Inhame é um alimento humano nutritivo usado para fazer de tudo, desde pudim até sorvete. Mas os shih tzu podem comer inhame? Infelizmente, não é seguro para o seu companheiro canino ingerir taro porque a planta contém compostos que são venenosos para os shih tzu. Continue lendo para saber o que fazer se o seu shih tzu pegar um pouco de inhame.
O que você vai aprender sobre o shih tzu pode comer inhame?
- Os shih tzu podem comer Taro?
- 4 perigos de alimentar seu shih tzu com inhame
- O que fazer se o seu shih tzu comeu inhame
- Antes de compartilhar com seu shih tzu
O que é inhame?
Inhame( Colocasia esculenta ) é uma planta herbácea tropical da família Araceae , juntamente com as raízes malanga. Originário do Sudeste Asiático, o inhame apresenta folhas em forma de orelha de elefante e produz rebentos comestíveis, um alimento básico nas ilhas do Pacífico e no Caribe.
É seguro para os humanos consumir inhame, mas deve ser cozido primeiro, pois a planta contém um composto que pode causar irritação oral quando consumido cru. Os rebentos de inhame menores com uma tonalidade roxa são frequentemente mais doces do que os seus homólogos maiores e mais claros. Variedades de taro são comuns em pudins, pães e poi (um prato havaiano). O taro tem um perfil nutricional que inclui carboidratos, fibras alimentares, magnésio, potássio, vitamina E, vitamina B6 e vitamina C.
Os shih tzu podem comer inhame?
O shih tzu nunca devem consumir qualquer parte de uma planta de inhame cozida ou crua. Das folhas às raízes carnudas, toda a planta é tóxica para o shih tzu porque contém oxalato de cálcio, um produto químico venenoso para os animais de estimação. Além disso, as folhas de inhame liberam ráfides - aglomerados de cristais de oxalato de cálcio em forma de agulha - que podem perfurar os tecidos moles de seu animal de estimação.
Em vez de alimentar o seu shih tzu com inhame, considere incorporar outras frutas e vegetais seguros para shih tzu- como mirtilos ou cenouras - em sua dieta com moderação. A comida para shih tzu atende adequadamente às necessidades nutricionais de seu companheiro canino, portanto, eles não precisam consumir muita comida humana.
4 perigos de alimentar seu shih tzu com inhame
Muitos dos problemas de saúde relacionados ao consumo de taro canino têm a ver com a presença de oxalatos de cálcio insolúveis que não se decompõem em seus sistemas. Aqui estão alguns outros problemas de saúde associados ao consumo de inhame canino:
1. Dificuldade para respirar e engolir: Em casos raros, as vias aéreas superiores de um shih tzu incham depois de comer taro, causando dificuldade para respirar ou engolir.
2. Obstrução gastrointestinal: Os shih tzu podem apresentar obstrução gastrointestinal sempre que consomem muito alimento humano ou comem algo que não deveriam, como taro.
3. Danos nos rins: os cristais de oxalato de cálcio são a causa mais comum de cálculos renais em humanos. Da mesma forma, eles também podem causar cálculos renais e danos aos órgãos em shih tzu.
4. Sistema digestivo perturbado: Comer inhame pode irritar o frágil sistema digestivo de um shih tzu e causar vômitos ou diarréia.
O que fazer se o seu shih tzu comeu inhame
Se o seu shih tzu come taro, a gravidade dos efeitos secundários varia em função de vários fatores, desde a quantidade consumida até ao tamanho. Siga estas etapas se o seu shih tzu comer sorvete de inhame, chips de taro, raiz de taro ou qualquer alimento que contenha inhame:
1. Procure evidências. Se você não tem certeza se seu companheiro canino consumiu inhame, olhe ao redor para determinar o que aconteceu. Procure embalagens rasgadas, uma bagunça ou qualquer inhame restante para obter pistas sobre o quanto eles consumiram. Esta informação ajudará os veterinários a avaliar a situação.
2. Ligue para uma linha de ajuda de controle de envenenamento ou para o seu veterinário. Ligue para o seu veterinário sem hesitar se suspeitar que seu shih tzu comeu inhame. Eles poderão aconselhá-lo imediatamente e orientar seus próximos passos.
3. Monitore os sintomas de envenenamento por inhame. Os sintomas de envenenamento por inhame incluem vômitos, diarréia, baba, fraqueza, irritação nos olhos, pele queimada, desidratação e convulsões. Você pode até mesmo ver seu shih tzu arranhando os olhos ou a boca.
4. Visite o veterinário . Se o seu shih tzu apresentar quaisquer efeitos adversos ou sinais de reação alérgica (como coceira ou pata na boca), procure atendimento veterinário. Os veterinários podem induzir o vômito com carvão ativado e administrar fluidos para limpar os rins. Eles podem prescrever medicamentos e manter seu shih tzu durante a noite para observação.
Antes de compartilhar com seu shih tzu
Certos alimentos humanos podem causar reações adversas em caninos, portanto, sempre consulte seu veterinário para determinar se é seguro adicionar esses alimentos à dieta de seu shih tzu. Este artigo é para fins educacionais e informativos e não substitui aconselhamento médico ou dietético.
Redação masterclass