O Shih Tzu é uma raça de brinquedo tibetana nascida para ser um companheiro peludo. Esta raça remonta ao século 15, embora os cães não tenham sido formalmente reconhecidos pelo American Kennel Club até 1969. Esses pequenos “cães-leão”, como seu nome significa, foram associados ao budismo e, porque o Tibete não tinha leões indígenas , os líderes espirituais criaram seus cães para se parecerem com leões, de acordo com o Shih Tzu Club . Os governantes imperiais criaram esse tipo de cachorro para alertar as pessoas sobre os visitantes com seu latido agudo.
Eventualmente, esta raça tornou-se um animal de companhia em vez de um cão de trabalho, pois as pessoas na China começaram a criá-los com raças ocidentais, como Pugs e Pekingese . O primeiro casal reprodutor de Shih Tzu foi exportado para a Inglaterra por volta de 1930, e a raça chegou aos Estados Unidos nas décadas seguintes.
Shih Tzu rapidamente se tornou popular entre a classe alta e continua sendo uma das raças de cães mais populares nos Estados Unidos.
O Shih Tzu é uma raça ativa e amigável. Eles são cães robustos, pesando entre 9 e 16 libras com uma altura média de 10 polegadas. Eles têm pelagem longa e lisa, focinho achatado, prognatismo pronunciado e orelhas curtas e caídas. Suas cabeças são redondas com olhos bulbosos e expressivos.
Cuidando de um Shih Tzu
Shih Tzu são companheiros agradáveis e enérgicos é são fáceis de cuidar. Eles geralmente são felizes e sociáveis com pessoas (e outros animais!) de todas as idades e preferem não passar o tempo sozinhos. Shih Tzu deve ser socializado desde jovem para evitar qualquer ansiedade, caso contrário, eles podem latir ou cavar.
Esta raça requer pouco exercício (menos de 30 minutos diários), mas gosta de sair para caminhadas curtas. Shih Tzu adora ser mimado com atenção e guloseimas; eles adoram agradar seus pais de estimação e geralmente são rápidos em aprender novos truques para obter as guloseimas e os elogios que desejam.
A maior parte da manutenção de um Shih Tzu envolve sua longa e luxuosa pelagem dupla que cresce continuamente. Os cães não perdem muito pelo, mas seu pelo tende a emaranhar e embaraçar. Essa pelagem geralmente é raspada em um "corte de cachorro" para evitar a limpeza contínua, porque, se não for cortada, a pelagem pode crescer tanto que se arrasta no chão. Se a pelagem de um Shih Tzu for mantida por mais tempo, tomar banho e escovar será um tarefa semanal, com compromissos profissionais de limpeza espalhados a cada poucas semanas.
Outra coisa a saber sobre Shih Tzu: eles são braquicefálicos, o que significa que têm um focinho curto e achatado. Isso pode colocá-los em maior risco de superaquecimento ou insolação , então eles precisam ficar longe do clima quente do verão.
Problemas de saúde do Shih Tzu
Como cuidar da saúde do shih tzu- A expectativa de vida média do Shih Tzu é de 10 a 18 anos, e eles são considerados uma raça saudável em geral, embora possam ser propensos a certas condições médicas. Alguns problemas médicos que esta raça está predisposta a incluir:Obesidade
Shih Tzu não são exatamente atletas e, por isso, muitas vezes podem ficar acima do peso. É importante limitar as guloseimas e garantir que 20 a 30 minutos de exercícios controlados - como caminhadas e brincadeiras - sejam feitos diariamente. A obesidade em cães pode levar a outros problemas, como diabetes , artrite , doenças cardíacas e dificuldade para respirar.
Luxação das patelas
A luxação patelar é uma condição em que a rótula sai de sua posição normal, causando desconforto, claudicação e, eventualmente, artrite. Cães com patelas luxadas serão vistos ocasionalmente pulando e segurando uma perna traseira durante a caminhada.
Freqüentemente, a patela retornará à posição por conta própria, mas às vezes a cirurgia é recomendada em casos graves.
Doença periodontal
A doença periodontal, ou doença dentária , é comumente observada em cães Shih Tzu porque seus dentes podem facilmente superlotar suas bocas pequenas. Essa superlotação leva ao desenvolvimento de tártaro e placa. A escovação rotineira dos dentes, as limpezas dentárias profissionais e a remoção cirúrgica de quaisquer dentes de leite remanescentes ajudarão a manter a boca do seu Shih Tzu saudável.
Displasia do quadril
A displasia do quadril ocorre quando as articulações do quadril não se encaixam adequadamente, levando a artrite, dificuldade para andar e dor. A displasia da anca é frequentemente diagnosticada através de radiografias e tratada com medicamentos orais para diminuir a inflamação e a dor, suplementos articulares e, em casos graves, cirurgia.
Problemas oculares
Shih Tzu tem muitas doenças oculares hereditárias, incluindo glaucoma , olho seco crônico e catarata . As condições oculares podem ser bastante dolorosas e os sinais incluem:
- olhos vermelhos
- Olhos esbugalhados
- Secreção ocular
- Esfregando os olhos
- Cegueira
- Entre em contato com um veterinário se tiver alguma dúvida sobre os olhos do seu cão.
- Shunts Hepáticos
O shunt portossistêmico (PSS) é uma doença hepática que faz com que as toxinas da corrente sanguínea contornem o fígado, o órgão que normalmente filtra essas toxinas para fora do corpo. As toxinas se acumulam, eventualmente causando problemas gastrointestinais crônicos, crescimento atrofiado e até mesmo sinais neurológicos como ataxia (uma “marcha bêbada”) ou convulsões .
Exames de sangue são realizados para diagnosticar essa condição, juntamente com exames de imagem abdominal e, muitas vezes, cirurgia para reparar o shunt, se possível. Mudanças na dieta e medicamentos orais também podem ser usados para controlar cães com sinais mais leves.
- Infecções de ouvido
- As orelhas do Shih Tzu são flexíveis, o que apresenta dois problemas:
- Não permite o fluxo de ar nos canais auditivos
- Permite que o pelo cresça dentro de suas orelhas
Essa combinação pode reter a umidade nos ouvidos, levando a ouvidos vermelhos, doloridos ou com coceira. Seu veterinário avaliará infecções de ouvido com um exame completo e obtendo uma amostra para avaliar bactérias ou fungos. Essas infecções são frequentemente tratadas com medicamentos tópicos e/ou orais.
glomerulonefropatia
Este é um tipo de doença renal herdada nesta raça. Faz com que o excesso de proteína seja perdido do corpo e pode causar mau funcionamento dos rins em uma idade precoce. Os sinais clínicos podem incluir:
- Falta de apetite
- Vômito
- Diarréia
- Aumento da sede e micção
- Perda de peso
- Perda de massa muscular
A terapia crônica com mudanças na dieta, medicamentos orais e, às vezes, fluidoterapia é necessária para o tratamento.
Síndrome Braquicefálica
Cães com faces planas, como o Shih Tzu, têm síndrome braquicefálica . Isso é caracterizado por anormalidades das vias aéreas superiores, como:
- Narinas pequenas
- Um palato longo e macio
- Colapso da traqueia
- Tecido extra na parte de trás da garganta
Todos esses aspectos podem causar dificuldade para respirar e tornar o Shih Tzu mais propenso ao superaquecimento. Se for grave, seu veterinário pode discutir a cirurgia para ajudar a corrigir alguns desses problemas quando seu Shih Tzu é um filhote.
O que alimentar um Shih Tzu
Como cuidar da alimentação do shih tzu - Shih Tzu são propensos à obesidade, por isso é importante alimentá-los com uma dieta bem equilibrada e evitar muitas guloseimas ao longo do dia. Recomenda-se uma dieta balanceada de mordida pequena para adultos, duas vezes ao dia. Os pais dos animais de estimação também devem alimentar seus Shih Tzu com ração seca em vez de comida enlatada para diminuir o risco de doença periodontal, pois a ração seca é abrasiva e pode remover parte do acúmulo de placa.Como Alimentar um Shih Tzu
Filhotes de Shih Tzu devem ser alimentados com refeições frequentes (cerca de três ou quatro por dia) para evitar riscos de hipoglicemia , dependendo das recomendações veterinárias. Refeições com alto teor de gordura, proteína e carboidratos complexos diminuirão o risco de problemas de baixo nível de açúcar no sangue, e dietas bem formuladas para filhotes de raças pequenas geralmente contêm todos esses componentes.
Quanto você deve alimentar um Shih Tzu?
Seu veterinário pode ajudar a calcular as calorias diárias adequadas que seu animal de estimação deve ingerir para evitar o ganho de peso. Ao escolher uma dieta para o seu Shih Tzu, escolha um alimento para raças pequenas para facilitar a mastigação. Essas dietas formuladas terão recomendações de quanto alimento oferecer a cada alimentação.
Dicas Nutricionais para Shih Tzu
Suplementos que podem apoiar a saúde desta raça incluem ácidos graxos ômega, que são saudáveis para o coração, cérebro, pele e articulações. Além disso, mastigações e suplementos dentários podem ser recomendados pelo seu veterinário para diminuir o risco de doença periodontal.
Dicas de comportamento e treinamento para Shih Tzu
Shih Tzu Personalidade e Temperamento
Shih Tzu são pequenos em tamanho, mas têm grandes personalidades. Eles são companheiros leais e amorosos para famílias com crianças e outros animais. Shih Tzu são brincalhões, inteligentes e querem agradar seus pais de estimação. Eles são bastante adaptáveis e podem variar de um estilo de vida sedentário abraçado dentro de casa a uma caminhada mais aventureira no parque. Não importa o que você faça, eles só querem estar com seu povo.
Shih Tzu Comportamento
Shih Tzu foram originalmente criados para serem “cães alertas” e ainda latem para alertar que alguém ou algo novo está entrando em seu ambiente todos esses séculos depois. Apesar de seus alarmes embutidos, eles não são bons cães de guarda por causa de sua disposição doce e necessidade de amor e atenção.
Treino de Shih Tzu
Como cuidar do treinamento do shih tzu - Shih Tzu agrada as pessoas e geralmente é fácil de treinar. Eles preferem guloseimas de alta recompensa e reforço positivo ao treinar.
Shih Tzu são cães de apoio emocional maravilhosos devido à sua pequena estatura, lealdade e espírito calmo. Eles podem ser curiosos e cavar se deixados sozinhos, por isso é importante monitorá-los de perto em ambientes novos ou externos.
Atividades divertidas para cães Shih Tzu
- Anda em
- Quintal ou playtime interior
- Truques de aprendizagem
- Abraçando com sua família
- Guia de cuidados com Shih Tzu
Shih Tzu são shedders mínimos, mas não confunda isso com ter necessidades mínimas de higiene.
Cuidados com a pele e pelagem
Como seus pelos crescem longos, tornando-os propensos a emaranhados e irritação da pele, os cães Shih Tzu precisam ser banhados uma vez por semana e escovados uma ou duas vezes por semana. A higiene profissional de rotina deve fazer parte do seu orçamento, seja para manter a pelagem longa ou para raspá-la em um lindo corte de cabelo de Shih Tzu periodicamente.
Cuidados com os olhos
Como cuidar do olho do shih tzu? Um Shih Tzu precisa do pelo ao redor do olho aparado ou puxado para cima com um elástico para evitar qualquer irritação nos olhos. Seus olhos são proeminentes e podem facilmente ficar inflamados se o cabelo se esfregar contra eles.
Shih Tzu é uma raça que pode ser propensa a manchas lacrimejantes por causa de sua face plana. A produção excessiva de lágrimas ou canais lacrimais bloqueados levam ao acúmulo de um pigmento marrom-avermelhado nos cantos internos dos olhos, geralmente se estendendo em direção ao focinho. Manter esta área limpa e seca é a melhor maneira de evitar manchas. Se a coloração for excessiva ou se os olhos do seu cão estiverem vermelhos, inchados ou doloridos, entre em contato com seu veterinário.
Cuidados com os ouvidos
Cães Shih Tzu são propensos a infecções de ouvido devido ao crescimento de pelos dentro de seus canais auditivos. Esse cabelo retém a umidade, o que pode causar inflamação e infecção por bactérias, fungos ou ambos. A limpeza de rotina com um limpador de ouvido que contém um agente secante é útil para evitar o acúmulo de umidade. Se o cabelo excessivo for observado dentro dos canais auditivos, seu veterinário ou tosador pode recomendar removê-lo para evitar irritação.
Considerações para pais de animais de estimação
O Shih Tzu não exige muito exercício e fica feliz em estar apenas com você. Mas é necessário que essa raça encontre um lar onde seus donos de estimação estejam dispostos a realizar tosas de rotina. Como todos os cães, eles precisam de atenção e brincadeiras para serem felizes. Se você os ama, eles o amarão incondicionalmente e tentarão agradá-lo de todas as maneiras possíveis. Desde que sejam socializados desde tenra idade, esta raça é ótima com crianças e outros animais também.
Perguntas frequentes sobre Shih Tzu
O Shih Tzu é hipoalergênico?
Shih Tzu não perde muito pelo e às vezes é chamado de cão “hipoalergênico” . Mas nenhum cão é 100% hipoalergênico, pois a pele e a sálvia ainda contêm alérgenos. Dito isto, Shih Tzu pode ser uma boa opção para algumas pessoas com alergia a cães.
Pais de animais de estimação em potencial devem passar um tempo com a raça para ver como suas alergias reagem antes de levar para casa um filhote de cachorro Shih Tzu.
Quanto custa um Shih Tzu?
Um preço típico de Shih Tzu varia de R$ 700,00 a R$ 3.000, dependendo das linhas de criação.
Qual o tamanho do Shih Tzu?
Shih Tzu são cães pequenos, pesando entre 3-8 kg e medindo cerca de 10 polegadas de altura.
Para que foram criados os Shih Tzu?
Shih Tzu foi inicialmente criado para alertar monarcas e líderes espirituais sobre visitantes indesejados, embora logo se descobrisse que suas personalidades afetuosas os tornavam ótimos animais de companhia.
Referencia:
- petmd