Shih Tzu morre por insuficiência renal e família denuncia suspeita de intoxicação por petisco em MG: 'minha esposa não para de chorar'
Uma cadela da raça Shih-Tzu morreu por insuficiência renal nesta segunda-feira (12) em Uberaba. Tutores do animal denunciam que ela passou mal ao ingerir petiscos Every Day, da Bassar Pet Food. Mais de 50 cachorros em todo o pais já morreram pelas mesmas causas.
Luiz Gustavo de Andrade era o tutor da Mabel, que tinha quatro anos. Com a morte da cadela, ele conta que toda a família ficou chateada e que estão sofrendo com a situação.
“A gente fica bem abalado, minha esposa não para de chorar. Estamos muito sentidos e sofrendo demais com tudo isso”, contou.
Petiscos
De acordo com o tutor, ele comprou o petisco Every Day, da Bassar Pet Food, na loja Petz em Uberaba em agosto. Ele deu o primeiro petisco para o animal no dia 28 e, em seguida, viajou por uma semana. No dia 3 de setembro, deu mais um e a Mabel começou a passar mal.
“A partir daí ela começou a passar mal. Ela começou a vomitar, teve diarreia e foi piorando. Teve diarreia com sangue e decidimos levar ela no hospital veterinário. Nesta segunda-feira ela não resistiu e morreu”, explicou.
Antes de ter os sintomas, a cadela vivia uma vida saudável, sem sintomas. Toda a internação no Hospital Veterinário de Uberaba (HVU) foi bancada pela loja Petz. Porém, em relação à Bassar, não houve um suporte específico para o animal.
“A resposta deles foi simplesmente para levar o petisco de volta para a loja onde eu comprei e que futuramente ia devolver o dinheiro do petisco. Mas é irrisório esse valor”, detalhou.
Após as constatações e denúncias feitas pelo tutor, a família ainda irá registrar o caso junto à polícia e tomar as medidas cabíveis. “A gente pegou a nota fiscal do produto. Vai fazer o BO do caso. A empresa tem que se responsabilizar de alguma forma”.
Outra preocupação
Além da Mabel, outro cachorro da família também ingeriu o petisco. Por precaução, Luiz também vai examinar o animal para evitar problemas com o pet.
“Um outro cachorro nosso, mas nesse caso um rottweiler também comeu. Ele não apresentou nada até o momento, mas vai fazer os exames para ver está com algum sintoma”, finalizou.
Envolvidos
O g1 procurou a Petz que, por meio de nota, disse que "mesmo antes da realização de laudos periciais conclusivos, na condição de revendedor, retiramos voluntariamente os produtos investigados dos pontos de venda da rede em todo o país, notificando a empresa Bassar para ciência e providências, bem como colocamo-nos prontamente à disposição para colaborar com apuração dos fatos.
Informou ainda que a "Petz criou um canal de teleorientação para orientar os tutores que adquiriram os produtos objetos dos laudos divulgados pela autoridade policial (Lotes 3201, 3775 e 3467) e identificaram algum tipo de alteração na saúde do pet, sobre os protocolos de saúde a serem seguidos".
Redação G1