Já ouviu falar sobre shih tzu estressados? O estresse não atinge apenas os humanos, mas também todo o reino animal. Shih tzu estressados podem manifestar esse sentimento através do medo, raiva ou se isolando.
Vamos ver a seguir alguns motivos que podem os shih tzu estressados:
Vamos ver a seguir alguns motivos que podem os shih tzu estressados:
1 – Fogos:

Alguns shih tzu sentem muito medo do barulho de fogos. Para se ter uma ideia, esse medo pode ser tão grande a ponto de causar a morte do shih tzu. Infelizmente não conseguimos evitar os fogos em ocasiões como festas de ano novo ou jogos de futebol, nas quais toda a vizinhança solta rojões.
2 – Banho:

Shih tzu geralmente não gosta de banho. Porém, alguns não gostam tanto ao ponto de ficarem desesperados e darem muito trabalho para o funcionário do banho e tosa. Nestes casos, o ideal é não forçar o animal para evitar que transtornos maiores ocorram. Forçar o shih tzu à situação não vai fazê-lo perder o medo, apenas piorá-lo.
3 – Muito tempo sozinho:

Hoje em dia é comum o shih tzu ficar em casa sozinho esperando o dono chegar do trabalho, muitas vezes tarde. Creche é uma boa opção para estes casos, onde os shih tzu brincam o dia todo e voltam para casa cansados e alegres no fim do dia.
4 – Dor:

Alguns animais podem apresentar sintomas de estresse contínuo e não haver uma causa aparente para esse comportamento. É importante um check up completo no shih tzu que pode indicar algum processo que esteja causando dor crônica ao animal, gerando essa mudança de comportamento.
5 – Crianças/pessoas despreparadas:

Todos nós sabemos que não é por mal, mas muitas vezes algumas crianças, ou até mesmo adultos despreparados, acabam brincando com os shih tzu de jeito indevido. No caso das crianças, é importante ensiná-las quando dar carinho e como brincar com um shih tzu, mostrando que, assim como elas, eles também sentem dor e se sentem assustados com movimentos bruscos.
Fonte do Texto: Centro veterinario Cambui