descreveremos os problemas mais comuns observados no Shih Tzu para lhe dar uma ideia do que pode acontecer no futuro. Obviamente, não podemos cobrir todas as possibilidades aqui, portanto, sempre verifique conosco se notar algum sinal ou sintoma incomum.
Doença Dentária
A doença dentária é o problema crônico mais comum em animais de estimação, afetando 80% de todos os cães aos dois anos de idade. Infelizmente, seu Shih Tzu tem mais probabilidade do que outros cães de ter problemas com os dentes .
Infecções
Shih Tzus são suscetíveis a infecções bacterianas e virais – as mesmas que todos os cães podem pegar – como parvovirose, raiva e cinomose. Muitas dessas infecções são evitáveis por meio da vacinação , que recomendamos com base na idade dela, nas doenças que vemos em nossa área e em outros fatores.
Obesidade
A obesidade pode ser um problema de saúde significativo em Shih Tzus. É uma doença grave que pode causar ou agravar problemas nas articulações, distúrbios metabólicos e digestivos, dores nas costas e doenças cardíacas.
Parasitas
Todos os tipos de vermes e insetos podem invadir o corpo do seu Shih Tzu, por dentro e por fora. Tudo, desde pulgas e carrapatos até ácaros da orelha, pode infestar sua pele e orelhas.
Problemas Oculares
Poucas coisas têm um impacto tão dramático na qualidade de vida do seu cão quanto o bom funcionamento de seus olhos. Infelizmente, os Shih Tzus podem herdar ou desenvolver várias doenças oculares diferentes, algumas das quais podem causar cegueira se não forem tratadas imediatamente, e a maioria das quais pode ser extremamente dolorosa!
Alergias
Em humanos, alergias a pólen, mofo ou poeira fazem as pessoas espirrarem. Nos cães, em vez de espirrar, as alergias causam coceira na pele. Chamamos essa alergia de pele de “atopia” e os Shih Tzus costumam tê-la. Os pés, barriga, dobras da pele e orelhas são mais comumente afetados.
Síndrome Do Desconforto Respiratório
A síndrome do desconforto respiratório, também conhecida como síndrome braquicefálica, afeta cães com nariz curto, como o Shih Tzu. Os cães de nariz curto têm a mesma quantidade de tecido em seus narizes e gargantas que os cães de nariz mais longo, mas com menos área para contê-lo.
Anormalidades Dentárias
As anormalidades dentárias geralmente são induzidas geneticamente e são relativamente comuns em cães, especialmente em cães de raça pura, como o Shih Tzu. Um overbite ou underbite é chamado de má oclusão ou mordida ruim.
Quanto custa criar um Shih Tzu?
O custo mensal médio de criar um shih tzu é de R$ 80 a R$ 180 por mês. Este custo inclui alimentação, higiene, seguro para animais de estimação, visitas ao veterinário, entretenimento e brinquedos.
Cuidando Do Seu Shih Tzu Em Casa
Muito do que você pode fazer para manter seu cão feliz e saudável é senso comum, assim como é para as pessoas. Observe sua dieta, certifique-se de que ela faça bastante exercício, escove regularmente os dentes e o pelo e ligue para nós ou para um hospital de emergência para animais de estimação quando algo parecer incomum (consulte "O que observar" abaixo). Certifique-se de seguir o cronograma de exames e vacinas que recomendamos para ela. É quando faremos os “check-ups” necessários e testaremos doenças e condições comuns em Shih Tzus.
Outro passo muito importante para cuidar de seu animal de estimação é se inscrever no seguro de saúde para animais de estimação . Certamente haverá exames e procedimentos médicos que ela precisará ao longo de sua vida e o seguro de saúde para animais de estimação ajudará você a cobrir esses custos.
- Escovação e cuidados regulares são necessários para manter a pelagem bonita.
- Shih Tzus costumam ter sérios problemas com os dentes, então você precisa escová-los pelo menos três vezes por semana!
