Muitos cães latem pra estímulos externos, porque avistam algo estranho ou interessante. Muitos donos conseguem contornar esse problema bloqueando esses estímulos. Um exemplo: se seu cachorro vai pra sacada latir, uma opção é deixar a sacada fechada, tanto o vidro (pra evitar barulhos) quanto a cortina. Assim seu cão não vê o mundo exterior e não late.
Antes de sair pro trabalho, feche as cortinas e ligue a TV. A TV ligada dá a impressão de que o cão não está sozinho e isso diminui a ansiedade de separação e consequentemente os latidos.
Antes de sair pro trabalho, feche as cortinas e ligue a TV. A TV ligada dá a impressão de que o cão não está sozinho e isso diminui a ansiedade de separação e consequentemente os latidos.
Como fazer o cão parar de latir
Exercite seu cachorro
O latido pode ser porque seu cachorro está entediado ou cheio de energia pra gastar. Leve seu cão pra passear antes de sair pra trabalhar, assim enquanto você está fora ele estará cansado do passeio e provavelmente passará o dia dormindo.
Dê a ele algo pra fazer
Outra forma de prevenir o tédio é dar ao cão algum tipo de entretenimento pra mantê-lo ocupado enquanto você está fora. Um brinquedo recheado com petiscos é uma boa saída. Tem vários disponíveis no mercado.
Reforço positivo
Quando você estiver em casa com seu cão, sempre use reforço positivo quando ele parar de latir ou quando ele não latir enquanto vê algo que normalmente ele latiria. Assim ele sabe que, quando se comporta bem, ele ganha atenção, carinho e petisco. Provavelmente isso irá resultar em um comportamento melhor também quando você não estiver em casa.
Treine seu cachorro
Se mesmo fazendo todas as coisas anteriores, seu cachorro continuar latindo, pode ser uma boa ideia contratar um adestrador profissional para que ele analise o ambiente e o seu cão especificamente e forneça diversas outras formas de contornar o problema.
Avise os vizinhos
Provavelmente seu cachorro não vai parar de latir da noite pro dia, então avise seus vizinhos, peça desculpas e diga que você já está trabalhando pra resolver o problema. Você pode inclusive apresentar seu cachorro pros vizinhos, pra que eles tenham um pouco mais de empatia com a situação. Quem sabe um deles não esteja disposto a faturar uns trocados levando seu cão pra passear à tarde? Tenha paciência, seja calmo e assertivo.
Fonte do Texto: Tudo Sobre Cachorros