Coprofagia significa a ingestão de fezes, e não é um comportamento incomum com shih tzu ou com caninos em geral. Pode ser intrigante e preocupante, e deixar os donos se perguntando por que seu shih tzu ou cachorro está fazendo isso e como fazer isso parar.
Existem várias razões pelas quais um shih tzu pode estar comendo cocô, seja o próprio ou de outro cachorro. Na maioria dos casos, a coprofagia é uma bandeira vermelha de que algo mais precisa ser tratado. E, felizmente, existem várias etapas que você pode seguir para impedir que isso aconteça.
Esta seção discutirá:
- O que você precisa saber sobre coprofagia
- Os 5 passos exatos para acabar com isso de vez
Então, vamos nos aprofundar nesse assunto para que, caso seu Shih Tzu tenha esse hábito, ele possa ser revertido o mais rápido possível.
Sobre a Coprofagia
Uma grande parte de parar algo é entender o que é e as razões por trás disso.
A coprofagia refere-se ao ato de ingerir fezes. Pode ser do próprio cão ou de outro animal, como outros cães ou gatos.
Um shih tzu pode fazer isso sob a supervisão de seu dono ou apenas quando estiver sozinho em casa.
A maioria dos cães que comem seu próprio cocô estão sendo alimentados o suficiente, então pode parecer que isso não pode ser devido à fome.
Esse tipo de comportamento pode ser observado em shih tzu de todas as idades, desde filhotes até idosos. Na maioria dos casos, esse será um problema crônico e contínuo até que o proprietário faça as alterações apropriadas.
Você pode estar se perguntando se um shih tzu pode ficar doente por comer fezes. Em alguns casos, a resposta é sim.
Se um cão está sendo tratado para vermes, se os vermes que estão sendo eliminados do corpo forem ingeridos, isso pode causar uma reinfestação.
Se um shih tzu comeu fezes pertencentes a outro cão, vermes e certas doenças podem ser transmitidas, incluindo campilobacteriose, corona, criptosporidiose, giardíase, parvovirose e salmonelose.
Se um shih tzu está comendo cocô de gato, quaisquer vermes presentes podem ser transmitidos, bem como doenças como clostrídios, campilobacteriose e salmonela.
E para todos os Shih Tzu, uma das principais causas de coprofagia aponta para problemas com a dieta, que por si só pode levar a problemas de saúde.
Razões pelas quais um Shih Tzu vai comer cocô
1. Uma dieta que carece de certos nutrientes ou tem uma alta contagem de enchimento/grãos. Infelizmente, esses dois problemas são vistos em alguns alimentos para cães.
Com relação aos nutrientes - Embora todos os alimentos para cães sejam regulamentados para conter certas vitaminas e minerais, nem todos são criados igualmente. Croquetes inferiores geralmente adicionam vitaminas sintéticas em vez de adicionar alimentos saudáveis que contêm vitaminas naturais. O corpo lida com as vitaminas sintéticas de maneira diferente, então um shih tzu pode não estar absorvendo o que ele precisa, apesar do fato de que a lista de ingredientes os mostra.
Em relação aos enchimentos – Os enchimentos são ingredientes baratos essenciais que fornecem pouco ou nenhum valor nutricional.
Eles são adicionados aos alimentos para 'engordar', tomando o lugar da comida 'real' vista com marcas melhores.
Isso inclui, entre outros, milho, soja, farelo, casca e subprodutos de cereais.
Um shih tzu comerá sua comida e parecerá satisfeito. O problema é que os preenchedores passam direto pelo corpo, não oferecendo nutrição. Quando você pensa que seu shih tzu comeu 1/2 xícara de comida, ele realmente recebeu apenas 1/4 de xícara de comida real que seu corpo pode usar.
O corpo, sem o que precisa, fará com que o Shih Tzu busque outras fontes de alimento; e muitas vezes, serão fezes.
Uma vez que certos enchimentos passam pelo corpo parcialmente ou completamente não digeridos, as fezes contêm esses ingredientes alimentares, o que torna a ingestão do cocô ainda mais tentadora.
Com isso, ou alternativamente a isso, embora o shih tzu comesse toda a sua refeição, apenas parte da comida era usada como combustível. Logo depois, o cão volta a sentir fome ... e se houver fezes para comer, podem ser ingeridas devido à fome.
2. Estresse. Emparelhado com problemas de dieta, mas também visto por conta própria, altos níveis de estresse podem levar um Shih Tzu a ingerir fezes. Esse é um comportamento de autocontrole observado em cães e é comum entre aqueles que ficam sozinhos em casa ou em lares caóticos.
3. Tédio. Alguns cães aceitam apenas 'ser', mas para o Shih Tzu, que é uma raça curiosa e cheia de energia, muitas vezes é necessário algum tipo de estimulação ou então o shih tzu fica inquieto e entediado.
Quando deixado sem nada para fazer, um Shih Tzu pode começar a investigar seus arredores, farejando e falando coisas. E isso pode inevitavelmente levar a boca e comer cocô.
4. Problema de saúde/Problema de idade. Muito menos comum, mas uma possibilidade de por que um shih tzu pode comer cocô é um problema de saúde que está interferindo na capacidade do cão de absorver nutrientes.
Isso inclui, mas não está limitado a:
- Doença inflamatória intestinal. Os sintomas incluem diarreia, vômitos, perda de peso, gases e/ou dor abdominal.
- Tumores intestinais ou câncer. Os sinais incluem diarréia, vômito de sangue ou fezes, inchaço abdominal, fezes escuras ou escuras e/ou hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue) que causa confusão, dificuldade para andar e/ou fraqueza.
- Supercrescimento bacteriano intestinal. Os sintomas incluem fezes maiores ou mais frequentes em comparação com a ingestão de alimentos, vômitos, gases, perda de peso, dor abdominal e/ou aumento do apetite.
- Infecção parasitária. Inclui vermes e algumas infecções fúngicas. Os sinais de vermes são muito variados dependendo do tipo, mas incluem vômitos, diarréia, tosse, baixa energia, abdômen inchado, alterações no apetite (aumento ou diminuição), perda de peso, má textura da pelagem, irritações da pele e vermes que podem ser vistos nas fezes do cão.
- Síndrome do intestino curto. Os sinais incluem diarreia aquosa e perda de peso.
- Linfangiectasia (doença do trato intestinal). Os sinais incluem perda de peso, diarreia, dor abdominal, inchaço nos membros, vômitos e/ou tosse.
- * Relacionado à idade (jovem ou velho) - Sem problemas de saúde precisos, filhotes muito jovens ou cães adultos mais velhos podem simplesmente ter problemas para absorver nutrientes. Embora todas as condições devam ser descartadas, muitas vezes esses Shih Tzu só precisam de um empurrão na direção certa, combinado com os outros métodos para evitar comer fezes.
Os 5 passos para parar a coprofagia com Shih Tzu
Agora que você entende os possíveis motivos pelos quais seu shih tzu está comendo cocô, ficará mais fácil resolver isso.
# 1 Tome medidas em relação aos problemas de absorção de nutrientes.
Para problemas de saúde - Se o seu Shih Tzu estiver mostrando algum dos sinais listados acima para condições que possam interferir na forma como o corpo está absorvendo nutrientes, isso justifica uma visita ao veterinário o mais rápido possível.
Se todos os problemas de saúde foram descartados e não há mudanças alimentares a serem feitas , fazendo com que o shih tzu precise de um impulso extra para absorver os nutrientes que está ingerindo, um suplemento pode ajudar nisso.
Desta forma, se você está dando ao seu Shih Tzu uma comida de primeira qualidade, seu cão estará aproveitando ao máximo.
Outros benefícios que você pode ver quando começar a dar isso ao seu Shih Tzu incluem melhor textura da pelagem, melhora com problemas de pele seca, menos flatulência, peso mais saudável (para filhotes lutando para ganhar peso e adultos com problemas para manter) e aumento dos níveis de energia.
# 2 Reavalie refeições e lanches.
A menos que você esteja 100% confiante no que seu Shih Tzu está comendo nas refeições e nos lanches, é hora de dar uma olhada mais de perto e ver se mudanças devem ser feitas.
Para as refeições – Como o Shih Tzu não come tanto assim, cada garfada conta. Você deve evitar ração com alto teor de grãos ou qualquer tipo de enchimento.
O que fazer: Alimente seu filhote ou cachorro Shih Tzu com uma ração de alta qualidade para ajudar a prevenir a coprofagia causada por alimentos com valor nutricional inferior.
Para lanches - Com a maioria dos Shih Tzu, os lanches representam 10 a 30% de sua ingestão diária, portanto, as guloseimas devem seguir os mesmos padrões das refeições principais.
Para guloseimas úmidas para treinamento , você não pode errar comas guloseimas naturais sem grãos
#3. Limitar acesso
Isso pode parecer um 'dado', mas você pode se surpreender com o quanto pode realmente fazer mudanças a esse respeito.
1. Se este for um problema relacionado a um shih tzu comendo cocô de gato, mantenha a caixa de areia fora de alcance. Como os gatos podem escalar e os cães não, em cima da máquina de lavar ou em outra área elevada semelhante funciona bem.
2. Mantenha o quintal limpo recolhendo o cocô assim que ele for depositado.
3. Não permita que seu Shih Tzu saia sozinho. Isso nunca é uma boa ideia por vários motivos, incluindo não ser capaz de recompensar bons hábitos de invasão de casa e o risco de perigos ao ar livre. E, claro, você não pode impedir seu shih tzu de comer fezes do quintal se você não estiver supervisionando-o.
4. Quando estiver ao ar livre com seu shih tzu, mantenha seu cão em um arnês (não uma coleira) e uma coleira curta (6 pés ou retrátil). Cuide do seu shih tzu. Se o seu cão começar a ir em direção às fezes ou começar a farejar o cocô, leve-o para longe e leve-o para outra área livre de cocô.
5. Quando estiver dentro de casa com seu Shih Tzu, mantenha-o supervisionado. Para cães que ainda não foram treinados em casa e comem cocô de acidentes internos, você deve aumentar seus métodos de invasão de casa para um sucesso rápido.
6. Quando seu shih tzu está sozinho em casa, isso é um pouco mais complicado. Os outros conselhos aqui (mudanças alimentares, redução do tédio, suplementos, etc.) ajudarão.
#4 Resolva os níveis de estresse ou tédio
Estresse e tédio geralmente andam de mãos dadas. Um cão entediado que não está em paz e um cão estressado podem se sentir melhor se forem distraídos. Uma vez que seu Shih Tzu está mais relaxado e ocupado ao longo do dia, isso pode reduzir bastante a coprofagia.
Aqui estão algumas dicas úteis:
1. Mantenha seu shih tzu em movimento. Esta raça deve ser exercitada duas vezes por dia, com caminhadas rápidas de pelo menos 20 minutos cada. É bom para o corpo, bom para o coração e ótimo para a mente.
2. Incorpore brincadeiras. Embora você, sem dúvida, tenha dias agitados, uma parte importante da posse de um animal de estimação é arranjar tempo para interação. Faça pelo menos 20 minutos de jogo ou busca ou outra atividade, de preferência uma vez por dia.
3. Comece a ensinar comandos , mesmo apenas os básicos de sentar, vir, buscar e deitar. O processo de treinamento e aprender a obedecer aos comandos com sucesso pode aumentar a auto-estima de um cão, e o tempo que você dedica ao trabalho com seu shih tzu é outra atividade para mantê-lo ocupado.
4. Dê uma olhada na vibração geral da casa para ver se é muito caótica. Há muito tráfego de pedestres? Muito barulho? Ou crianças pequenas que um shih tzu mais velho está tendo dificuldade em tolerar?
Nesse caso, dar ao seu cão uma área tranquila para onde se retirar quando desejar pode ajudar.
Veja as próximas dicas para configurar uma área.
5. Dê ao seu Shih Tzu brinquedos que irão envolver e entreter. Como esses tipos de brinquedos são vitais para quando um cão está sozinho em casa, abordaremos mais detalhes sobre isso logo abaixo.
6. Tome medidas para acalmar os problemas de ansiedade de separação.
Maneiras de ajudar a reduzir a ansiedade quando você está sozinho em casa incluem:
1) Criando um esconderijo. É instinto canino procurar um 'covil' quando estressado, oferece uma sensação de segurança e proteção. Também ajuda a manter todas as necessidades de um cão perto dele, onde eles não podem rolar, se perder ou acabar do outro lado da sala onde um Shih Tzu não os notará.
Um dos melhores métodos para isso é ter um cercadinho canino.
2) Ter os itens certos dentro da toca. Brinquedos que realmente envolvem um cão para incentivar a brincadeira são ótimos tanto para o estresse quanto para o tédio. Se um Shih Tzu estiver ocupado interagindo com brinquedos que realmente despertem seu interesse, ele não ficará entediado e brincando com seu cocô.
#5 Torne as fezes menos tentadoras
Uma vez que todas as outras etapas tenham sido tentadas, você também pode tentar um impedimento de coprofagia. Lembre-se de que você deseja que todos e quaisquer gatilhos subjacentes sejam resolvidos primeiro.
Usar um impedimento envolve oferecer um suplemento destinado a tornar o cocô de um cachorro com um gosto especialmente horrível.
Remédio caseiro, não use:
Molho picante. Este é um remédio caseiro destinado a impedir que um cão coma fezes, destina-se a ser derramado sobre as fezes que foram depositadas. Mas tudo o que realmente faz é causar uma sensação de queimação que assusta o shih tzu com seu próprio cocô e pode ser considerado antiético.
Sem falar que as fezes devem ser recolhidas na hora, e se isso for feito não tem cocô para molhar com molho picante.
Remédios caseiros podem funcionar até certo ponto:
Diz-se que tanto o abacaxi quanto a abóbora talvez ajudem na coprofagia; no entanto, há apenas uma prova anedótica. Ambos são seguros para os cães comerem em quantidades razoáveis.
A abóbora funciona para ajudar um cão com problemas digestivos, incluindo diarréia e constipação. Mas isso não afetará o sabor das fezes.
Suplementos, o que pode funcionar:
Este método é um cara ou coroa; funciona muito bem para alguns cães, mas nem tanto para outros
Para Resumir
É um hábito perturbador quando um shih tzu come seu próprio cocô, mas ainda mais do que isso, muitas vezes é um alerta de que há algo que precisa ser resolvido.
Descartar problemas de saúde, abordar um problema de absorção de nutrientes, mudar para um alimento superior, limitar o acesso, trabalhar para resolver os níveis de estresse e tédio e usar um impedimento são métodos que funcionarão juntos para finalmente interromper os problemas de coprofagia que um Shih Tzu pode estar tendo.