A raça shih-tzu tem pelos lisos e longos. Além disso, pode apresentar variedade de cores
De focinho achatado, pelos longos e personalidade carinhosa, o shih-tzu é uma das raças mais populares do mundo.
Esse cão se adapta muito bem a espaços pequenos, convive em harmonia com crianças e com outros animais e é conhecido por seu companheirismo. Sua história remonta à antiguidade e é rica em fatos curiosos. Confira alguns abaixo!
- 1. A raça é originária da China.
- 2. Foi criada através do cruzamento do lhasa apso, que veio da região de Tibete, com o pequinês, da China.
- 3. É considerada uma das raças mais antigas do mundo. Indícios provam que ela já existia em 1640. No entanto alguns estudiosos afirmam que ela é ainda mais antiga, cerca de 2 mil anos a mais.
- 4. O auge da reputação do shih-tzu ocorreu durante as dinastias Ming e Manchu. Nessa época, esses cães eram criados exclusivamente por aqueles que viviam no palácio do imperador.
- 5. A raça era considerada propriedade exclusiva da corte real chinesa. Historiadores acreditam que possuir ilegalmente um desses cães poderia ser punível com pena de morte.
- 6. Em mandarim, shih-tzu se traduz como “pequeno leão”.
- 7. Também eram encontrados nos monastérios, pois eram vistos como um bicho que dava sorte.
- 8. A raça quase foi extinta por exestirem poucos exemplares pertencentes à nobreza.
- 9. Um pequeno grupo de entusiastas da raça conseguiu reconstruir sua população. Provavelmente todos os shih-tzus que existem hoje descendem dos sete machos e sete fêmeas utilizados por eles para a reprodução.
- 10. O shih-tzu também ficou conhecido como Xi Shi Dog — em homenagem a uma mulher da China antiga, que era considerada a mais bela da época.
- 11. Eles foram apelidados de “cães com cara de crisântemo” por conta da semelhança do rosto peludo com a flor, também originária da China.
- 12. A shih-tzu Babu salvou a sua tutora do Tsunami de Fukishima, no Japão. Pouco depois do terremoto que precedeu o desastre, a cadela estava agitada e pedindo para passear. Sua tutora cedeu e, no percurso, o animal começou a correr para longe de seu caminho habitual, em direção a uma colina próxima. O shih-tzu também olhava para trás com frequência, como se sinalizasse para sua tutora andar mais rápido. Quando chegaram no topo do morro, o caminho por onde elas haviam percorrido estava submerso, incluindo sua casa.
- 13. Em um experimento, pesquisadores analisaram o DNA das 85 raças de cães mais populares. Eles descobriram que um pequeno grupo de cães era geneticamente mais próximo dos lobos que outros. Nele estavam inclusas a shih-tzu e outras raças maiores, como husky siberiano, malamute do alasca, akita inu e samoieda.
- 14. Famosos tutores de shih-tzus: Nicole Richie, Mariah Carey, Beyoncé, Colin Farell, Bill Gates, Katherine Heigl, Lilia Cabral, Isabella Fiorentino, Lilly Allen e Demi Lovato.
Redação Casa jardim