Com essas dicas, você vai ter todas as informações para cruzar o seu cachorro Shih-Tzu com outras raças.
Então você tem um cachorro Shih Tzu e quer saber se pode misturá-lo com um vira-lata. Primeiramente, saiba que algumas raças se misturam melhor com outras, enquanto certos cruzamentos podem ser muito perigosos. Portanto, siga a leitura abaixo para saber tudo sobre esse tema!
Shih Tzu misturado com vira-lata dá certo?
Em primeiro lugar, vamos definir o popular “vira-lata”, ou seja, um cão sem raça definida (SRD). Ele já é o resultado de um cruzamento entre outras raças.
Portanto, ao cruzar um cachorro Shih Tzu com um vira-latas, o que acontece é uma diminuição da pureza da raça Shih Tzu.
Então, o resultado desse cruzamento será…um vira-latas, pois para ser um Shih Tzu autêntico, o cão deveria ter cruzado com outro Shih Tzu, mantendo a mesma raça.
Shih Tzu com Maltês
Agora que você já entendeu o sentido de vira-lata, ou SRD, podemos enfim falar de outras combinações. Elas adquirem nomes que misturam as duas raças em questão.
No caso, o Shih Tzu com Maltês vira o Malshi. Pequeninos, costumam ser muito enérgicos, mas também muito adoráveis e dóceis.
Shorkie
Shih Tzu + Yorkshire = Shorkie. Como ambos têm temperamentos opostos, o resultado é uma incógnita. Tanto pode sair para a tranquilidade do Shih Tzu quanto para a atividade do Yorkshire.
O Shorkie acaba adquirindo a pelagem deste último. Sua expectativa de vida em geral fica entre 10 e 12 anos.
Socíavel e forte, é considerado um cão de tamanho toy. Por causa do cruzamento, problemas dentais e orais são mais comuns. Portanto, embora seja uma raça recente, é bom sempre dar mais atenção a essas possíveis doenças nesse caso.
Redação Folha GO