No caso do cachorro, por exemplo, crianças de 3 e 4 anos podem tê-los, uma vez que já adquiriram certa autonomia. Nesta idade, os pequenos possuem habilidades motoras, são capazes de se defender e entender algumas regrinhas do que é ou não permitido fazer. Eles sabem, por exemplo, que não podem subir no cachorro ou puxar suas orelhas.
As crianças menores de 3 anos, não tem a maturidade para controlar seus impulsos de agressividade e irritabilidade, devem ser observadas quando estão com seu animalzinho.
Para ter um pássaro não há restrição de idade e os pequenos podem ajudar nos cuidados com a limpeza e a alimentação. Os gatos são indicados a partir dos 3 anos. Eles são bichos limpos, carinhosos e proporcionam tranqüilidade. Os peixes também são próprios para crianças com idade a partir dos 3 anos e os roedores são recomendados para a faixa dos 4 anos. Estes últimos são dóceis, tranquilos e exigem uma manutenção barata.
As famílias que moram em apartamento devem dar preferência à raças pequenas e que não precisam de muito espaço. Quem possui casa com quintal, pode optar por um cão dócil de porte grande, pois o mesmo terá bastante espaço para correr e brincar. A disponibilidade de tempo para dar atenção ao animal também conta, pois muitos cães são carentes e necessitam de um convívio longo com os donos.
Lembre-se de que por mais confiável que seja a raça que você escolher como companhia para sua família, nenhuma criança deve ficar próxima de animais de estimação sem a supervisão de um adulto!
Confira as raças que se adaptam melhor nas casas com crianças:
01- São Bernardo - Fiel e devoto da família que o escolhe. Super companheiro e protetor de seu dono além de ótima companhia para crianças. É um cão muito bem humorado e brincalhão. Apesar do porte grande, não necessita tanto espaço e pequenas caminhadas já são suficientes para ele.
02- Beagle – Raça do famoso Snoopy das tirinhas de quadrinhos dos Peanuts, de porte médio, dócil, amigável e companheiro. Convive super bem em família.
03- Basset Hound - Apegado ao dono, dócil, carinhoso, bem disposto, tranquilo e muito companheiro.
04- Labrador - É o mais popular entre as raças indicadas para crianças, apesar de seu porte grande. Cão confiável, relativamente fácil de treinar e companheiro para todas as horas. Só é preciso muito espaço e disposição para acompanhá-lo em exercícios diários.
05- Golden Retrivier - Alegre, muito ativo e bem disposto, ideal para crianças maiores. Necessita de espaço e exercícios regulares, assim como o Labrador.
Porém, um Golden Retriever precisa de espaço e de uma família que acompanhe o seu nível de energia. É recomendado para casas com pátio grandes e para pessoas mais energéticas, que gostem de se exercitar e tenham disponibilidade para levar o cão em passeios e caminhadas.
- Frontline caseiro
- Como tirar pelos de cachorro das roupas
- Aprenda a fazer um check up caseiro do seu cachorro
- Como colocar frauda em cachorro
06- PWD (Portuguese Water Dog) – Cão ativo, inteligente e muito obediente. Uma raça originalmente ajudante de pescadores, tem pelagem que resiste à água, ótimo nadador e companheiro.
07- Collie – Super protetor e guardião da família, ótima companhia para as crianças, ativo e bem disposto, além de ser um dos cães mais limpinhos por natureza!
08- Bulldog Inglês – O top dos tops para ter em casa, famoso por formar fortes laços com as crianças, gentil e protetor.
09- Cocker Spaniel - Inteligente, fiel ao dono, carinhoso, delicado e muito ativo. Fácil de treinar, companheiro e bem disposto, se adapta muito bem numa família e gosta de ficar dentro de casa.
10- Shih Tzu – Super companheiro de crianças e idosos, é dócil, carinhoso, ingênuo e bem disposto. Ideal para pequenos espaços e para dentro de casa, como o Cocker Spaniel.
ShihTzu é uma raça alegre, carinhosa e que também não necessita de muito espaço, pode se adaptar facilmente em qualquer tipo de casa. No entanto, este animal precisa de atenção e é importante que os donos tenham tempo para fazer companhia e levar o cão para passeios.
11- Terrier Brasileiro – Ativo, brincalhão, esperto e valente para o seu tamanho. Ele é quem costuma adotar sua família e passa a ser um ótimo companheiro e guardião a partir daí. Vive bem em pequenos espaços, é muito paciente, portanto uma ótima companhia para crianças e idosos.
12- Yorkshire Terrier – Dócil, ativo e brincalhão, ideal para dentro de casa. Super inteligente, bastante recomendado para crianças e idosos. Gosta de colo e da companhia dos donos.
13- Pug
Quem mora em apartamento e possui crianças não irá se arrepender de escolher um cão da raça Pug. Essa raça é conhecida por ser calma, dócil e não precisar de muito espaço. Os Pugs não precisam de muita atividade física e são carinhosos e amáveis com crianças.
No quesito temperamento, os Pugs costumam ser teimosos, o que
dificulta o treinamento, caso os donos queiram ensinar truques ao
animal. Além disso, os Pugs podem apresentam dificuldades respiratórias
pela estrutura do focinho e outros problemas de saúde.Quem mora em apartamento e possui crianças não irá se arrepender de escolher um cão da raça Pug. Essa raça é conhecida por ser calma, dócil e não precisar de muito espaço. Os Pugs não precisam de muita atividade física e são carinhosos e amáveis com crianças.
14- Poodle
Inteligentes e brincalhões, os Poodles são ótimas escolhas para os lares que possuem crianças. Essa raça aprende comandos facilmente e adora brincar com os pequenos, além de serem dóceis e amorosos com os donos. Outra vantagem é que os Poodles não soltam pelos, o que pode pesar na escolha se a criança tiver algum tipo de alergia.
Porém, há algumas restrições dentro da raça Poodle. Os cães Toy e Micro Toy são mais frágeis, o que pode não ser recomendado para crianças muito pequenas. Ainda é preferível escolher as fêmeas, pois os machos costumam ser mais temperamentais e podem apresentar problemas de dominância com mais facilidade.
Confira o vídeo de Indicação de cachorro - Bom Dia Brasil
Diga nos comentários qual das raças você escolheu para sua crianças!!!