- Limpe as orelhas semanalmente, mesmo quando filhote. Não se preocupe - mostraremos como!
- Ela é adequada para morar em apartamento; ela precisará de uma caminhada diária e brincadeiras internas regulares.
- Ela pode ser sensível a temperaturas quentes; evite qualquer exposição prolongada e esteja muito atento aos sinais de estresse térmico.
- Ela é muito inteligente e pode ser ensinada a realizar uma variedade de truques para ajudar a mantê-la mentalmente estimulada.
- Mantenha a dieta do seu cão consistente e não dê comida a seu povo.
- Alimente uma dieta de alta qualidade apropriada para sua idade.
- Exercite seu cão regularmente, mas não exagere no início.
Você deve criar um Shih Tzu?
Shih tzu são cães lindos e afetuosos e são ótimos com crianças, outros animais de estimação e famílias grandes. No entanto, nem todos os lares são adequados para um shih tzu.
Quem deve ter um criar um Shih Tzu?
Shih tzus são uma boa escolha para famílias moderadamente ativas com bastante tempo e paciência para cuidar de um cachorro. Shih tzus se dá bem com outros animais de estimação e crianças se o cão for devidamente treinado. As pessoas que amam seus animais de estimação e gostam de passar o tempo abraçando seus cães são uma combinação perfeita para um shih tzu.
A natureza afetuosa do shih tzu torna este cão um animal de estimação adequado para a maioria das famílias. Se você pode cuidar adequadamente das necessidades do seu cão e passar tempo com seu animal de estimação, um shih tzu é uma boa escolha.
Quem não deve criar um Shih Tzu?
Shih tzus não são adequados para donos de cães pela primeira vez. Esses cães podem ser teimosos e são notoriamente difíceis de treinar. Shih tzus não são compatíveis com proprietários altamente ativos e outros animais de estimação ativos. Isso ocorre porque eles têm apenas pernas pequenas e se cansam rapidamente e são cães de colo no coração.
Como os custos de preparação e manutenção de um shih tzu podem aumentar rapidamente, essa raça não é uma escolha apropriada para famílias com orçamento apertado. Famílias com pouco tempo para seus animais de estimação também são inadequadas porque os shih tzus não gostam de ficar sozinhos por muito tempo.
O Que Observar no shih tzu
Qualquer sintoma anormal pode ser um sinal de doença grave ou pode ser apenas um problema menor ou temporário. O importante é saber quando procurar ajuda veterinária e com que urgência. Muitas doenças fazem com que os cães tenham uma combinação característica de sintomas, que juntos podem ser um sinal claro de que seu Shih Tzu precisa de ajuda.
- Mudança no apetite ou consumo de água
- Acúmulo de tártaro, mau hálito, gengivas vermelhas ou dentes quebrados
- Coceira na pele (coçar, mastigar ou lamber); perda de cabelo
- Letargia, embotamento mental ou sono excessivo
- Medo, agressividade ou outras alterações comportamentais
- Caroços ou saliências – independentemente do tamanho
- Crescimento lento ou atrofiado; às vezes convulsiona depois de comer
- Bebe e urina mais, come mais; barrigudo, pelo pobre
Emergências
Procure atendimento médico imediatamente se notar algum destes tipos de sinais:
- Coçar ou sacudir a cabeça, orelhas sensíveis ou secreção no ouvido
- Incapacidade ou esforço para urinar; urina descolorida
- Nublado, vermelhidão, coceira ou qualquer outra anormalidade envolvendo os olhos
- Tosse, intolerância ao exercício, respiração rápida em repouso
- Respiração ruidosa, cansa-se facilmente durante o exercício
- Rigidez nas pernas; relutância em levantar, sentar, subir escadas, correr ou pular; “salto do coelho”
Um shih tzu requer muita preparação, treinamento e atenção. Embora não precisem de muito exercício, os shih tzus ainda precisam de estímulo mental.
Referencia: