Como criar Shih Tzu? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Como criar Shih Tzu?

Antes de decidir criar um Shih Tzu, considere o tempo, o esforço e as despesas necessárias para assumir o projeto. Bons criadores não são motivados pelo lucro, mas pelo desejo de melhorar a raça. Certifique-se de que tanto a mulher quanto o homem sejam saudáveis ​​e tenham sido examinados quanto a doenças genéticas. Facilite os encontros de reprodução dos dois cães e monitore sua shi tzu fêmea de perto nas semanas seguintes. 

Prepare um espaço para o parto e certifique-se de estar presente durante o parto dos filhotes para ajudar seu Shih Tzu se algo der errado. Esteja preparado para cuidar dos filhotes até vendê-los para um bom lar.

Saber o que esperar de um shih tzu

Fale com um criador experiente. A melhor maneira de descobrir o que você está procurando se criar um Shih Tzu é entrevistar um criador experiente de Shih Tzu ou outro especialista em Shih Tzu. Os criadores podem dizer em primeira mão o que esperar da experiência, quais problemas podem surgir e quais erros você deve evitar. 

O Shih Tzu tem vários voluntários de referência de criadores que podem ser contatados para obter conselhos sobre a raça, bem como informações de contato para criadores de Shih Tzu.

Certifique-se de que você pode dedicar tempo à reprodução

Criar uma ninhada média requer pelo menos 130 horas do tempo de um criador e pode exigir dias de folga e noites sem dormir. Certifique-se de que você está pronto para dedicar o tempo e o esforço pessoal necessários para cuidar dos filhotes e da mãe durante todo o processo de reprodução; lembre-se de que a mãe não pode ser deixada sozinha durante o processo de parto (ou seja, dar à luz) e que os filhotes recém-nascidos requerem cuidados e exames diários. Alimentar e socializar os filhotes, limpar, preencher a papelada e entrevistar os compradores também exigirá longos períodos de seu tempo.

Orçamento corretamente

Antes de entrar na criação de cães, você deve saber que não é um esforço para ganhar dinheiro. Bons criadores priorizam o bem da raça e o bem-estar de seus filhotes em detrimento do lucro - como tal, o processo pode não oferecer um grande retorno. Os custos incluem alimentação, cuidados de saúde e vacinas, instalações, documentos para comprovação de qualidade, publicidade e taxas de coudelaria (se aplicável).

Esteja preparado para o pior

Criadores iniciantes não têm reputação ou referências estabelecidas e correm o risco de não vender seus filhotes. Pergunte a si mesmo o que você fará se seus filhotes não venderem e se você está disposto a cuidar deles a longo prazo se não venderem. Enquanto criadores sem escrúpulos muitas vezes se livram de filhotes que não vendem, ou os vendem para laboratórios ou outros compradores indesejáveis, bons criadores aceitarão a responsabilidade. Você também deve estar preparado, financeira e mentalmente, para a possibilidade de ter filhotes doentes em sua ninhada.

Facilitando o processo de reprodução

Certifique-se de que ambos os Shih Tzu estejam saudáveis. 

Você deve certificar-se de que tanto a fêmea (mãe) quanto o macho (pai) são saudáveis ​​e geneticamente aptos para reprodução e que suas vacinas estão atualizadas. O teste deve ser feito para condições às quais a raça Shih Tzu é propensa, como doenças oculares hereditárias, displasia coxofemoral, displasia renal, distúrbios da tireoide e perda auditiva. Uma vez que um cão esteja livre de uma dessas condições, ele pode ser registrado no registro apropriado (por exemplo, uma vez que um cão é testado e livre de doenças oculares hereditárias, ele pode ser registrado no Registro Ocular Canino local).

A fêmea Shih Tzu deve fazer um exame físico pré-reprodutivo completo por um veterinário cerca de um mês antes do início da reprodução.

Certifique-se de que sua fêmea Shih Tzu está pronta para reprodução

Idealmente, seu Shih Tzu deve ter sua primeira ninhada após seu segundo ciclo de cio, mas antes de atingir a idade de 4 anos. Por causa dos riscos à saúde, cães com mais de 7 anos não devem ser criados. As fêmeas de Shih Tzu ficam no cio (ou seja, o período do ciclo reprodutivo de uma cadela quando ela está receptiva ao acasalamento) por aproximadamente 16 dias, mas geralmente não são receptivas aos machos no primeiro dia desse período.

Se uma fêmea não estiver pronta para acasalar, ela fugirá ou evitará um macho; se ela estiver pronta, ela ficará e moverá o rabo para o lado para sinalizar que está pronta.

Escolha o garanhão certo

Coloque panfletos, coloque um anúncio classificado ou procure na Internet por possíveis garanhões. Lembre-se de que, como regra geral, um macho deve ser menor do que a fêmea Shih Tzu com quem se reproduz em um ou dois quilos. Ele também deve complementar sua fêmea Shih Tzu em termos de atributos e qualidades, e oferecer forças genéticas que resultarão em descendentes fortes e de qualidade (por exemplo, uma boa pelagem).

Elaborar um contrato 

Antes de ocorrer a reprodução, você deve elaborar um contrato com o proprietário do garanhão descrevendo as obrigações, taxas e pagamento.Alguns contratos descrevem outras formas de pagamento ao proprietário do garanhão (por exemplo, a escolha da ninhada em vez de pagamento em dinheiro). Ambas as partes devem assinar e manter uma cópia do contrato. 

Emparelhe os Shih Tzu

Dado que as fêmeas se sentem mais confortáveis ​​em novos ambientes do que os machos, você deve trazer a fêmea para o garanhão, e não o contrário. Dependendo dos detalhes do seu acordo com o proprietário do garanhão, você pode voltar para as visitas de reprodução conforme programado ou deixar a fêmea sob a custódia do proprietário do garanhão durante o período de reprodução. Certifique-se de que todos esses termos sejam descritos antes do início do processo.

Confirme a gravidez da shih tzu fêmea

O tempo médio de gestação de um Shih Tzu é de 59 a 65 dias a partir da data de reprodução. Embora os sinais de gravidez possam ser enganosos (por exemplo, aumento do apetite, ganho de peso), um veterinário pode confirmar a gravidez por volta do dia 28. O veterinário também pode aconselhá-la sobre como cuidar e alimentar sua Shih Tzu grávida.

Prepare-se para o parto. 

Prepare-se para o nascimento dos filhotes fazendo uma caixa de parto (ou seja, um local para o seu Shih Tzu dar à luz). Pode ser uma caixa de papelão com bordas baixas, uma caixa de madeira ou qualquer outra caixa com largura suficiente para acomodar a fêmea e os filhotes, quando nascerem. Apresente a caixa de parto com antecedência suficiente para que seu Shih Tzu se acostume antes de dar à luz; forre-o com toalhas para torná-lo mais confortável.

Cuidando do Shih Tzu

Acompanhe o parto. Aproximadamente 24 horas antes do parto, a temperatura da fêmea cairá. À medida que se aproxima a hora do parto, ela começará a demonstrar mais sinais de desconforto (ofegante, parecendo inquieta). Para Shih Tzus, o parto geralmente dura de 3 a 8 horas, dependendo do número de filhotes e da força das contrações. Cachorros geralmente conseguem dar à luz sem assistência, mas você deve estar presente para fazer o seguinte (quando e se necessário):

Retirar a membrana placentária ou cortar o cordão umbilical caso a mãe não o faça por conta própria

Conte as placentas liberadas para garantir que nenhuma placenta tenha sido retida

Chame o veterinário em caso de emergência (por exemplo, duas horas ou mais entre o parto de filhotes na ninhada, um problema comum para cães pequenos como Shih Tzu)

Cuide dos filhotes

Os filhotes devem ser pesados ​​todos os dias para garantir que estão crescendo e que estão saudáveis. Certifique-se de que todos os filhotes estejam amamentando adequadamente e que sejam mantidos aquecidos; uma almofada de aquecimento ou lâmpada de aquecimento pode ser usada, se necessário. Depois que os filhotes são desmamados de suas mães, eles precisam ser alimentados; neste ponto, é aconselhável começar a socializar os filhotes para melhorar seu temperamento e acostumá-los às interações caninas e humanas.

Após o parto, a fêmea exigirá atenção extra

Após o parto, ela precisará de três a quatro vezes mais comida do que sua dieta regular para nutrir seus filhotes. Certifique-se de que ela consuma cálcio, fósforo e vitamina D para evitar a eclâmpsia.

Registre a ninhada de shih tzu 

Registre sua ninhada logo após o parto. Isso demonstrará aos compradores em potencial que você é um criador responsável e estabelecerá cada filhote como uma parte importante do aprimoramento de sua raça. Os novos donos desses filhotes terão acesso aos eventos, serviços e informações do grupo.

Estabeleça sua faixa de preço

O preço dos filhotes de Shih Tzu pode variar muito, então você deve definir um preço para o seu e cumpri-lo. Os preços são baseados no fato de os filhotes já terem sido vacinados ou não, nos preços de outros criadores locais e na sua reputação como criador. Ser consistente com seus preços lhe dará credibilidade como um criador sério.

Encontre bons lares para seus filhotes

Você deve pensar e se esforçar bastante para escolher novos donos para seus filhotes de Shih Tzu e certificar-se de que os donos em potencial estejam fazendo a escolha certa para seus estilos de vida. Shih Tzu são excelentes cães de companhia que não exigem muito exercício, mas requerem cuidados diários; se os compradores estão procurando uma raça mais brincalhona e enérgica, ou se você simplesmente não acha que um Shih Tzu é o que eles querem, não venda para eles. 

Bons criadores são responsáveis ​​pelo bem-estar de seus filhotes muito depois de serem vendidos.

GASTOS MENSAIS COM UM FILHOTE DE SHIH TZU

Referencia

Gostou do Post? Confira também:

Cientistas comprovam que os shih tzu entendem cada palavra que dizemos

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato