Cachorro com nariz seco é sinal de doença? - Shih tzu: Tudo o que você sempre quis saber sobre essa raça Pular para o conteúdo principal

Cachorro com nariz seco é sinal de doença?



Nariz seco no cachorro é um sinal de doença?

Primeiro vamos compreender porque o nariz de um cachorro é molhado. Lágrimas são produzidas constantemente para lubrificar o movimento dos olhos. Porque essa lubrificação é tão crítica para a saúde do olhos, o corpo do cachorro rotineiramente produz mais lágrimas que necessário. Esse excesso de lágrima vai pelo ducto nasolacrimal e sai pela base do nariz (as pessoas experienciam isso quando choram).
Enquanto as lágrimas caem pela face do cachorro, ele lambe seu nariz, espalhando o fluido. Então, a evaporação deixa o nariz mais fresco. O nariz umedecido fica melhor equipado para dissolver os químicos do ar, contribuindo assim com o senso olfativo do cachorro.

Sem lágrimas (ou nariz seco)
Quando o cachorro está doente, o corpo usa mais água interna no processo de luta contra a doença. Essa maior utilização, principalmente quando há febre, causa uma relativa desidratação, mesmo se o cachorro está bebendo uma quantidade regular de água. Essa desidratação resulta em uma diminuição na produção de lágrimas e, consequentemente, em um nariz seco. A temperatura normal de um cachorro é entre 37,7ºC e 38,9ºC.
O mesmo nariz seco, entretanto, pode ser um resultado da perda de fluidos quando o cachorro está arquejando em um dia quente. Alguns cachorros (como Poodles e Lhasa Apsos) têm a tendência de ter ductos lacrimais bloqueados, então há menos líquido fluindo nos ductos para umedecer o nariz.
O nariz seco pode ser uma indicação de febre (em geral devido a alguma infecção) ou superaquecimento.

Fonte

Gostou do Post? Confira também:

Cientistas comprovam que os shih tzu entendem cada palavra que dizemos

Nomes de SHIH TZU

A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z


As Informações contidas neste site possuem caráter meramente informativo, elas não substituem qualquer aconselhamento médico ou de qualquer outro profissional. Não deixe de consultar o seu veterinário de confiança.

Políticas de Privacidade | Entre em Contato